Estou iniciando meus estudos em frameworks MVC para Web, ou Front Controller como alguns preferem chamar, e gostaria de saber o mais indicado para mim.
Fiquei sabendo de muitos que estão no mercado.
Struts - Jakarta Apache
Spring
Mentawai
WebWork
JSF - MyFaces
VRaptor
JSenna
Mas não sei qual o mais indicado. Qual vocês recomendam para eu poder focar meus estudos?
Cara, acho que o struts é o mais indicado pra quem tá começando.
thiago.correa
Vale a pena estudar o JSF e o Spring, mas estude mesmo!!! O Struts vale a pena, mas coloque em segundo plano, pois, dificilemente novos projetos são feitos utilizando Struts!
nbluis
Isso foi piada ne???
nandobgi
Acredito que é interessante você dar uma olhada no frameworks brazucas como o Mentawai, VRaptor e JSenna, estou utilizando o Mentawai em um projeto pessoal e estou gostando muito.
Abraços
nbluis
Cara, estive estudando ultimamente estes frameworks brasileiros.
Achei o mentawai muito legal, e bem abrangente, em controversia o Vraptor, diria que com ele voçê brinca de programar… muito fácil.
Para iniciante indico vraptor…
C
Calvin_Maxwell_Fox
Beleza… por enquanto o único que eu exclui da lista foi o WebWork já que todos os outros foram citados… =P
Mas me parece que o Struts é o mais utilizado pelas empresas atualmente seguido pelo JSF. E os frameworks brasileiros ainda não despontaram como frameworks de mercado de trabalho. Então, me parece mais sensato, estudar o Struts e o JSF.
O que me dizem? Estou certo?
fabiofalci
Olha, eu uso o WebWork e gosto bastante.
Mas agora tu tem que ver sobre o Struts 2, que eh uma junção entre esses dois frameworks.
C
Calvin_Maxwell_Fox
Ih! Agora complicou… Estou começando a achar esse negócio de escolha de Framework muito subjetiva… Cada um tem o seu preferido e não o troca por nada nesse mundo… =/
nbluis
Hummm… isso ai …
Ta ja ta aprendendo bastante sobre frameworks… hehe
Cara, além desse fator… tem o fator da sua necessidade.
Mas é o seguinte… como framework, defendo o struts 2…
mas para alguem que quer iniciar, como tu tinha dito antes… fica meio dificil…
mas se tu busca tecnologia de ponta de mercado … struts é o cara…
C
Calvin_Maxwell_Fox
Valeu pela ajuda pessoal…
Vou direcionar meus estudos para Struts e um pouco de JSF também… Quaisquer dúvidas, volto a postar aqui…
Obrigado!
saoj
Único razão para usar Struts é para conseguir um emprego qualquer dentre os milhares que pedem struts.
E cuidado: pois os milhares que pedem Struts é para usar Struts 1.0 e não Struts 2.0 que é um refactotring do WebWork.
Faz o seguinte: olha o Struts 2 (acabou de ser lançado) e olha o Mentawai. Vc vai gastar no máximo 1 ou 2 horas para ler a documentação do mentawai, que é muito clara, objetiva e está em portugues no site.
Faça um comparativo e deopis se possível dá um feedback pra gente!
Karolina_Fernandes
Galera aproventando alguem teria um tutorial de Spring MVC para iniciante, tenho que estudar para não chegar crua na empresa.
Ps: em portugues…hehe :lol: