Iniciar e parar tomcat no linux (ubuntu 10.4)

Pessoal, no windows eu simplesmente vou nos serviços do SO e paro e inicio o serviço do tomcat como quiser.
Como faço isso no linux?

dar uma olhada: http://imasters.uol.com.br/artigo/8639/java/instalando_tomcat_em_10min/

flw!

procura onde fica a pasta do tomcat iniciado, por exemplo:

/home/flavio/Programas/apache-tomcat-6.0.26

e navegue até a pasta bin dentro dela assim:

cd /home/flavio/Programas/apache-tomcat-6.0.26/bin

depois disso vc pode startar o tomcat assim

sudo sh startup.sh

e para assim

sudo sh shutdown.sh

Olá!
Eu não instalo o Tomcat, apenas descompacto na Home e pelo Eclipse eu starto e paro, o Eclipse com WTP atual já dá esse suporte.
A vantagem é que é menos um serviço rodando, até pq só uso para desenvolvimento pelo Eclipse, se o seu caso é esse pdoeria fazer assim. Se vc precisa de aplicação rodando no Tomcat nativamente ai vc entra na pasta descompactada e vai na /bin, dê permissão de execução aos scripts com sudo chmod +x e pronto.
Abraço!

[quote=LPJava]dar uma olhada: http://imasters.uol.com.br/artigo/8639/java/instalando_tomcat_em_10min/

flw! [/quote]

No linux as coisas são diferentes…

Obrigado remixlara! não sabia desse sh.

Então, pra fazer funcionar arquivos sh no linux, é só usar o chmod +x e depois o sh, correto??

Fiz isso, e funcionou aqui.

Como iniciar e parar o TomCat

Para iniciar e parar o seu TomCat, siga as seguintes instruções abaixo:

Iniciar:

Acesse sua conta via SSH.
Uma vez conectado, digite o seguinte comando: cd tomcat/bin; ./startup.sh

Um ponto importante: nem sempre o site volta ao ar imediatamente assim que o comando de start do TomCat é executado. Assim como um computador leva alguns segundos para iniciar assim que você o liga, o mesmo pode ocorrer com o TomCat.

Parar:

Acesse sua conta via SSH.
Uma vez conectado, digite o seguinte comando: cd tomcat/bin; ./shutdown.sh
Aguarde alguns segundos e verifique se o TomCat realmente foi desativado, pois às vezes ele pode travar.
Para verificar, digite o comando: ps x