Iniciar na carreira Java: minha idade pode atrapalhar?

16 respostas
cbelleza

Olá, atualmente estou com 31 anos. Estou cursando Faculdade (Eng. de Software) cuja ênfase é programação Java. Confesso que fico um pouco constrangido por ter 31 anos, enquanto a maioria de meus amigos possuem entre 20 e 25 anos.

Por outro lado, vejo que muitos desses “guris” não querem nada com nada, ou seja, só pensam em responder a chamada e ir “pro boteco tomar umas”…

Sendo assim, gostaria de saber se minha idade pode atrapalhar no momento de buscar estágio e até mesmo trabalho efetivo como programador Java.

Obs: nunca trabalhei com desenvolvimento… mas já dei aulas de sistemas operacionais.

Agradeço a todos.

Um abraço.

16 Respostas

Andre_Fonseca

esmario:
Olá, atualmente estou com 31 anos. Estou cursando Faculdade (Eng. de Software) cuja ênfase é programação Java. Confesso que fico um pouco constrangido por ter 31 anos, enquanto a maioria de meus amigos possuem entre 20 e 25 anos.

Por outro lado, vejo que muitos desses “guris” não querem nada com nada, ou seja, só pensam em responder a chamada e ir “pro boteco tomar umas”…

Sendo assim, gostaria de saber se minha idade pode atrapalhar no momento de buscar estágio e até mesmo trabalho efetivo como programador Java.

Agradeço a todos.

Um abraço.

Oi

Acho que o que pode complicar é a sua necessidade financeira, não sei se você é casado, tem filhos ou algo assim
Com relação à sua idade, eu também tinha 31 quando deixei o PHP e comecei a tentar mexer com java, tive que voltar a ser junior, mas valeu a pena…
Tudo depende da sua dedicação e do quanto você está disposto a se sacrificar, tenho colegas que não podem trocar um emprego estável em COBOL ou VB para se dedicar a aprender uma nova tecnologia, mas como falei ai vai da situação de vida de cada um

abs

P

Não fique constrangido.

Conheço uma pessoa que não sabia nem ligar o computador e entrou no curso de informática depois dos 50.

Atrapalha nada não.

B

O cara que mais tinha a manha em programação da minha sala na faculdade formou-se aos 36 anos. Caiu de pará-quedas no curso e ao longo do mesmo mostrou uma garra e disciplina incríveis e o resultado não poderia deixar de ser outro. O cara tinha manha total.

pinto

Cara, tu é um guri ainda.
Para com esse preconceito e vai em frente.
Só o que tu tem que avaliar bem é o lado financeiro, como o André Fonseca colocou muito bem aí acima.

dlt

Sua idade vai te atrapalhar sim, além do preconceito existente seu cérebro não está tão fresquinho como o cérebro de um garoto de 18 anos.

Mas se você gosta mesmo da coisa, talvez você consiga superar isso, estou certo?

snowblacksoul

Cara eu estou com 32 anos e começando, mas como os colegas disseram a questão financeira pesa e muito, estou sentindo na pele isso, no momento estou estagiando pra mas tarde em breve acho já ficar como junior dai o salario ira aumentar um pouco, mas siga em frente grande , não pare não, que vc ira conseguir também!

P

Isso não tem nada a ver, o q vc precisa é força de vontade :smiley:

Qr dizer então q qdo vc chegar nos 30+, vc vai colocar uma série de dificuldades para algo que vc queira fazer?

cbelleza

Valeu galera!!! Estou acompanhando todas as respostas…

Obrigado.

B

padcoe:
Isso não tem nada a ver, o q vc precisa é força de vontade :smiley:

Qr dizer então q qdo vc chegar nos 30+, vc vai colocar uma série de dificuldades para algo que vc queira fazer?

Concordo. Lembre-se tbém que maturidade, disciplina, paciência, persistência entre muitas outras qualidades para grande parte das pessoas só vêm com o tempo. Qualidades estas fundametais para bons profissionais.

maior_abandonado

bom…não sei se tenho muito a acrescentar mais… pode ser que atrapalhe sim, mais só se vc deixar…

o que pode te atrapalhar é o preconceito de outros, se vc tiver o tal do “jogo de cintura” para lhe-dar com isso vc consegue driblar isso, caso contrario disconfio que vc possa ter dificuldades em conseguir uma oportunidade de demonstrar seu potencial…

a parte mais dificil é o começo…depois vai q vai… :wink:

lgr

Bom,
é complicado.
Primeiramente qualquer um que goste e tenha vontade pode se empregar na area.Você não tá “velho” não cara.O fato é que dependendo do lugar eles olham a idade.Outros lugares não tão nem aí.Estude muito, siga com foco certo.
Tem outra você pode ficar muito bom em 1 ou 1,5 ano.
Não é fácil, mas acredito que vai existir vaga pra vc se vc for bom.Então basta vc ficar bom.

abraço

peczenyj

Ganhe experiencia logo e meta as caras :wink:

G

Existem muitos materias que podem lhe ajudar nos conhecimentos básicos e mesmo avançado em JAVA, basta a força de vontade, faça do seu estágio uma possibilidade somente. Tenho colegas que sairam da faculdade já com conhecimento de um júnior, mas não porque a faculdade lhe ensinou e sim porque ele correu atrás.

Quando comecei a trabalhar, entrei como estagiário, mas em 5 meses já era júnior, e com 11 meses já havia adquirido conhecimento para pleno. Basta correr atrás (é claro que no início você deverá perder algumas noites de sono), que você consegue.

Existe sim uma grande possibilidade de você ser barrado, mas na maioria das vezes que acontecer é porque a consultoria que estará intermediando o seu serviço não é da area de TI e sim de RH.
Existem muitas consultorias que vão sugar você, mas aproveite ao máximo para agregar conhecimento, pergunte mesmo aos seus colegas de trabalho.

Quando você achar que pode mudar de nível, arrisque, acredite em você, pois se você não achar que é capaz, as empresas não vão achar por você.

Seja bem vindo a área e boa sorte.

G

galera eu tb nunca trab. com programação - desenvolvimento…só academicamente falando…trampo com suporte e pouco de rede…mas quero mudar pra desenvolvimento java…tenho 36 anos e tb tinha um certo receio q a idade atrapalharia…mas vou em busca…vejo os artigos daqui…apostilas…vou ver se compro um livro(alias se alguem recomendar um legal pra iniciante em portugues)…mas fiquei feliz pelas respostas de todos…dá uma força bem grande pra quem ainda ta começando…abraços!!!

rubinelli

Essa conversa de que programar é coisa de moleque já era. Aliás, alguns dos melhores arquitetos de sistemas que eu já conheci passaram dos 50.

O que pode ser um problema, dependendo das suas obrigações financeiras, é viver com o salário de programador junior. Ele é muito bom para quem acabou de sair da faculdade e mora com os pais, mas para quem tem família fica apertado.

Maureli

Tenho 29 anos, e estou cursando Sistema de Informação, To vendo um monte de cérebro fresquinho quebrando a cabeça para resolver um simples problema de algoritmo, enquanto o velho aqui de cérebro cansado ta dando até de monitor para ensinar os cérebros fresquinhos.
Baixa a cabeça e estuda amigo, não entra nessa de idade, eu estou começando agora também e vou me formar só com uns 34 anos, e sei que sou capaz e vou me tornar um ótimo profissional. " Querer é poder " Uma coisa muito importante a fazer é, traçar metas e não descansar enquanto não alcançá-las.
Vai em frente e boa sorte.

Criado 18 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 14 de mar. de 2009
Respostas 16
Participantes 15