Iniciante na área

7 respostas
A

Pessoal sou novo na área e gosto muito de programar…ja estudei um pouco de C/C++, mas foi só o basicão mesmo.
Agora estou querendo entra de cabeça mesmo na area de programação usando Java e pretendo entrar no mercado de trabalho também. Minha dúvida é o que estudar pra entrar nessa área, não tenho nenhum curso de java. Vocês acham que aprendendo atraves de apostilas, livros e usando google é suficiente?
Quais são os requesitos basicos pra começar a trabalhar na área?
Faz muita diferença tira o certificado de java?
As empresas usam mais java pra desktop ou web? eu gosto mais da parte web, mas pelo que entendi eu tenho que estuda JSE como base pra depois ir pra JEE, é isso?

Como podem ver tenho muitas dúvidas, porque sou novo ainda nesse mundo java. Agradeço se poderem responder uma das perguntas.

7 Respostas

ironmarq

Boa Tarde Alancc !!!
Apesar de ser novo na área talvez possa lhe dar algumas orientações:

Penso que sim, te aconselho a estudar bastante os tutoriais da Oracle junto do Javadoc e praticar bastante, de início não use IDE’s, instale o JDK e desenvolva usando editores mais simples, tenha os conceitos de OO bem firmes na sua cabeça, persista nos seus objetivos e não deixe de fazer um curso superior na área, pois poderá concorrer á vagas de estágio ou mesmo após formado entrar como jr em alguma empresa.

Ter uma boa base de algoritmos, saber “bem” OO, banco de dados, design pattern possa ser um diferencial e principalmente um bom networking.

Por experiência própria eu digo que sim, não por ter um “certificado” e sim por todo conhecimento obtido com a preparação a prova.

Pelo que vejo e acompanho, JEE é bem mais utilizado, porém terá de ter bons conhecimentos em JSE antes de aventurar-se para Web.

leandrow3b