Iniciante

5 respostas
L

Sou programador há 10 anos

vim do CA-CLIPPER, DELPHI 1.0 até 6…

já pensava em migrar para JAVA, mas com as noticias da propria Borland sobre o DELPHI 8… ir para ambiente .NET… me deu uma ducha de agua fria… e me fez tirar da gaveta o projeto de aprender JAVA…

Pessoal.

Preciso de informações… coisas do tipo

Onde encontro apostilas, manuais, tutorias, e coisas do genero…
para começar … começar mesmo.

como conseguir a ferramenta de trabalho ?

tem uma IDE de desenvolvimento como DELPHI ?, ou tem escrever tudo na “unha” como HTML ,etc… ?

tem que baixar o compilador ? onde ?
qual a melhor versão ?

O que o JAVA EXIGE no quisito equipamento ?

pentium 100, 200, 32 mb, 64, etc…

uma das vantagens que me falaram é que não preciso preocupar com
SO… (windows,linux,etc…)

E quanto a questão de acesso 'a perifericos…

por exemplo atuo na área de automação comercial.

uso muito ECF, PIN-PAD(LEITOR DE CARTÃO DE CREDITO),

existe algo para esse setor ?

Pessoal.

Espero ser bem recebido aqui.

Sem mais.

Leonardo Goncalves

5 Respostas

M

feliz ano novo hehea, ahh… bem vindo a familia PJ! :smiley: …não sei responder todas as tuas duvidas LeoQ, mas com certeza alguem mais além de mim aparece…

Apostilas, manuais, tutoriais… bem… vc pode começar pelo proprio Portal Java, no link Artigos e Tutoriais ja tem alguma coisa, fora isso tem google, mas eu pessoalmente sempre aconselhei um livro, q sempre é mais completo… pra quem ta começando e tem muitas duvidas como vc, sugiro o Java Como Programar dos Deitel & Deitel;

a ferramenta de trabalho vc pega no site da Sun, nesse link …esse é o SDK do J2SE (Java 2 Standard Edition) , é oq vc vai utilizar agora q esta começando… Java é dividido em 3 edições, J2SE, J2ME e J2EE, …a Standard Edition é o nucleo do java, vc vai usar ela pra aplicativos desktop em geral… vem API, interpretador, compilador… J2ME (Java 2 Micro Edition) é java em mobiles (dispositivos moveis) …codigo de q linguagem tu acredita q controla aquele chip desses celulares por ai? :slight_smile: …e J2EE (Java 2 Enterprise Edition) ja é voltada pra aplicações corporativas… depois q vc ja conhecer java legal, vai querer se aprofundar no J2EE com certeza…

…existem muitas IDEs, na sessão de Downloads aqui do PJ tem alguns exemplos!

compilador? onde? versão? bem… é nesse link do site da sun q tu baxa o J2SE… com td oq vc precisa (interpretador, compilador) … a versão? a ultima estavel! ;D

quesito equipamento… Intel Pentium/Compatível
166MHz ou mais… 32mb de RAM, mas é recomendavel 48mb pra mais…, espaço minimo no disco é de 70mb, e é só ir pro abraço!

…é, vc nao precisa se preocupar com a plataforma! portabilidade é a palavra q reina no java

demais duvidas nao sei te responder, mas alguem mais vai postar aqui e ainda vai somar algo no q eu disse…

[]'s

J

Oi

LeoQ, como o Matheus disse, seja bem vindo a nossa comunidade.

Pra vc encontrar materias vc pode acessar as seguintes seções do PJ:

Almanque Java - Tem muitos trechos de códigos para as perguntas que surgem durante a programação.

Artigos e Tutoriais - Tem muitas apostilas e tutoriais, todos confeccionados pela Equipe do PJ

Certificação - Tem tutoriais tb, mas são um pouco mais avançados, mas tb são de grande ajuda.

Fórums - Esperamos ver vc sempre por aqui, por enquanto tirando suas dúvidas e depois ajudando a todos com suas descobertas.

Hardware vc terá que ter o suficiente pra rodar a sua IDE, pois o compilaor Java e a JVM (Java Virtual Machine), como o Matheus disse, não precisam de muita coisa.

Para as IDEs existem várias:

Eclipse - Pra min é a melhor IDE, vc pode usar vários plug-ins, é leve e tb é facil de usar.

JBuilder - É a IDE mais pesada que existe, eu não gosto muito, mas em todo caso é bom testar pra ve se vc se adapta a ela.

NetBeans - Boa IDE, similar ao Delphi

Forte - IDE baseda no NetBeans, mas com funcionalidades extras.

Existem outras IDEs e outros Editores, mas não se comparam com as citadas acima. No inicio é bom fazer alguma coisa na unha mesmo, só pra vc se adaptar a linguagem.

Qualquer dúvida é só falar.

T+

F

Bem, eu tbm sou iniciante em java como o LeoQ, mas eu tenho outro problema, tbm sou iniciante em programaçao, entao eu quero pedir, ou melho sugerir q coloquem no site tipo um Dicionario Java, com os significados das siglas, termos, etc pq fica muito dificil ler os tutoriais sem saber, ou ter uma noçao, dos siginificados das palvras. Valeu

L

Quando migrei de CA-CLIPPER para Delphi… vi um livro que me chamou atenção:

o autor foi muito feliz ao fazer uma relação de funcões/comandos
entre uma linguagem e outra.

exemplo:

CLIPPER DELPHI

substr( X, 1, 2 ) COPY( X , 1 , 2)

etc… coisa e tal explicando o que faz esse comando…

ou existe algo assim ;

comando x (faz isso akilo , aquele otro etc.etc.))
comando y (bla bla bla )
comando z. etce.tc.etc.

F

:lol:
Eu venho do Delphi tb, e a iniciativa da Borland de ir em direção do .NET me entristeceu tb… ’

Eu comecei a estudar Java em Setembro passado, e uma coisa que abriu minha mente foi comparar a forma de Orientação a Objeto do Delphi com a do Java. Ajudou pra caramba. Assinar uma revista sobre o assunto (como a Java Magazine, por exemplo ) acho que ajuda tb.

Estou estudando para a Certificação tb, que está ajudando muito para meu aprendizado… o livro que estou seguindo está postado no forum de certificação… (se for baixar, é bom baixar logo, pq parece que o mycgiserver vai se tornar pago…) .

Outra coisa muito legal é visitar regularmente Fóruns, como o Portal Java.

Um Livro que eu achei ser um dos melhores, e gratuito, é o Think in Java. Vc acha ele no site :
http://www.teleaulas.com.br/mindview/index.html

A 3a versão é bem legal.

Outra coisa legal são aqueles guias de consulta rápida (da NovaTec , por exemplo ) onde o nome já diz sua utilidade.

Espero ter ajudado,
Fábio.

Criado 1 de janeiro de 2004
Ultima resposta 20 de jan. de 2004
Respostas 5
Participantes 5