Iniciar estudos em JSF ou Struts 2?

12 respostas
gugaa_df

Pessoal eu já ví mtos tópicos aqui sobre JSF e Struts, mtos debates e tudo mais.
Mas oq eu gostaria de saber é, para quem esta começando a utilizar Frameworks qual dos dois é mais fácil de aprender?
Obs: eu gostei mto do Mentawai, mas nao temos vagas de emprego aonde utilizam ele, eu preciso mto aprender struts 2 ou jsf para entrar no mercado de trabalho. Pelo oq eu reparei atualmente estão tendo mais vagas para JSF do que Struts 2.

12 Respostas

davidbuzatto

Olha… A curva de aprendizagem de um framework comparado a outro quase não tem diferença… Não são difíceis de aprender… Uma semana vc aprende um e já dá p/ usar.

Eu nunca usei o Mentaway, mas vivo vendo o pessoal arrebentando ele aqui…

Entre Struts 2 e JSF eu ficaria com o JSF. Já lí que o Struts 2 funciona de forma parecida com o JSF, pois ele vem do Webwork que tem a mesma idéia do JSF.

bbviana

JSF. Por um grande motivo: tem uma otima integração com o NetBeans, que faz tudo pra vc.
Eu uso Struts 2 na empresa e gosto muito, porém ele é um pouco cru e vc tem q fazer componentes web mais complicados na mão.

JSF tbm tem mais material na net e além de tudo é o framework padrão da SUN e logo logo deve se tornar o lider na comunidade Java (minha opiniao).

Mas reitero: gosto muito do Struts 2 tbm. Se vc gostou do Mentawai, pelo pouco que vi dele, achei muito parecido com o Struts 2.

bbviana

davidbuzatto:
Olha… A curva de aprendizagem de um framework comparado a outro quase não tem diferença… Não são difíceis de aprender… Uma semana vc aprende um e já dá p/ usar.

Eu nunca usei o Mentaway, mas vivo vendo o pessoal arrebentando ele aqui…

Entre Struts 2 e JSF eu ficaria com o JSF. Já lí que o Struts 2 funciona de forma parecida com o JSF, pois ele vem do Webwork que tem a mesma idéia do JSF.

Eu acho o Struts 2 um pouco diferente do JSF. O Struts é um framework baseado em actions, já o JSF é baseado em componentes.
A curva de aprendizado eu tbm acho a mesma, mas a produtividade do JSF para quem está aprendendo é maior devido ao suporte das IDEs. O Struts nao tem suporte algum nem do eclipse nem do netbeans.

gugaa_df

Esse lance da IDE oferecer suporte realmente conta muito para alguem que está começando como eu.
Eu gosto muito do NetBeans, acho ele disparadamente o melhor (minha opinião), então acho que vou de JSF mesmo, pelo suporte que o netbeans oferece a ele.
Uma dúvida totalmente leiga, o netbeans VisualWeb tem alguma coisa a ver com JSF tb?

maurenginaldo

Jsf, com certeza!!!
Padronizado pela JCP e com a SUN por trás.
Pelos post’s aqui no GUJ a comunidade de Jsf é muito mais ativa que do Structs.

fabiel

Aew brother ja tabalhei com jsf e strusts2, a meu gosto eu preferi o struts2 achei bem mais simples.

davidbuzatto

Sim.

As aplicações do tipo “VisualWeb” do NetBeans são construídas todas em cima do JSF. É utilizada uma outra a API (rave) que ajuda a IDE na parte do editor WYSIWYG e também serve para você ter maior liberdade em onde quer colocar seus componentes. É como se fosse uma extensão do JSF.

Até mais!

marciofermino

JSF sem dúvida…

e melhor EU USO, RECOMENDO E TB DOU TREINAMENTOS

use NetBeans Visual Web Pack

saoj

Eu aprenderia Struts2 para o mercado de trabalho. Ele é muito parecido com o WebWork que é excelente. Se vc gostou do Mentawai, vai se dar bem com o Struts2, pois ele é MVC action-based, tem filtros, resultados, etc. Já JSF é outro paradigma…

N

davidbuzatto:

Struts2/WebWork parecido com JSF? Acho que você está enganado…

davidbuzatto

nadele:
davidbuzatto:

Struts2/WebWork parecido com JSF? Acho que você está enganado…

Eu tinha lido algo sim, me enganei então!

Leozin

cai “com tudo” no JSF

é JEE 5 spec, já tá sendo usado pra caramba, o JBoss Seam é do caralho e é muito massa de brincar com JSF =)

IMHO :stuck_out_tongue:

Criado 18 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 19 de fev. de 2008
Respostas 12
Participantes 9