Iniciante

Olá, sou iniciante. Tanto na programacao quanto na idade (14 anos). Risos.

Estou com dúvidas, me falaram que JAVA e C/C++ são as melhores linguagens e decidi pelo JAVA.

Instalei o SDK, como voces falam para compiladores(certo?) e na raiz ficou assim: C:/j2sdk1.4.2_02.

Para fazer o Primeiro Programa (Hello World!), rodei dentro do diretório C:/j2sdk1.4.2_02/bin. Tudo isso está certo?

Mas deu um erro estranho quando rodei:
class HelloWorld
{
public static void main(String args[])
{
System.out.println(“Hello World!”);
}
}

Na verdade gerou certo (acho) quando escrevi JAVAC HELLOWORLD.JAVA
Criou o HELLOWORLD.CLASS.

Mas depois digitei: JAVA HELLOWORLD
E deu um monte de coisas esquisitas.

Exception in thred “main” java.lang.NoClassDefFoundError: helloworld (wrong name: HelloWorld)
at… (monte de at…).

O que está errado?

Me ajude!

não tem erro, então:
as variáveis de ambiente - estão corretas? ou foram acrescentadas? se no windows (até O me) no AUTOEXEX.BAT se no linux no /.BASH.PROFILE
caso não saibas como fazer as variáveis qual teu SO para poder ajudar. :lol:

o erro ta na primeira parte, tenta por “public” antes do class HelloWorld, dai fica assim:

public class HelloWorld 
{ 
public static void main(String args[]) 
{ 
System.out.println("Hello World!"); 
} 
}

e certifique se o nome do arquivo eh HelloWorld.java :wink:

ae como o Felipe disse de uma olhadinha no nome da classe que vc ta publicando pq JAVA é case Sensitive ou seja diferecia maiusculas de minusculas… voce tem que escrever igualzim ao nome da classe qdo for chama-la

Valeu :stuck_out_tongue:

neste caso talvez não seja o mais correto, mais funcina sem a indicação de que a classe e publica, ou seja não há necessidade da palavra public, ainda acho que ele istalou o jsdk e não ataualizou as variáveis.

Olá pessoal, muito interessante o site, parabéns!
Sou iniciante na linguagem Java…
Na verdade sou das antigas, era rato do Basic, viciado em Dbase e depois Clipper, Access, Programei menos em VB, depois ABAP/4 e desliguei do mercado de info fazem 3 anos…

Queria voltar para saber “o que está acontecendo?”
Pelo que eu vi, devo investir em Java e talvez no padrão .NET

É esse o rumo mesmo ? Gostaria de pedir a ajuda de vcs…
Também tenho milhões de perguntas a fazer, espero não ser um “chato”, dêem um toque quando estiver passando dos limites.

Obrigado e um abraço a todos