Iniciar um Projeto

Olá, estou iniciando um projeto em web com jsp, é básicamente um projeto de consultas, minha dúvida é de que se é necessário usar
um framework com struts ou se eu posso usar imports da minha classe
DAO sem ter algum tipo de prejuízo na minha performance.

Outra questão, se tenho um resultset que retorna um vetort de 8 colunas tipo valor, e estas colunas através de um cálculo irão criar mais 8 colunas, devo calcular estas colunas na página jsp ou antes da página jsp
receber o vetor

Muito Obrigado

Por ser um projeto pequeno, você tem que averiguar a real necessidade de se utilizar frameworks. Um framework facilita e muito a vida no desenvolvimento, por ter sido criado justamente por alguém já ter passado por dificuldades no desenvolvimento.

Utilizar Servlets puro é muito trabalhoso. Mas como você mencionou que o projeto é pequeno, você tem que ver o tempo de aprendizado que você terá ao adicionar frameworks ao seu projeto. Se for apenas para estudo, recomendo fazer primeiro utilizando Servlets e depois passe para frameworks.

Você não deve misturar códigos cuja finalidade são diferentes. Exemplo: consulta ao banco de dados com camada de controle (Servlets ou frameworks). Você deve estudar MVC e camadas.

Confira alguns links interessantes:

:arrow: Aprendendo Frameworks
:arrow: Quero aprender frameworks. Por onde começo?
:arrow: MVC e Camadas

A sua dúvida sobre onde fazer o código das colunas foi respondido acima.