Iniciante vindo de outra linguagem

amigos programadores java quer dizer novos amigos …vamos la eu sou programador delphi e tenho pelo menos uma experiencia basica de 4 anos e estou pretedendo estudar java e tenho algumas duvidas

1 eu que venho de delphi a mais ou menos quanto tempo vou levar pra aprender java?

2 se eu criar um programa java desktop e instalar no computador de um cliente meus fontes irão junto?

3 se fosse possivel queria saber das vantagens e desvantagens entre java e delphi?

obrigado a todos e espero ser bem recebido nos meus novos estudos

Depende apenas de vc. Apenas não desista.

Sim, existem técnicas para ofuscar. Mas… pq vc não faz web? Ele simplesmente acessaria seu servidor.

Muitas. O maior motivo que me fez sair de delphi foi que o mercado de trabalho Java tem muuuuuuito mais vagas que delphi, e rende muuuuuuito “mais dinheiros” do que delphi.

[quote=kelsilva]amigos programadores java quer dizer novos amigos …vamos la eu sou programador delphi e tenho pelo menos uma experiencia basica de 4 anos e estou pretedendo estudar java e tenho algumas duvidas
[/quote]

Ola.

Isso depende exclusivamente de você. É extremamente recomendável que você conheça orientação a objetos. Apesar da linguagem do Delphi ser o Object Pascal muita gente (inclusive que trabalham comigo) trabalham quase 100% procedural, não conheço o seu caso. Caso não tenha conhecimento de orientação a objetos recomendo a apostila da Caelum.

Quando você compila um código Java ele gera arquivos .class que podem ser facilmente descompilados. O código fonte do Java são os arquivos .java.

A opinião de um colega que trabalha comigo: “O forte do Java é Mobile e Web e o forte do Pascal é Desktop”.

Além disso o Java é multiplataforma, você compila em Windows (gera os arquivos .class) e pode roda-los em qualquer ambiente que contenha a JVM.

[quote=kelsilva]amigos programadores java quer dizer novos amigos …vamos la eu sou programador delphi e tenho pelo menos uma experiencia basica de 4 anos e estou pretedendo estudar java e tenho algumas duvidas

1 eu que venho de delphi a mais ou menos quanto tempo vou levar pra aprender java?

2 se eu criar um programa java desktop e instalar no computador de um cliente meus fontes irão junto?

3 se fosse possivel queria saber das vantagens e desvantagens entre java e delphi?

obrigado a todos e espero ser bem recebido nos meus novos estudos[/quote]
1 - Não ter fórmula mágica, existe pré disposição e vontade e conformismo e resistência. Se você já partir pensando que não gosta/não consegue, realmente não irá gostar, tampouco conseguir.
2 - Não, mas irão os .class que são facilmente descompilados.
3 - Isso eu não posso dizer, não conheço delphi, mas posso te garantir que todas tem prós e contras.

ok o amigo_sem_nome tudo bem? em uma das suas respostas me gerou uma duvida e ou opiniao…pois eu pensei que java tambem fosse bom pra desktop

Java também é bom para desktop sim. Com certeza. Não é tão usado quanto para web, então se acha menos coisas na web e fóruns.

Ola, essa é a opinião de um colega de trabalho que conhece muito bem as duas linguagens. Ele disse que o único motivo que o levaria a escolher o Java ao invés do Pascal para Desktop seria a multiplataforma.

Não leve isso como a verdade absoluta, apenas a opinião dele. Como tenho pouco conhecimento em Pascal não posso simplesmente dar a minha opinião sobre isso.

Eu estudo Java a pouco tempo e essa é uma dúvida que eu tinha.

Depois de pesquisar, a minha opinião é:

Eu acredito que o problema não é que Java é ruim para Desktop e sim que é menos produtivo.

Num projeto para Desktop com certeza empresa alguma escolheria Java, por conta que tem outras linguagens que atenderiam os requisitos e seriam muito mais produtivas.

Na faculdade estou mexendo com C#, o visual studio ajuda muito no desenvolvimento, você só precisa puxar os componentes e jogar num form, é muito prático.

Resumindo Java = aplicação robusta.

Então porque você escolheu aprender Java?

Porque é difícil e a longo prazo acredito valer a pena.

Lembrando que é apenas opinião de um inciante.

Espero ter ajudado.

Artur Martini

amigo martini o dificil pra mim e que ainda sou autonomo nao tenho faculdade e isso fica mais dificil ainda arrumar algo em java…mas o que me levou a querer aprender java é que multiplantaforma serve pra mobile web etc e delphi so se faz desktop

Fazer uma faculdade não é garantia de que você terá conhecimento. Um diploma pode até te ajudar a conseguir um emprego mas se você não tiver o conhecimento não conseguirá se manter. Como eu disse, você precisa entender bem o conceito de orientação a objeto, sem isso você ira sofrer muito em Java.

Se possível faça uma faculdade e quando acreditar que tiver bastante conhecimento tente uma certificação.

Depende do seu foco, que tipo de projeto voce vai querer entrar? Quando estudei java para um projeto web, já tinha experiencia em orientacao a objetos em C#, web e tambem desenvolvia em Delphi orientado a objetos, alem de mais antigamente muitos projetos RAD procedural, alem de web com Delphi tambem. Mas nada de Java. Entao só fiz um curso de Java para web (na epoca jsp servlets Struts 2 e Hibernate) pulando o curso basico da linguagem e já estava pronto para me virar no projeto e saber pesquisar demais necessidades. O curso (da Caelum) durou poucas semanas, era todo dia de semana normal.

Antes eu tinha medo de Java pela infinidade de frameworks e infinitas combinacoes de letrinhas, cada edicao de revista era um novo nome, entao quando voce se dá conta que pode ter um foco, fica muito mais facil. O mais importante no curso foi como saber “encaixar” as coisas, aprender arquiteturas e conceitos na prática e dar uma direcao para voce saber se virar mais facil. No meu caso C# ajudou muito pois é copia do Java melhorada, mas se voce só conhece object pascal, vai ser bom estudar bem primeiro a linguagem antes de estudar o que for para seu objetivo inicial.