Iniciar projeto na Web - Ajuda

Olá, se alguem puder me ajudar

Preciso desenvolver um sistema de consultas na web, mas por onde devo começar, que ferramenta devo usar, eclispe, netbeans, exadel studio...

Que tecnologia devo usar,  jsp, jsf , struts, 

Se precisar usar Ajax o que posso usar, li sobre o IceFaces, uns falam bem outros não, muitos me dizem para usar ferramentas e frameworks

sempre que possível da Sun....

Devo usar MVC....	

Existe algum editor visual para jsf...

Muito Obrigado

cesarmene,

Aconselho a você utilizar o VRaptor, pois além da curva de aprendizado ser pequeno, ele é muito bom, e a documentação é toda em português.

:arrow: VRaptor

De uma olhada aqui no GUJ, que tem uma apostila de VRaptor + Hibernate + Ajax que foi disponibilizada pelo Paulo Silveira a uns dias atrás.

[EDITADO]

Achei o link da apostila:
http://www.guj.com.br/posts/list/58662.java

Boa Sorte.

[quote=cesarmene]Olá, se alguem puder me ajudar

Preciso desenvolver um sistema de consultas na web, mas por onde devo começar, que ferramenta devo usar, eclispe, netbeans, exadel studio...

Que tecnologia devo usar,  jsp, jsf , struts, 

Se precisar usar Ajax o que posso usar, li sobre o IceFaces, uns falam bem outros não, muitos me dizem para usar ferramentas e frameworks

sempre que possível da Sun....

Devo usar MVC....	

Existe algum editor visual para jsf...

Muito Obrigado
[/quote]

Depende muito dos requisitos do seu sistema.
Aconselho dar uma olhada rápida em algumas frameworks MVC, olhar o Hibernate / JPA, para AJAX tem o DWR ou se for utilizar JSF como framwork MVC existe o Ajax4JSF

Utilizar o pattern MVC realmente é aconselhável, então se você não conhece ele ainda, estude ele primeiro de tudo. Estude implementações do MVC através de JSP/Servlet.

Java te oferece MILHOES de opçoes, cabe você ver qual se encaixa melhor nos seus requisitos.

Primeiro: Vc sabe aplicar MVC?? Se sabe …avalie se sua aplicacao precisa…se precisa entao usa. seria mais ou menos assim.
Segundo: IDE vai depender da que vc sabe melhor usar…particulamente acho o Netbeans mais usual (ou mais facil) pra quem vai comecar e ele ja tem editor para JSF.
Eh triste dizer isso mas nao existe tecnologia ideal…tudo sempre “depende” do projeto.
Ah e JSP pode usar, mas evite scriplet que ja nao eh mais recomendado a algum tempo.

Eu recomento pra quem esta comessando utilizar

• VRaptor
  • JSP (EL + JSTL)
  • Hibernate (Annotations + DAOs).

Vc vai aprender muito utilizando esses caras…

Olá cesarmene, eu recomendo vc utilizar o Mentawai www.mentaframework.org, um framework que tem um aprendizado muito rápido, e te dando suporte a diversas coisas que vc poderá também adicionar ao seu projeto tais como AJAX, HIBERNATE, filtros, validação, e tantas outras coisas mais, e o melhor retirando por completo o uso de XML para as configurações.

Boa sorte.

Valeu !!!