Iniciante vindo de outra linguagem

amigos programadores java quer dizer novos amigos …vamos la eu sou programador delphi e tenho pelo menos uma experiencia basica de 4 anos e estou pretedendo estudar java e tenho algumas duvidas

1 eu que venho de delphi a mais ou menos quanto tempo vou levar pra aprender java?

2 se eu criar um programa java desktop e instalar no computador de um cliente meus fontes irão junto?

3 se fosse possivel queria saber das vantagens e desvantagens entre java e delphi?

obrigado a todos e espero ser bem recebido nos meus novos estudos

Depende apenas de vc. Apenas não desista.

Sim, existem técnicas para ofuscar. Mas… pq vc não faz web? Ele simplesmente acessaria seu servidor.

Muitas. O maior motivo que me fez sair de delphi foi que o mercado de trabalho Java tem muuuuuuito mais vagas que delphi, e rende muuuuuuito “mais dinheiros” do que delphi.

[quote=kelsilva]amigos programadores java quer dizer novos amigos …vamos la eu sou programador delphi e tenho pelo menos uma experiencia basica de 4 anos e estou pretedendo estudar java e tenho algumas duvidas
[/quote]

Ola.

Isso depende exclusivamente de você. É extremamente recomendável que você conheça orientação a objetos. Apesar da linguagem do Delphi ser o Object Pascal muita gente (inclusive que trabalham comigo) trabalham quase 100% procedural, não conheço o seu caso. Caso não tenha conhecimento de orientação a objetos recomendo a apostila da Caelum.

Quando você compila um código Java ele gera arquivos .class que podem ser facilmente descompilados. O código fonte do Java são os arquivos .java.

A opinião de um colega que trabalha comigo: “O forte do Java é Mobile e Web e o forte do Pascal é Desktop”.

Além disso o Java é multiplataforma, você compila em Windows (gera os arquivos .class) e pode roda-los em qualquer ambiente que contenha a JVM.