Iniciar Java x VB

PessoALL,

Estou me formando agora no mês de Junho no curso de Redes de Computadores, porém se pudesse voltar atrás eu tinha optado pelo curso de Sistemas de Informação ou WEB.

Sempre gostei de programação, tive aulas de Java nos dois primeiros semestres do curso de Redes e me dei bem.

Gostaria de saber do pessoal se é interessante começar (retomar) os estudos com programação a partir de Visual Basic ou é melhor ir direto ao Java, que tenho conchecimentos básicos sobre os conceitos de orientação a objeto, herança, encapsulamento.

Minha idade que desanima um pouco…26 anos.

Obrigado.

Java ou .NET.
VB 6.0 é obsoleto. Além disso, induz a más práticas.

Pior que isto: VB6 não existe mais

Antes de postar a dúvida li sobre o VB.NET que é baseado em orientação a objetos e tals.

Por isso pensei que o VB.NET poderia ser uma boa.

Acho que há mais empregos para C# (um primo do Java) que para VB.NET. Mas isso é só um chute.

Experiencia própria: Trabalhei com suporte até novembro de 2006, fiz estágio enquanto trabahava, estudei e já estou comjo pleno em em uma software house. Corre atras que com esforço vc logo ta na frente.

Aliás, via de regra: evite as tecnologias proprietárias.
A médio e longo prazo não são uma boa opção em comparação com as tecnologias abertas.

[quote=rafaeU]PessoALL,

Estou me formando agora no mês de Junho no curso de Redes de Computadores, porém se pudesse voltar atrás eu tinha optado pelo curso de Sistemas de Informação ou WEB.

Sempre gostei de programação, tive aulas de Java nos dois primeiros semestres do curso de Redes e me dei bem.

Gostaria de saber do pessoal se é interessante começar (retomar) os estudos com programação a partir de Visual Basic ou é melhor ir direto ao Java, que tenho conchecimentos básicos sobre os conceitos de orientação a objeto, herança, encapsulamento.

[/quote]

Java em comparação com VB ( .net ou não) é mais simples e poderoso. Menos palavras chave para decorar.
Java é uma plataforma, tenha em mente isso. Escrever programas na linguagem java é mais simples que em .NET porque existem menos opções para driblar as regras ( aliás, em java ninguem pode driblar as regras).
Usar a plataforma é outra historia. Ambas são semelhantes, cada uma tem uma utilização…

Para aprender a programar Java é melhor, porque como não existem instruções para driblar as regras é mais simples de escrever e ler.

[b]JAVA para mim é a melhor opção !!!

E sobre a sua idade, nada haver…
Nao seja pessimista qt a isso cara, levanta a cabeça e bola pra frente :stuck_out_tongue_winking_eye:
Td mundo vai ficar velhim um dia .o/[/b]

Considero também Java a melhor opção, mas perguntei mesmo pelo tempo de aprendizagem. Creio que VB.NET o desenvolvimento da pessoa é mais rápido. ACHO.

A respeito do Java, gostaria de aprender mais para desenvolvimento de aplicações WEB.
Vale começar os estudos diretamente pela parte WEB ou melhor dar uma passada no Java “básico”?

OBS1: como já comentado tenho um certo conhecimento em Java, bem básico
OBS2: deu uma lida na apostila da Caelum sobre Java WEB e não entendi absolutamente nada daquela parte de banco de dados e tals.

[b]Tipo cara, sou novo no JAVA tb…
Mais eu to usando um livro fera, “Como Programa em JAVA” do DEITEL.

O livro é bem explicadinho e mt facil para a aprendizagem.

Espero ter te ajudado.

Abraço[/b]

[quote=cleriton][b]JAVA para mim é a melhor opção !!!

