Iniciante pedindo algumas dicas

Senhores,
Estou começando a estudar Java. Trabalho com HTML e CSS e tenho uma noção de PHP (nada muito avançado) mas quero/preciso aprender Java. Gostaria então de algumas direções…
1 - Existe algum programa melhor que o Eclipse ou realmente pego o eclipse para estudar?
2 - Qual o melhor servidor para teste? Uso o Easy PHP para mexer nos sites que eu trabalho/estudo, mas acredito que ele não rode Java.
3 - Tenho a apostila da Caelum e algumas apostilas da “casa do código”. Além disso conheço os sites w3schools e Code Academy. São bons para começar? Me indicariam alguma outra video aula/apostila?

Sim, eu sei que as respostas são com base em opinião pessoal, mas realmente não entendo muito. Por isso que eu peço uma ajuda para poder conhecer melhor minhas opções. Desde já, agradeço.

Então, o melhor é trabalhar a base:
Sugestão:

Continue participando do guj, leia as postagens dos participantes, tente responder o que puder.
Veja o canal Hipster, tem muita coisa interessante.

Use o eclipse e o netBeans e veja o que te atende melhor, há outras IDEs, mas ai não tenho apontar pois sou apenas estudante e uso apenas o netBeans.

1 curtida

Muito obrigado amigo. Só mais uma pergunta: Qual servidor você usa para teste? Como eu disse ali em cima, no PHP uso o Easy PHP para ver o meu projeto, como ele está avançando. Preciso de algo assim para o Java? Ou no próprio programa consigo ver meu projeto?

Oi @RSM_RLB

Provavelmente você já escutou falar sobre o tomcat. Ele é uma boa opção para começar. Contudo, eu realmente sugiro que você tente usar servidores de aplicação que o mercado usa, como Wildfly(antigamente era chamado de Jboss), Glassfish ou websphere.