Iniciar um Projeto

Olá, estou iniciando um projeto em web com jsp, é básicamente um projeto de consultas, minha dúvida é de que se é necessário usar
um framework com struts ou se eu posso usar imports da minha classe
DAO sem ter algum tipo de prejuízo na minha performance.

Outra questão, se tenho um resultset que retorna um vetort de 8 colunas tipo valor, e estas colunas através de um cálculo irão criar mais 8 colunas, devo calcular estas colunas na página jsp ou antes da página jsp
receber o vetor

Os Frameworks irão facilitar o seu trabalho, quanto aos calculos faça nas suas classes o JSP só tem a função de exbir resultados:

De uma olhada nessa taglib:
http://displaytag.homeip.net/displaytag-examples-1.1/example-columnsummation.jsp

use “JSTL” para auxiliar vc na camada view da aplicação para que a mesma fique independente das outras camadas, não é só a performance que se deve levar em conta e sim a atualização e customização do seu projeto com o tempo. JSTL é a melhor maneira de vc criar uma lógica de apresentação favorável a customizações.
Ai com os foward´s do Struts você controlaria a navegação do projeto com páginas JSP, mas as mesmas serão independentes da lógica de negócio.
Você tem outras opções além do Struts, como JSF que tem vários componentes extras customizados, como os do ICEFaces e do RichFaces…E o controller da sua aplicação se define nos backing beans no caso do JSF…

Espero que tenha ficado bem explicado, rsrsrsrs. Senão posta ai…