Iniciante mas iniciante mesmo

Estou tentando iniciar em Java, j aprogramei em outras linguagens, minha duvida, é com java consigo fazer aplicativos comerciais, tipo livro caixa, controle de estoque, e frente de caixa? como exemplo. Desculpa pela duvida, mas e que vejo tanto falar em java e estou bem afim de migrar para uma linguagem que me de esta oportunidade.

Bem vindo ao PJ!
Bom, você pode fazer seus aplicativos normalmente, pode programar com java tanto para desktop quanto para web ou dispositivos móveis, existem ótimas ferramentas que ajudam na criação da interface gráfica como o JBuilder e NetBeans, ele tem conectividade com diversos bancos de dados, criação de relatórios etc. Mas é bom ter um bom conhecimento de Orientação a Objetos pra poder implementar seus projetos de uma forma correta e que vai auxiliar muito na manutenção dos mesmos. :joia:

Como já foi dito acima…

Estuda bem Orientação a Objetos… o java vale apena pq… voce pode programar para tudo… e as aplicações fundo de caixa … vão ficar robustas de com maior controle.

Veja as questões de poliformismo e encapsulamento… pontos importantes para a programação orientada a objetos.

No mais tudo que vc precisar vc vai encontrar aqui no portal java… eu começei a estudar faz dois meses e já aprendi muita coisa… mas tem que ir atrás ok?

Java tb esta sendo usado para medicina, como para fabricação de globulos no sangue! Java pode tudo meu camarada!

Existem bons exemplos desse tipo de aplicação na disponivel na internet feito em java e open-source, isso nada mais é que um ERP, engloba tudo isso.

baixe o código fonte desses 2 erp:

www.compiere.org
www.freedom.org.br

mais qual a diferença entre j2me j2ee jsp
e outros
sipuderem mi esclarecer agradeço

[color=“indigo”]J2ME- Java para trabalhar com aplicações móveis (ex: programa q roda em celulares).

J2EE - Java para trabalhar com aplicações Web, aqui está incluso o JSP (Java Server Pages) q vc perguntou, q nada mais é q uma página Java para Web. Estão tb inclusos Servlets, alguns frameworks como Struts, Hibernate… e isso tudo vai formando o J2EE.

J2SE - Java para aplicações desktop, para fazer programas do estilo do q o nosso colega wjstefani perguntou nesse tópico.
[/color]