Iniciante na área

7 respostas
A

Pessoal sou novo na área e gosto muito de programar…ja estudei um pouco de C/C++, mas foi só o basicão mesmo.
Agora estou querendo entra de cabeça mesmo na area de programação usando Java e pretendo entrar no mercado de trabalho também. Minha dúvida é o que estudar pra entrar nessa área, não tenho nenhum curso de java. Vocês acham que aprendendo atraves de apostilas, livros e usando google é suficiente?
Quais são os requesitos basicos pra começar a trabalhar na área?
Faz muita diferença tira o certificado de java?
As empresas usam mais java pra desktop ou web? eu gosto mais da parte web, mas pelo que entendi eu tenho que estuda JSE como base pra depois ir pra JEE, é isso?

Como podem ver tenho muitas dúvidas, porque sou novo ainda nesse mundo java. Agradeço se poderem responder uma das perguntas.

7 Respostas

ironmarq

Boa Tarde Alancc !!!
Apesar de ser novo na área talvez possa lhe dar algumas orientações:

Penso que sim, te aconselho a estudar bastante os tutoriais da Oracle junto do Javadoc e praticar bastante, de início não use IDE’s, instale o JDK e desenvolva usando editores mais simples, tenha os conceitos de OO bem firmes na sua cabeça, persista nos seus objetivos e não deixe de fazer um curso superior na área, pois poderá concorrer á vagas de estágio ou mesmo após formado entrar como jr em alguma empresa.

Ter uma boa base de algoritmos, saber “bem” OO, banco de dados, design pattern possa ser um diferencial e principalmente um bom networking.

Por experiência própria eu digo que sim, não por ter um “certificado” e sim por todo conhecimento obtido com a preparação a prova.

Pelo que vejo e acompanho, JEE é bem mais utilizado, porém terá de ter bons conhecimentos em JSE antes de aventurar-se para Web.

leandrow3b

Amigo, para vc entrar de cabeça em JAVA, precisa antes de tudo focar no entendimento de Programação orientada a objeto - POO, após ter em mente os conceitos de POO vc vai partir pra segunda fase que é aplicar esse conceito em alguma linguagem, no seu caso JAVA é ai que vc vai fazer download dessa apostila http://www.caelum.com.br/download/caelum-java-objetos-fj11.pdf. A partir dessa apostila, basta acessar acessar o site da Caelum e fazer download gratuito de algumas apostilas super interessantes.

Abraços…

A

Muito obrigado pelas respostas.
Quanto tempo em média vocês acham que da pra aprender isso tudo e se considera “expert” no assunto?

Obs: Eu sei que existe bastante coisa, mais to dizendo o básico mesmo.

Obrigado.

caio.ribeiro.pereira

Cara recomendo as apostilas da caelum, principalmente essas três para ajudá-lo a entra no mercado Java Web:

Apostila Java para iniciantes

Apostila Java Web para iniciantes

Apostila de frameworks Java Web

Focando seus estudos nessas três apostilas você já estará apto para trabalhar no mercado pelo menos como estagiário ou júnior, mas é claro tbm que vai depender da sua força de vontade e empenho nos estudos!

Boa sorte!

C

Alancc:
Muito obrigado pelas respostas.
Quanto tempo em média vocês acham que da pra aprender isso tudo e se considera “expert” no assunto?

Obs: Eu sei que existe bastante coisa, mais to dizendo o básico mesmo.

Obrigado.

Cara, eu sempre estudei por conta própria também e demorei uns 7 meses pra pegar o java SE e o EE. Eu não estou 100% ainda, mas já consegui um estágio na área o que ajuda muito nos estudos.

bsmachado

Olá, tem o JEDI, cursos online para iniciantes…
http://jedi.wv.com.br/

Um bom livro é o Use a Cabeça Java, ótimo livro pra estudos…

Sharkns

muito obrigado pessoal, são de pessoas assim que o mundo precisa :stuck_out_tongue: me ajudaram também, vlw!

Criado 6 de abril de 2012
Ultima resposta 8 de abr. de 2012
Respostas 7
Participantes 7