Iniciante puro - Por onde começar?

18 respostas
M

Boa noite pessoal!

Estou muito interessado em aprender a programar Java. Na verdade é para a realização de um projeto pessoal que envolve banco de dados web. Mais especificamente um sistema de criação e gerenciamento de ordens de serviço.

Só tem um probleminha… não conheço absolutamente nada de programação, mas estou determinado e tenho muita paciência e vontade de aprender. Já andei pesquisando um pouco sobre o assunto, mas a verdade é que acabei ficando confuso sobre por onde começar?

Então venho pedir a ajuda dos colegar para me indicarem o caminho das pedras… O que devo começar a estudar?

Comprei o livro da série Use a Cabeça, mas já começo a recear que este não seja exatamente o melhor para eu começar.

Espero não estar sendo repetitivo. Fiz uma busca no forum, mas achei threads de usuários que já tivessem uma mínima experiência prévia de programação pedindo ajuda.

18 Respostas

surfzera

reconmendo o site www.devmedia.com.br tem otimos artigos;

L

Como o nosso amigo Surfzera falo…

o devmedia

e tambem o velho www.apostilando.com.br

material é que não falta meu amigo…

e estuda ai… pq o Java e massa :smiley:

edu_merckx

No site da Caelum tem boas apostilas…

Como disse que não conhece nada de programação, recomendo iniciar pela de Algoritmos…

Os livros da série Use a Cabeça também são muito bons…

rogelgarcia

Leia esse artigo… vai te ajudar a se situar

http://www.javaframework.org/portal/2010/03/16/entendendo-a-plataforma-java-para-leigos/

R

Melhor livro para iniciantes como você é: Java Como Programar do Deitel (Experiência própria), pois ele inicia com uma introdução a algoritmos (porém usando o Java) repito: para quem não tem noção NENHUMA esse livro é o MELHOR.

Somente após ler umas 500 páginas desses você irá para Use a cabeça, apostilas da Caelum.

Confie em mim e se dará bem :smiley:

rogelgarcia

Agora o cara ficou animado… hehehehe

Eu não costumo recomendar o Deitel… mas vou abrir uma exceção nesse caso por ser iniciante em algoritmos ainda… Então nao vou desrecomendar e nem recomendar…

(Nada contra viu Rafael, só uma opinião diferente)

Cara… só uma dica… se vc começar a ler e nao tiver entendendo nada… nao desanime… procure outras didaticas…ou algum amigo que saiba programar… programar é legal…

Vc é bom em matemática?

R

Com certeza.Persistência é a alma do négocio :smiley:

Não pense que em meio ano você estará expert em Java.Mesmo que fique 5 ou 10 anos estudando sempre vai perceber que existem mais coisas para se aprender… É um processo constante.

PaduaAlves

Como você é um iniciante não só em java, mas sim no mundo da programação como um todo, recomendo que leia a princípio algum material de lógica e linguagem de programação e veja algumas linguagens estruturadas, como a linguagem C. Depois passe para o estudo de orientação a objetose aí sim, vc pode começar a estudar Java.

V

Vc é bom em matemática?

A velha pergunta… Quando eu estava fazendo um curso de programação java para iniciante a uns mil anos atras um cara perguntou para o professor se precisava ser bom em matematica, o professor falou “Não” e a maioria ficou surpresos, se esforce, estude algoritmos simples, pesados para que tenha bastante pratica da logica e muita, mas muita pratica isso leva a perfeição ou pelo o menos o melhoramento hehehe… isso vai ti ajudar.

rogelgarcia

Matemática mesmo… num gasta muito nao…

O que acontece é que quem gosta de matemática… tem bom raciocinio lógico e gosta de lógica… entao geralmente quem se dá bem em matemática tem mais chances de se dar bem em computacao…

E computaçao é pura lógica

LPJava

veja se o post abaixo ajuda:
http://blog.camilolopes.com.br/?p=38

flw!

pedroroxd

Estuda OO
Depois estuda as apostilas do Caelum

gustavoMz

Olá pessoal,

Programo em PHP (websites) já faz um tempinho e queria saber se java é melhor para fazer sites, principalmente lojas virtuais que são mais procuradas.

Vi esse site e acho que foi feito em java:

http://www.casadabebida.com.br

Achei o site acima superior aos sites que eu faço em PHP.

Será que vale a pena aprender e mudar para Java?

O site acima é mesmo em Java?

pedroroxd

cuidado para não confundir java com javascript…

O guj é um exemplo de site feito em java…
E axo que vale a pena mudar sim.

PaduaAlves

Para fazer sites, php é melhor, mas para fazer SISTEMAS, aí sim use java.

gustavoMz

Ok, acho que sei a diferença, JavaScript é linguagem de script e Java é orientada a objetos.
As duas são executadas na máquina do usuário certo?

De qualquer forma vou aprender Java porque depois poderei aplicar meu conhecimento em várias outras áreas e não ficar restrito apenas a web.

Já andei até vendo umas video aulas de java básico, até agora nenhuma dificuldade, vi até umas semelhanças com PHP nas estruturas de controle: if elseif else; e loop: while do while for. Mas tenho certeza que o pior ainda está por vir, deve ter muuuuita coisa para aprender ainda :roll:

gustavoMz

Como o nome do tópico é iniciante puro, deixo um link de um curso gratuíto básico de java para quem está começando assim como eu: http://www.t2ti.com/curso/video/java/basico/java_starter.php

O curso tem várias apostilas em pdf bem explicadas e algumas video aulas.

Enjoy!!!

I
Falando em iniciante puro é interessante você procurar por livros sobre Lógica Matemática e Lógica de Programação;

Depois de passar essa fase (o que leva um bom tempo e muito treinamento) procure por estrutura e algoritmos de dados;

Em seguida estude arquitetura;

E por fim estude análise de algoritmos; (essa última parte  é após muita experiência em programação)

:arrow: Nesse caso que citei, não só aprenderá Java mas a maioria das linguagens OO.

:smiley: Bons estudos!

Criado 19 de março de 2010
Ultima resposta 21 de mar. de 2010
Respostas 18
Participantes 12