[iniciante - swing] ajuda pls!

E ai galera blzinha?? seguinte, to começando a programar em java, usando a IDE NetBeans porque me falaram pra usar ela ja que eu quero usar as interfaces graficas.
Bom eu programo em delphi, quero algumas informções sobre os eventos tipo, no delphi quando eu quero colocar um evento num botao eu do dois clicks no tal botao e ele ja cai no comando botao_click pra eu adicionar um evento…tipo para sair do form “botao_click — form.Close”

ja no java ja é mais complicado, quando eu do dois clicks no botao eu tenho que adicionar action listiner não sei das quantas, eu quero uma ajuda quanto a isso…

como eu adiciono um evento de click de mouse quanto a um botao ou menu??

alguem poderia me dar um exemplo facil de c entender…bem simples??

Vlw galera ;p

Que tal você gastar um tempinho estudando interfaces gráficas em Java:

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/

cara na boa… e´melhor vc estudar interfaces graficas msm… pq usando form seu codigo sai uma porcaria… alem do que é melhor vc aprender a usar as interfaces agora q vc ta aprendendo… pq depois de acostuma com form… rsrsrsr ai é fogo… da uma lidinha em tratamento de eventos… aqui no forum deve ter algum tutorial disso… acredite é muito melhor fazer na mão!!! :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:

Cara, melhor gastar um tempo mesmo lendo tudo…
depois que acostuma é ridiculo…
eu tambem amava delphi mas hoje nao troco Swing por nada.

o menu é igual ao button

obj.addActionListener(new ActionListener(){
  public void actionPerformed(ActionEvent e) {
      acao do click aqui
 }
});

lembrando que ActionListener é uma interface…
entao vc poderia criar

public meuListener implements ActionListener {
public void actionPerformed(ActionEvent e) {
      acao do click aqui
 }
}

e no codigo do form:

obj.addActionListener(new meuListener());

e o mais importante (inclusive no delphi tb!):
nao poe o codigo no proprio form, estude MVC para isso…
ponha em outra camada

no form ponha apenas visual

bem, de qualquer forma vai ter que ler ainda algumas coisas, principalmente gerenciamento de layout :wink:

[color=red]Mensagem do moderador: ao postar codigos use as tags [ code ] [ /code ] [/color]