Iniciante JAVA WEB

Bom dia pessoal, eu começei a fazer um curso online para desenvolver sistemas web com o java, hibernate jpa…

estou desenvolvendo um sistema para uma academia simples, porem como eu disse sou bem novo nessa area ainda e tenho duvidas. tem uma tabela na minha modelagem chamada ‘‘Cadastro_aluno’’, vou fazer uma tela para ela poder cadastrar os alunos da academia, onde vai vir uma chave estrangeira da minha tabela aluno e uma chave da minha modalidade, so que na minha tabela modalidade (aonde fica as modalidades da academia como musculacao,esteira etc) tem um campo de vagas disponiveis, eu queria uma ajuda para desenvolver o metodo de quando eu cadastrar um novo aluno com sua respectiva modalidade, eu consiga alterar automaticamente esse campo de quantidade diminuindo uma vez a cada cadastro, alguem por favor poderia me ajudar ? ps: estou usando o mvc

se puder ser um pouco mais explicito na resposta sem muita complicacao eu vou ficar muito feliz (infelizmente sou inseguro nessa area)

Obrigado a todos e bom dia !!!

Pergunta: a academia é simples ou o sistema?

É a tabela que vai cadastrar os alunos?
Apenas para você lembrar de revisar o que escreveu e ver se faz sentido, ok? Eu entendi o que escreveu, mas que está confuso, isso está.

Vamos por partes.
Você tem N modalidades. Cada modalidade possui um número máximo de praticantes. Até aí, ok.
Você vai cadastrar X alunos, cada qual em apenas uma ou mais de uma modalidade?
Se não pensou nisso, seria bom.
Entendo o seguinte, você deve criar um campo para seleção da(s) modalidade(s) e, junto com o mesmo, informar o total de vagas disponíveis, bloqueando as modalidades com menos de 1 vaga (ou seja, com 0 disponibilidade).
Além disso, vai colocar a(s) modalidade(s) associada(s) ao aluno e gravar os dados do aluno. Então, em seguida, atualizar cada modalidade, setando o valor da coluna vagas com o total atual - 1 (que é o número de vagas de uma modalidade que um aluno ocupa, né?).

Uma resposta mais explícita é complicada, tendo em vista que não sabemos como está o teu sistema. Mas, acredito que você consegue, a partir do que eu coloquei, desenvolver sem maiores dificuldades.