E sobre a sua idade, nada haver…
Nao seja pessimista qt a isso cara, levanta a cabeça e bola pra frente :stuck_out_tongue_winking_eye:
Td mundo vai ficar velhim um dia .o/[/b][/quote]

orra, te chamo de idoso…rrsrsrs

brincaderas a parte kra, ele tem razao, levanta a cabeça e bola pra frente, se vc for bom no que faz, mesmo que vc nao seja “o foda” (desculpem o termo pessoal), vc fazendo direito, vc terá bons empregos mesmo nessa idade…

apesar de e ja ter lido mtas opiniões sinceras aqui, acho meio desigual perguntar qual linguagem aprender em um um forum de uma linguagem especifica…

o que tem no mercado em maioria hjem dia é java e .net, isso sem duvida, mais éclaro que o pessoal por aki vai preferir java, em certa parte… (mtos programam nas 2 plataformas) eu aconselho vc a da uma olhada nas 2, ver o q q costuma-se fazer com cada uma, e ver com o q q vc se identifica mais…

[quote=kicolobo]
Aliás, via de regra: evite as tecnologias proprietárias.
A médio e longo prazo não são uma boa opção em comparação com as tecnologias abertas.[/quote]

concordo plenamente…

antes tarde do que nunca!

E 26 anos velho? velho é o mundo rpz… manda ver ai… e fica com java… esqueça Vb o momento dele ja foi… e se puder compre um livro exceto deitel… compre a serie use a cabeça, bem melhor para quem esta iniciando!!

Se quiser programar para desktop (Windows), eu recomendaria o C#; é bem parecido com Java, é simples fazer aplicativos, e você pode fazer as coisas de maneira organizada, usando algum framework que foi portado do Java para o .NET, como o NHibernate ou o Spring.NET, por exemplo.

Além disso, o compilador é gratuito (Visual Studio Express Edition).

Se quiser ganhar a vida programando para Web, tente o Java ou o PHP, ou mesmo o ASP.NET. Embora seja mais difícil achar coisas para Java que para ASP.NET, costuma ser para projetos maiores e que pagam melhor.

hehehe…

paixões a parte, primeira vez que vejo o lpjava desaconselhando o deitel pra alguem…rs

Ahhhh
na boa eu to usando o Deitel pra aprender JAVA e ta funcionando :stuck_out_tongue:

Mesmo que ta sendo dificil D+ esse ano na faculdade com um monte de trabalho pra entregar eu to conseguindo consiliar as coisas e to aprendendo na boa :wink:

Eu sou novo aqui no forum, e tambem no JAVA… mais espero um dia ajudar a galera de verdade \o/

Abraçossss

e ainda continuo indicando o Deitel :roll:

[quote=maior_abandonado]hehehe…

paixões a parte, primeira vez que vejo o lpjava desaconselhando o deitel pra alguem…rs[/quote]

Use a cabeça é bem focado. Deitel é mais viajado.

Ou seja, Deitel é melhor para quem já conhece um pouco de java ou já programa em alguma outra linguagem, mas não para quem quer sair do zero.

Creio eu que para usar o Deitel, basta ter logica…
Ele é bem explicadinho não tem erro .o/

Flwz

pessoal eu tava só brincando, pq o lpjava sempre falou bem desse livro, a foto dele é a capa do livro… ele demonstra ser meio apaixonado pelo tal…

eu mesmo o considero muito…muito completo mesmo, porém mto dificil para ler a menos que vc tenha certa paciencia, mais nunca vi outro tão completo (eu vi poucos livros tb…rs)

eu mesmo aprendi lendo apostilas, FJ-11, geralzão do jedi, mtos e mtos exemplos daki mesmo do guj, ajuda do pessoal daki (o Tingol mesmo, vive me ajudando…), por isso é o que eu costumo aconselha pra quem ta começando…

[quote=thingol]Se quiser programar para desktop (Windows), eu recomendaria o C#; é bem parecido com Java, é simples fazer aplicativos, e você pode fazer as coisas de maneira organizada, usando algum framework que foi portado do Java para o .NET, como o NHibernate ou o Spring.NET, por exemplo.

Além disso, o compilador é gratuito (Visual Studio Express Edition).

Se quiser ganhar a vida programando para Web, tente o Java ou o PHP, ou mesmo o ASP.NET. Embora seja mais difícil achar coisas para Java que para ASP.NET, costuma ser para projetos maiores e que pagam melhor.

[/quote]

Não acha C# bom pra web nao?