Galera, estou tentando conectar o Java ao banco do Oracle, mas estou tendo problemas. Já pesquisei por quase 1 hora no forum e no google mas não achei a solução.
kaique, fiz o que você falou, mas o erro continua…
Já coloquei o arquivo ojdbc14 dentro do diretório do meu projeto…
Segue abaixo o código atual e o erro… Se alguém puder ajudar, ficarei agradecido.
importjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;importjava.sql.SQLException;publicclassConnectionFactory{/** * @param args */publicstaticConnectiongetConnection()throwsSQLException{try{Class.forName("oracle.jdbc.driver.OracleDriver");System.out.println("Conectando-se ao banco...");returnDriverManager.getConnection("jdbc:oracle:thin:@127.0.0.1:teste","cassiano","112285");}catch(ClassNotFoundExceptione){thrownewSQLException(e.getMessage());}}}
kaique
Blz, mas não basta adicionar a biblioteca de acesso ao Oracle no diretório do seu projeto. Você precisa adicionar essa lib nova ao classpath do seu projeto. Assim, quando sua aplicação estiver em execução, o compilador saberá onde procurar as classes relativas à biblioteca do Oracle.
Deu pra entender??
[]'s.
Paulo_Faulstich
Dae thundercas.
Cara seguinte qual oracle tu ta usando?
Esse ip que tu ta passando é o da tua maquina?
Pelo que vi a algumas coisas estranhas na url que você demontra.
Por default a porta do oracle é a 1521 e você nem passa na url.
O nome do teu banco é HELP?
Dependendo se tu usa a IDE JDeveloper fica mais facil de colocar a lib no classpath, já que o JDeveloper é um produto da oracle
Se tu usa outra ide vais ter que baixar o driver. O nome do jar se não mudou é ojdbc14.jar
Se estiveres usando o Oracle XE, substitui a parte “HELP” por “XE”
E não esqueça de incluír os arquivos JDBC que se não me engano são dois para o Oracle XE 10g.
thundercas
Galera, agradeço a ajuda… Mas creio que o problema não esteja nesta linha, mas sim no Class.forName, pois se eu coloca uma msg depois desta linha, esta não é exibida. Eu já coloquei o diretório do Driver na CLASSPATH da máquina, mas não resolveu. Ele deveria localizar o Driver independente do Oracle estar instalado/rodando, não??
thundercas
OBS: Se eu abro o DOS e digito “javac oracle.jdbc.driver.OracleDriver”, ele reconhece o Driver. Já inclui o caminho também na CLASSPATH no Eclipse, mas não consigo fazer rodar, o mesmo erro persiste.
Paulo_Faulstich
Como assim cara! Não se o oracle não estiver instalado não!
Tu tem algum banco instalado na tua maquina?
thundercas
Conseguiiii… Ele localizou o Drive… Tive que setar manualmente o Driver nas propriedades do projeto. Agora, vou baixar o Oracle, obrigado a todos!!
Paulo_Faulstich
Bah cara que loucura to até com medo! HoIUHAOIuh! O que tu ta fazendo ai?
Tu adicionou o jar o classpath? Foi nas propriedades do teu projeto libries e adicionou o driver?
Cara tua classe nunca ia funcionar sem o banco instalado! Hehe
Mas tamo ai pra mais alguma duvida.
Boa sorte!
Flw
thundercas
Paulo Faulstich, o que eu quis é que, independente de eu ter o Oracle rodando na máquina, a JVM tem que localizar o Driver… Deveria dar erro apenas na linha do getConnection, pois aí sim ele está buscando as informações do banco de dados do Oracle.