Bom galera acredito que alguns ja acompanharam minha trajetoria aqui pelo forum mas vamos la denovo!
Eu recentemente decidi que iria estudar sobre java, como impossibilitado de fazer um curso inicial eu comei autodidata mesmo, pois ja programamo em VB e object Pascal(delphi), então baixei a apostila da Caelum que todo mundo na internet normalmente indica e realmente se eu pudesse fazer o curso o faria.
Conclui toda ela e agora como diz na propria apostial qual o proximo passo, com a leitura e o conhecimento adiquiro na apostila eu hj ja consigo indentificar o codigo quando abro e consigo analizar a logica as nomenclaturas, mas obvio nem perto de ser um programador ou sentir segurança.
Eu queria agora de vc´s amigos do forum duas coisas:
eu agora vou baixar a FJ-21 pra começar a ler.Queria saber de vc´s oque vc´s axam se é o melhor caminho a tomar?
2)eu sou analista / programador em uma empresa, e aqui usamos vb pra conectar em nosso BD Sql Server, gostaria de estabelecer uma conexão com meu BD, e começar treinar (Tipo tentar migrar meu software de Gestão) pro java, para modo de treino, mas o problema que usamos o SQLServer 7 e andei lendo que não existe driver para ele, ai axei um jar na internet jtds, que alguns usuarios usam pra conectar nesse BD, gostaria de saber se alguem pode me ajudar?
Amigo, acho que poderia colocar títulos mais direcionados nos tópicos. Temas abertos como esse seu tendem a não dar uma resposta conclusiva, então seja mais objetivo.
Algo como: [Iniciante] Começar por Desktop ou Web?
Isso indicaria uma dúvida objetiva e não um mix de dúvidas sem um título que descrevesse elas.
Fora que a mairoria dessas dúvidas já tem tópico aberto no Forum e quem é usuário mais antigo provavelmente já respondeu perguntas assim, então talvez não responda novamente, por isso recomendo que pesquise antes.
Por favor leve isso como uma crítica construtiva pois a idéia é ajudar.
Bom yorgan como vc solicitou troquei o assunto, e realmente eu postei uma mensagem meio abrangente mas realmente é minha duvida não é sobre DEsktop x Web e sim oque os usuarios que começaram anos atras axam do caminho que vou seguir, se seria mais pratico eu fazer um curso antes de tentar ingressar no caminho da web ou se da para ler a apostila seguir o exercicios e tentar me virar, mas concerteza levo como criticas construtivas as suas e referente a duvida sobre a conecção com BD ja procurei no forum mas não obtive sucesso, então se quizer ajudar agradeço, valeow amigo pela força!
Na minha opinião a decisão de fazer um curso não deve se basear no nível de conhecimento que o usuário tem, mas sim se o curso é interessante, se existe tempo para fazer o curso e se o valor dele se enquadra no que está disposto a gastar. A vantagem do curso é que a aprendizagem é muito mais rápida, fora que você faz contato com pessoas que estão querendo seguir um rumo parecido com o seu.
Então se estiver em um bom momento para fazer um curso, acho que é uma boa idéia.
E quanto a WEB ou Desktop, acho que a primeira opção é mais negócio.
Eu começaria com o FJ-11 antes do FJ-21 (as duas apostilas estão no site). É preciso saber os fundamentos da linguagem antes de encarar algo mais encorpado, como J2EE. Alem disso seria bom conhecer um pouco de HTML (o que é head, body, a href, p, div, table, form GET POST e uma pitadinha de javascript/cookies/css não é ruim).
Sobre o curso da caelum FJ-11 eu baixei a apostila e ja li inteira e exercitei oque me foi muio util como dito acima sobre html sim conheço bem inclusive dei aula em uma escola na minha cidade nos primordios rsrrs boa lembrança isso faz tempo hehehe, css conheço um pouco, mas eu axo que vou acabar fazendo um curso na caelum quando sobrar tempo, a questão nem é financeira mas de tempo mesmo e locomoção!
public class Testa {
public static void main(String args[]) {
// Criando as variáveis de conexão e de statement
Connection con;
Statement stmt;
String query = “select * from PRD_REFERENCIA”;
// Verificando se o driver JDBC está instalado e pode ser utilizado
try{
Class.forName("net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver");
}
catch(java.lang.ClassNotFoundException e){
System.err.print("ClassNotFoundException: ");
System.err.println(e.getMessage());
}
try{
// Abrindo a conexão com o servidor, login sa e sem senha
//jdbc:microsoft:sqlserver://server1:1433;User=test;Password=secret
con = DriverManager.getConnection("jdbc:jtds:sqlserver://SERVIDOR:1433/STATUS","","");
stmt = con.createStatement();
// Criando a instrução a partir do SELECT que está dentro da variável query
ResultSet rs = stmt.executeQuery(query);
System.out.println("Lista de linhas da tabela sysobjects:");
// Fazendo um loop para mostrar tudo o que foi retornado do banco
while (rs.next()){
// Obtendo o campo name em um string
String name = rs.getString("name");
// Obtendo o campo id em um inteiro
int i = rs.getInt("id");
System.out.println(name + " " + i);
}