Iniciante no mercado de trabalho

Olá!

Bom, eu estou iniciando minha carreira profissional e gostaria de ouvir algumas opiniões / conselhos de pessoas mais experientes…

Minha situação:

Tenho 17 anos (quase 18, faço em outubro) e nunca trabalhei com nada relacionado à TI com carteira assinada, fiz um estágio na faculdade, fiquei 1 semestre fazendo manutenção na rede interna, nos softwares e no hardware;
Já conclui meu curso técnico em programação (ETE Praia Grande);
Estou indo para o 2° semestre na FATEC Praia Grande (Informática para Gestão de Negócios);
Desenvolvo pequenos sites e alguns serviços de manutenção pra tirar uns trocados pra poder tomar sorvetinho; :smiley:
Acredito que tenho um conhecimento razoável em programação (java e VB.NET) e design para web;
Estou concluindo meus estudos para SCJP (Já estou com o voucher e só estou realizando alguns mocks pra fixar).

A minha dúvida:

Não tenho a mínima idéia de como “começar” profissionalmente… as vezes pego esses sites de oportunidades e vejo exigência de experiência de no mínimo 1 ano e tal, daí não tenho noção nenhuma de como adquirir essa experi…
Eu moro na Praia Grande (litoral sul de sampa) e aqui a cidade é basicamente voltada para o turismo, o polo mais próximo seria a capital, mas eu sou tão jeca que da pra contar no dedo as vezes que subi a serra… gostaria de saber como posso fazer pra conseguir algo lá em cima do morro - alguns professores meus dizem que agora o que importa mais é o nome da empresa, e nem tanto o salário… o problema é que NÃO TENHO NOÇÃO de como conseguir uma oportunidade, não sei nem quais empresas tem grande nome em sampa… ouvi falar muito da Accenture, mas tem também as corporações IBM, SUN, Microsoft, Google…

Gostaria de ouvir alguns conselhos e também se possível alguns relatos de como vocês começaram… o que vocês me recomendam?

Abraços

Link_pg,

Como você está começando, eu te aconselho a procurar um estágio na área, pois no meu ver é a melhor forma de você pegar experiência e aprender realmente.
Continue estudando e tirando suas certificações, se dedique no estágio, e logo conseguirá um emprego.

Acho que você terá que iniciar como estagiário. Mas não fique achando que apenas as grandes empresas dão boas oportunidades. Há muitas empresas pequenas de desenvolvimento de software que necessitam de mão de obra, e em muitos casos você aprende muito mais do que numa empresa grande. Trabalhar numa empresa grande e de renome pode valorizar o currículo, mas eles podem te colocar pra trabalhar apenas num setor, o que te impede de conhecer outras áreas que possam te interessar.
Acho que se puder se dedicar em período integral também é válido, pois daí seu chefe percebe que terá mais tempo e te passará trabalhos mais interessantes.