Iniciante precisando entender OOP

Amigos,

sei que o assunto ja deve ser batido…
mas se puderem comentar agradeco muito…

Sou programador procedural (dataflex versao DOS) a uns 10 anos, e ja estou a tempos tentando entender de orientacao a objetos.

uma coisa q nao entendo…
é se as classes sao para definir dados ou funcoes do programa…ou nenhuma das duas coisas…
porque eu fico sempre comparando com a forma anterior de programacao…
dai tu tem a tabela com os tipos de dados, tamanhos de dados, e os dados em si…que foram incluidos… ou seja… A BASE DE DADOS

e tu tem as interfaces, botoes, e funcoes desses botoes que gravam, deletam, etc,etc,etc,etc,etc, ou seja o APLICATIVO que vai gravar/alterar dados da base.

a classe entao vai ser mais para o aplicativo e funcionalidades, ou para a base de dados e seus tipos de dados ?!?!?!

Desculpe se estou falando bobagens… mas esse eh meu conceito de estrutura de programacao ate o momento…

Eu pretendo apenas fazer programas comercias graficos, tipo cadastros de clientes/fornecedores, vendas, compras, essas coisas…

O java é a melhor opcao para mim ou acham que para esse tipo de aplicacao, melhor ir para delphi por exemplo…

Obrigado a todos!!!

[é se as classes sao para definir dados ou funcoes do programa…ou nenhuma das duas coisas?
R: Classes possuem atributos e métodos (ou seja Variáveis e Funções)

a classe entao vai ser mais para o aplicativo e funcionalidades, ou para a base de dados e seus tipos de dados ?!?!?!
R: Depente, se for uma classe para tratar a camada visual (View) é mais para interface, se for uma classe q trata DAO (Data Access Object) vai mexer com o Banco de Dados, Se for uma classe com lógica de negócios e regras do negocio, nao é nenhuma das 2 acima.

Eu pretendo apenas fazer programas comercias graficos, tipo cadastros de clientes/fornecedores, vendas, compras, essas coisas…
R: Hj em dia oq ta pegando mto é WEB.