Iniciante precisando entender OOP

Amigos,

sei que o assunto ja deve ser batido…
mas se puderem comentar agradeco muito…

Sou programador procedural (dataflex versao DOS) a uns 10 anos, e ja estou a tempos tentando entender de orientacao a objetos.

uma coisa q nao entendo…
é se as classes sao para definir dados ou funcoes do programa…ou nenhuma das duas coisas…
porque eu fico sempre comparando com a forma anterior de programacao…
dai tu tem a tabela com os tipos de dados, tamanhos de dados, e os dados em si…que foram incluidos… ou seja… A BASE DE DADOS

e tu tem as interfaces, botoes, e funcoes desses botoes que gravam, deletam, etc,etc,etc,etc,etc, ou seja o APLICATIVO que vai gravar/alterar dados da base.

a classe entao vai ser mais para o aplicativo e funcionalidades, ou para a base de dados e seus tipos de dados ?!?!?!

Desculpe se estou falando bobagens… mas esse eh meu conceito de estrutura de programacao ate o momento…

Eu pretendo apenas fazer programas comercias graficos, tipo cadastros de clientes/fornecedores, vendas, compras, essas coisas…

O java é a melhor opcao para mim ou acham que para esse tipo de aplicacao, melhor ir para delphi por exemplo…

Obrigado a todos!!!

[é se as classes sao para definir dados ou funcoes do programa…ou nenhuma das duas coisas?
R: Classes possuem atributos e métodos (ou seja Variáveis e Funções)

a classe entao vai ser mais para o aplicativo e funcionalidades, ou para a base de dados e seus tipos de dados ?!?!?!
R: Depente, se for uma classe para tratar a camada visual (View) é mais para interface, se for uma classe q trata DAO (Data Access Object) vai mexer com o Banco de Dados, Se for uma classe com lógica de negócios e regras do negocio, nao é nenhuma das 2 acima.

Eu pretendo apenas fazer programas comercias graficos, tipo cadastros de clientes/fornecedores, vendas, compras, essas coisas…
R: Hj em dia oq ta pegando mto é WEB.

O java é a melhor opcao para mim ou acham que para esse tipo de aplicacao, melhor ir para delphi por exemplo…
R: Java é mto bom, mas se for p/ trab com outra LP (Bom sou viciado em Java, mas…) escolha .NET, é melhor q Delphi.

Espero ter ajudado, seria interessante vc tbm tentar fazer algum curso, ou pegar apostilas baiscas sobre OOP. o site da Caelum tem 2 apostilas mto boas www.caelum.com.br

:smiley:

cara, muito boa mesmo a apostila desse site q tu passou !!!

Obrigadao bicho!!!

Na realidade as duas ao mesmo tempo. Objetos guardam dados e funções que se aplicam sobre esses dados. Mas podem tb conter apenas dados ou apenas funções.

Ambos. Num ambiente OO puro não existe Banco de Dados relacional, então no fim vc vai ter que converter os registros no banco em objetos e vice-versa. Vc não trabalha diretamente com o banco e isso é até bom evitar.

A estrutura de controle de fluxo , for ,if ,etc continua lá, mas agora dentro de métodos (que são funções/rotinas associadas a objetos)

O Delphi está morto. As únicas opções realistas , neste momento, são Java e .NET. Dentro do .NET vc tem o Delphi 200X que é um delphi modificado para funcionar com .NET por baixo. De qualquer forma .NET tb usa OO.
A diferença entre .NET e Java é que .NET já escolheu que padrões usar na desenvolvimento da aplicação, enquanto que em java vc pode decidir sozinho. Pode ser mais simples, a principio usar .NET, mas no futuro ele é limitado. Não sei se Java é a melhor opção para si agora, mas é a melhor opção a longo prazo.

Se vc quer mesmo usar java o melhor é fazer um curso de OO e depois um de Java. Ou um de java com forte vertente OO. Encontrar bons cursos é que é o problema.

Sera que daria para explicar melhor como criar objetos de tabelas de registros??

É criado por exemplo uma classe clientes.java que tem os campos(atributos) e metodos de exclusao, gravacao, alteracao ?

com todo respeito…esse tipo de declaracao acho forte demais… :slight_smile:

sera q o mundo desktop vai sumir do mapa tao rapidamente ??
skype foi feito com delphi por exemplo…

uma coisa é pra onde estamos indo, qual a tendencia, mas afirmar a falencia de uma linguagem como o delphi acho prematuro…
mas tranquilo…eh meu ponto de vista bem informal e despretensioso…

obrigado pelas dicas :lol: