Iniciar uma nova carreira em programação

Boa Tarde,

Tenho uma familiar desempregada que está a pensar mudar de área
A pessoa em questão está a pensar tirar um curso de programação (C# .net) e iniciar uma carreira nessa área

Acham possível qualquer pessoa aprender programação?
Alguém que estava desempregado(a) mudou para outra profissão? Algo completamente diferente do que fazia anteriormente
O que acham de mudar de profissão? Que problemas podem vir com isso?
Quais foram as maiores dificuldades que tiveram ao mudar de profissão? O que os levou a tomar essa decisão?

Infelizmente este não é assunto que eu domine mas o problema fundamental parece-me ser que a distância entre o que uma pessoa idealiza e o que na verdade é, pode ser muitas vezes enorme
Gostava de saber as vossas opiniões, mas sobretudo conselhos práticos relacionados com as vossas experiências
Obrigado desde já

É perfeitamente possível mudar de profissão, acontece com uma certa frequência.
Mas, baseado em que fatos a pessoa decidiu que poderia ser uma programadora?

Olá, não ficou muito claro o objetivo de mudar de profissão, se é somente pelo dinheiro ou por gosto e interesse na profissão. Mas é possível trocar de profissão sim. Caso o interesse na profissão seja apenas pelo dinheiro não é uma boa idéia trocar, pois não vai estar fazendo o que gosta e certamente cedo ou tarde irá ficar arrependido. Quanto ao aprendizado qualquer pessoa pode aprender programação, mas para isso vai precisar de um tempo de estudo em Lógica de Programação que são os conceitos e depois partir para alguma linguagem de programação. Para trabalhar como desenvolvedor sempre é necessário ter cursado ou estar cursando o ensino superior na área, salvo raras exceções. Se a pessoa nunca cursou e nem está cursando e fazer um “curso” de programação vai ter chances bem pequenas de conseguir trabalho na área de desenvolvimento.

E difícil mesmo porque programador não é da noite pro dia …
E ainda se não tiver no mínimo um curso técnico na área isso fica difícil …
Agora se ela entrar em um curso de tecnólogo e estudar uns 6 meses a 12 meses e curso por fora ai sim ela vai ter sucesso…
Ela tem inglês ?? porque se ela tiver um outro idioma abre portas,pelo menos na área de suporte,projetos,e depois ela vai para desenvolvimento rs

Espero ter ajudado.

E difícil mesmo porque programador não é da noite pro dia …
E ainda se não tiver no mínimo um curso técnico na área isso fica difícil …
Agora se ela entrar em um curso de tecnólogo e estudar uns 6 meses a 12 meses e curso por fora ai sim ela vai ter sucesso…
Ela tem inglês ?? porque se ela tiver um outro idioma abre portas,pelo menos na área de suporte,projetos,e depois ela vai para desenvolvimento rs

Espero ter ajudado.

Exatamente,sem um superior,as chances caem drasticamente,então,se vai começar a programar,vai procurando um modo de entrar em um curso superior também :smiley:

Na boa faz outra coisa da vida, largue a TI ou melhor nem pegue ela!
Ninguém perguntou nada, mas se servir de ajuda a quem criou o tópico e baseado em experiência própria, fiz graduação, conclui, curso caro em Java, livros e mais livros, tempo investido e nem estágio consegui, então desista de TI urgentemente!

[quote=desmotivado]Na boa faz outra coisa da vida, largue a TI ou melhor nem pegue ela!
Ninguém perguntou nada, mas se servir de ajuda a quem criou o tópico e baseado em experiência própria, fiz graduação, conclui, curso caro em Java, livros e mais livros, tempo investido e nem estágio consegui, então desista de TI urgentemente![/quote]

O fato exemplifica que nem todos conseguirão seguir na carreira, por diversos motivos, sejam características gerais ou pessoais específicas.
Mas, o problema não está na área de TI. É claro, que não estou dizendo que a área não as tenha.
É importante que se verifique se os pré-requisitos da profissão são compatíveis com as características pessoais.

Cara não precisa generalizar não é porque não deu certo para você …
Que não vale a pena …
E outra você fala quantos idiomas ? tem pós ou mestrado ? Certificações ?Networking ?

Têm cara que é um super profissional dá sorte e nem faculdade têm e ganha muito bem,isso é relativo…

[quote=A H Gusukuma]O fato exemplifica que nem todos conseguirão seguir na carreira, por diversos motivos, sejam características gerais ou pessoais específicas.
Mas, o problema não está na área de TI. É claro, que não estou dizendo que a área não as tenha.
É importante que se verifique se os pré-requisitos da profissão são compatíveis com as características pessoais.
[/quote]
Amigo, acredite, já houve essa discussão aqui antes e já foi explicado pra esse amigo com argumentos isso que você disse… Não alimente, na boa…

[quote=lucasvvasconcelos]Cara não precisa generalizar não é porque não deu certo para você …
Que não vale a pena …
E outra você fala quantos idiomas ? tem pós ou mestrado ? Certificações ?Networking ?

Têm cara que é um super profissional dá sorte e nem faculdade têm e ganha muito bem,isso é relativo…

[/quote]

A mesma coisa para o Gusukuma sobre esse indivíduo repito pra você

[EDIT] - Só pra constar onde: http://www.guj.com.br/java/301028-mais-um-da-serie-falta-profissionais-de-ti/12#1634763

Na boa, ele pode até não ser troll, mas se não for, não vai mais nem repensar, já está com pensamento formado.

Abs []

Obrigado por todas as respostas

Uma coisa que acho interessante nos EUA é o facto das pessoas mudarem de profissão com bastante regularidade. Li há uns anos um estudo qualquer em que se concluiu que havia pessoas que chegavam a mudar de emprego mais de 10 vezes ao longo da sua vida ativa. É, na verdade, algo comum por lá.

A verdade é que é bom ser-se “fluente” em diferentes áreas. Lá por se ter um curso de Contabilidade não significa que se tenha de trabalhar sempre em Contabilidade e a fazer sempre a mesma coisa na mesma empresa até à idade da reforma.

Mais lá nos EUA as Universidades são muito tops…

Exemplo um Curso de Ciências da computação no brasil você sai apenas com Ciências da Computação no currículo e ninguém vira um cientista na realidade vira programador,suporte,projetos, e etc…

Lá nos EUA quem termina Ciências da Computação muitas das vezes vira um Cientista,e ainda sai com Dois Diplomas um de Engenharia Elétrica e outro de Ciências da Computação,fora que você pode fazer outros cursos juntos exemplo…

No MIT você Sai com 4 Diplomas como se fosse no Brasil…Ciências Da Computação,Engenharia Elétrica,Finanças,Administração.Tudo em apenas um diploma…

Fora que você tem aulas de Empreendedorismo,música Clássica,lutas, esportes , idiomas …

Por isso lá e tão comum,porque as universidades te prepara para diversas áreas :slight_smile:

Agora no Brasil PQP,é revoltante …

Obrigado

adriano_si

Esse cara só pode ser um TROLL mesmo KKKKKKKKK …

[quote=lucasvvasconcelos]Obrigado

adriano_si

Esse cara só pode ser um TROLL mesmo KKKKKKKKK …[/quote]
Eu até pensava isso, mas acho que ele se desiludiu mesmo com a área e não teve a perspicácia de perceber que ele foi um caso (não o único, claro, mas um) de fracasso no meio de tantos de sucesso que existem.

No início até fiquei com raiva da insistência dele em outros posts, mas depois deu pena, pois deve ser bem ESCROTO, você não achar seu lugar no mundo… Tem muita gente que passa por isso, a diferença é como lhe damos com a situação.

Uns se revoltam, outros dão a volta por cima, se levantam, sacodem a poeira e vão em busca de novos horizontes sem culpar o passo anterior por seu fracasso senão a sí próprios. Enfim :confused:

Abs []

O pior que a realidade dele…Ele acha que serve para todos…
Complicado rs’

[quote=adriano_si][quote=lucasvvasconcelos]Obrigado

adriano_si

Esse cara só pode ser um TROLL mesmo KKKKKKKKK …[/quote]
Eu até pensava isso, mas acho que ele se desiludiu mesmo com a área e não teve a perspicácia de perceber que ele foi um caso (não o único, claro, mas um) de fracasso no meio de tantos de sucesso que existem.

No início até fiquei com raiva da insistência dele em outros posts, mas depois deu pena, pois deve ser bem ESCROTO, você não achar seu lugar no mundo… Tem muita gente que passa por isso, a diferença é como lhe damos com a situação.

Uns se revoltam, outros dão a volta por cima, se levantam, sacodem a poeira e vão em busca de novos horizontes sem culpar o passo anterior por seu fracasso senão a sí próprios. Enfim :confused:

Abs [][/quote]

Opa, se minha atitude foi para te deixar com raiva, me perdoe, não era e nunca foi essa a minha intenção Adriano, qualquer coisa é só solicitar para algum moderador excluir a minha opinião aí, pois não quero gerar nenhum flame, só ajudar mesmo os que caem de paraquedas nessa área profissional!
Como já disse anteriormente em outro tópico, só comentei minha derrota, pois, acho que talvez ela seja de grande valia para quem esteja começando nesse mundo aí de TI. Talvez eu não tenha colocado a medida certa para me expressar e acabo que saio sendo “pesado demais” nas minhas expressões, caracterizando-se como um TROLL otário.
Acho que citar as minhas dificuldades mesmo que sejam por motivo de eu não conseguir por não tentar, não ter qualidades específicas para sair desse buraco negro, buscar uma perspectiva diferente para um novo horizonte ou entender que não fui o único a passar por essas dificuldades, enfim, podem falar “N” coisas de mim, burro, idiota, estúpido, mas enfim, eu sou crítico demais, ou seja, me expressei anteriormente das formas “erradas”, porque acho que deveria alertar sobre tais dificuldades das quais eu passei e venho passando!
Hoje em dia, venho para dois anos desempregado, não consigo me alocar em função nenhuma, mando para qualquer subemprego curriculo e também nada seja porteiro, motorista, estoquista, motoboy e nada, ou dizem que sou qualificado demais (pqp se fosse realmente teria um emprego) ou nem dão a oportunidade da entrevista é foda, viendo na m… E como você disse “deve ser bem ESCROTO, você não achar seu lugar no mundo” e olha que nem em qualquer outro eu consigo é muito ruim mesmo doutor tudo isso aí!
Nem um novo horizonte, pqp é o fim cara! Tentei de tudo graduar, especializar-se em Java, networking da faculdade, diversos sites de emprego, participação em projetos particulares, segunda graduação para estagiar (ou seja, recomeçar do zero), trabalhar com a área mais ridícula de TI, teste de software (em minha humilde opinião, pois até uma criança testa) e nem assim nada, por isso digo, gastei uma boa grana muito, muito tempo e zero de resultado!
Por isso, repito tenham cuidado para entrar nessa área, arrumem logo o QI (quem indica) ou vão se frustrar também, fora que qualquer sobrinho do tiozinho da padaria poderá fazer o que você faz, porque a área não tem nenhuma regulamentação e sempre haverá clientes afim de pagar coisa merreca por qualquer “sisteminha”! Vou tentar excluir meu perfil e prometo não incomodar mais ninguém, novamente perdão Adriano pois você sempre ajudou e ajuda diversas pessoas aqui no GUJ e quem sou eu para dizer que você está errado. Fui, dessa pra pior, com certeza, valeu!

Não. Mas isso é irrelevante se o seu objetivo é trabalhar na área. A pessoa pode trabalhar como gerente ou líder de projetos mesmo não sabendo nada de programação.

Há não muito tempo eu estava passando pelo mesmo dilema. Até abri um tópico aqui, na época… dia desses um carinha me mandou MP querendo saber como eu tinha me saído. Dado o teor dos posts do desmotivado, sinto que devo postar o e-mail que enviei como resposta ao carinha. Faço questão de incentivar quem está infeliz no seu ramo de trabalho… nem todos se dão mal.

[quote]Cara, deu certo, mas não foi fácil… me ferrei um pouco no caminho. Entrei para um banco por concurso e fiquei trabalhando como bancário… fiquei alguns anos sem estudar até que resolvi voltar. Iniciei um superior em Análise e Des. de Sist. em 2010. Desliguei-me do banco em jan/2011. Ao longo daquele ano, fiz uns cursos de desenvolvimento web e segui a faculdade… até tentei uma bolsa-estágio na faculdade, mas era uma merda e acabei largando, passei o ano só envolvido com estudo. Me programei para estudar inglês no exterior (grana da rescisão) e passei as férias escolares em Londres, de dez/2011 a mar/2012. Eu já tinha um bom nível de inglês, mas queria melhorar a conversação e ter algo “relevante” para colocar no currículo, visto que eu só tinha experiência como bancário, praticamente. O meu diferencial seria o inglês, que é bastante importante e valorizado na área de TI.
Entretanto, quando voltei ao BR, penei pra conseguir um estágio. Minha ex-sogra que me $alvou… hahah foda, teve que me emprestar $ pra eu não me ferrar completamente. Demorei 3 meses pra arrumar o tal estágio… até poderia ter virado testador, mas eu queria desenvolvimento desde o início (e com Java) e acabei conseguindo. Uns 9 meses depois, passei num processo seletivo para trabalhar (CLT) como Programador Java e a coisa melhorou bastante. Isso foi em abril/2013. Em dezembro, me cadastrei numa vaga aqui para Curitiba, também para Programador Java. Passei no processo seletivo e agora estou aqui. Acho que as coisas andaram até que rápido para mim… sofri um pouco, mas agora está tudo ótimo. Já ganho melhor do que ganhava no banco, sem aquele stress, conheço bastante gente bacana e ainda numa empresa de porte internacional. Ao meu lado trabalha um indiano… heheh acho bem bacana isso. Mas só fiz isso porque não tinha filho pra criar, casa, carro, etc… acho que a idade nunca foi barreira, no meu caso. O que dificultou a minha vida foi a falta de experiência, é difícil conseguir o primeiro estágio como desenvolvedor… depois a coisa andou.

Sugiro que aprenda inglês, caso já não saiba. Com certeza isso abre portas. [/quote]

[quote=desmotivado]
Opa, se minha atitude foi para te deixar com raiva, me perdoe, não era e nunca foi essa a minha intenção Adriano[/quote]
Eu sei cara, a raiva foi por achar que poderia ser troll

Exato, sempre foi esse o ponto que lhe questionei. Que bom que chegou a mesma conclusão.

De ninguém, eu realmente não acredito nesse conceito.

Há alguma coisa que você se encaixa. Sempre há.

Uma dica que me deram uma vez: “Lembre do que você gostava quando criança. Se der pra encaixar alguma coisa aí, corra atrás”.

Você é livre pra isso, só não encare como se tivesse sido expulso, pois de fato isso não ocorreu.

No mais, boa sorte de verdade… Ainda acho que sua procura pode estar errada, não na TI, mas na vida mesmo.

Você tem a opção de achar que “chega” ou pode se levantar, sacudir a poeira e bola pra frente. Tudo é uma escolha.

Abs []