Iniciar servidor JavaDB direto do código

4 respostas
G

Olá pessoal !
Sou iniciante aqui no fórum, e estou desenvolvendo um aplicativo desktop com banco de dados.
Estou utilizando o JavaDB.

Já criei meu banco de dados, conecto a ele direto do código, tudo certinho. Porém, não estou conseguindo colocar também no meu programa um código para iniciar o servidor do JavaDB automaticamente (por enquanto só funciona quando conecto manualmente pelo netbeans).

Já adicionei a meu classpath o derby.jar, o derbynet.jar, derbyclient.jar e derbytools.jar (nem sei se precisaria de todos eles).
Feito isso, tentei o seguinte código:

NetworkServerControl s;

try {

s= new NetworkServerControl();

s.start(null);

}catch (Exception ex){

System.out.println(ex.getMessage());

}

Quando tentei, o programa não conseguiu achar meu banco de dados !
O que pode estar acontecendo ?

Grato desde já !

4 Respostas

G

Pessoal, pesquisei na documentação do próprio Java DB e descobri que uma vez que o driver for carregado, o banco será iniciado automaticamente.

Segue um trecho do documento:

"Starting Derby as an embedded database

To start Derby, you start the Derby JDBC driver. Starting the Derby driver starts up the

complete Derby system within the current JVM.

For example, when using the JBDC driver manager directly within Java code, you

typically start a JDBC driver in one of these ways:

? Specify the jdbc.drivers system property, which allows users to customize the JDBC

drivers used by their applications. For example:

java -Djdbc.drivers=org.apache.derby.jdbc.EmbeddedDriver

applicationClass

? Load the class directly from Java code using the static method Class.forName. For

example:

Class.forName(org.apache.derby.jdbc.EmbeddedDriver);

? If your application runs on JDK 1.6 or higher, then you do not need to explicitlty load

the EmbeddedDriver. In that environment, the driver loads automatically and the

engine starts when your application requests its first Connection.