Primeiramente gostaria de dizer que sou iniciante na linguagem Java, normalmente eu trabalho com Delphi, gostaria de saber como é que eu posso fazer relatorios em Java para um aplicativo Desktop, e onde eu posso encontrar um exemplo de aplicativo em Java, tipo assim um aplicativo de Locadora ou qualquer coisa do genero.
Eu não conheço nenhuma aplicação comercial desenvolvida em Swing (Tipo locadora de vídeo, controle de estoque) Acredito que em breve teremos muitos feitos aqui no Brasil. Eu já desenvolvi uma aplicação de Relacionamento com o Cliente em Swing e é utilizada em uma empresa, porém não precisei fazer nenhum relatório… Eles utilizam tudo via PC.
Se vc for partir para web existe um livro do Fernando Anselmo (Putz até parece que eu faço propaganda para ele… rss): Tudo o que você queria saber sobre o JSP quando utiliza o servidor TomCat com o banco MySQL.
É muito bom para quem está começando e tem exatamente um sistema de locadora de vídeo lá…
Bem é isso de começo que posso te ajudar, se precisar de mais alguma coisa manda aqui para gente.
Até mais,
Ricardo Serra
www.open.org.br
L
leanribasPJ
Ricardo agradeço muito a sua atenção, o link que vc me enviou esta ajudando bastante, sobre o livro do Fernando meu chefe comprou e eu fiz o exemplo que esta nele realmente é bem legal, mas oq que queira ver era um aplicativo desktop em Java que seja tipo um cadastro de clientes ou coisa parecida, pq eu preciso fazer um cadastro de fornecedores com os documentos necessarios para participar de uma licitação municipal, e que eu trabalho em uma prefeitura, e pretendo fazer isso em Java.
Se vc souber de qualquer exemplo que possa me ajudar eu agradeço.
Valeu Ricardo obrigado por sua atenção.
Leandro.
R
ricjavaPJ
leanribas,
Se vc quiser eumando o aplicativo que eu fiz para vc, só que não tem relatório… Ai é só vc adaptar para a sua necessidade.
Qual banco de dados vc vai usar?
Até mais,
Ricardo Serra
www.open.org.br
F
FelipeSS_2PJ
“leanribas”:
Ricardo agradeço muito a sua atenção, o link que vc me enviou esta ajudando bastante, sobre o livro do Fernando meu chefe comprou e eu fiz o exemplo que esta nele realmente é bem legal, mas oq que queira ver era um aplicativo desktop em Java que seja tipo um cadastro de clientes ou coisa parecida, pq eu preciso fazer um cadastro de fornecedores com os documentos necessarios para participar de uma licitação municipal, e que eu trabalho em uma prefeitura, e pretendo fazer isso em Java.
Se vc souber de qualquer exemplo que possa me ajudar eu agradeço.
Valeu Ricardo obrigado por sua atenção.
Leandro.
Compre o livro das Formigas com asas na capa…um amarelo.pera ai…
“Java como Programar”, ali vc vai aprender legal a usar Swing, muito bom o livro
Autor: Harvey M. Deitel, Paul J. Deitel
Vale a pena .,.,.,., 8)
L
leanribasPJ
Ricardo aceito sim, vc pode manda no e-mail [email removido], aq eu vou usar o Oracle, para fazer os relatorios eu vou usar aquele tutorial que vc me indicou que era bem o que eu precisava.