[Inicinate]Para que serve o HibernateFilter

6 respostas
R

Olá pessoal, como título do tópico já deixa bem claro, gostaria de saber qual é realmente a finalidade e as vantagens de usar este recurso?
já encontrei muitos códigos mas ainda não consegui compreender a essência deste padrão de projeto.
Quem puder me abrir os olhos, fico muito agradecido!

6 Respostas

magnocosta

Uhmmm …
Dúvida normal para quem começa a trabalhar com o Hibernate.

O HibernateFilter garante que voce sempre trabalhe com a ideia de transações, ou seja, ou executa todos os SQL’s de luma requisição ou não executam nada!

Sempre que você chama uma url o HibernateFilter é invocado devido ao *.
O processo funciona assim:

1. Uma url é invocada: “TesteHibernate.do” (no nosso caso um servlet)

2. Antes da pagina ser chamada o filter entra em ação.

3. O filter cria uma transação com o banco de dados atravez do codigo s.beginTransaction();

4. Em seguida da continuidade chamando a pagina que voce solicitou (“TesteHibernate.do”) para fazer isso dentro do filter é usado o doFilter(request, response);

5. Entra em ação a pagina solicitada “TesteHibernate.do”, onde terá a manipulação dos dados (dao.insert(), dao.update, dao.find() e etc…).

6. Após isso ser feito a requisição volta para o filter na linha após a linha doFilter(request, response);

7. Então o filter valida todos os sql realizados dentro do banco de dados usando s.commit();

8. E agora é exibido os dados de retorno.

Bom é isso ai q o HibernateFilter faz.
Agora se sua dúvida é sobre o que é transação de banco de dados da uma olhada no google.

Espero que tenha ajudado !

Fuiii !

R

bom, ajudou sim mas gostaria de saber como ele se relaciona com o DAO e com o HibernateUtil?

dxos

vc leu o post acima?

R

sim li sim, dxos, a minha dúvida é:
é preciso alterar alguma coisa na classe hbernateUtil ou nos DAOS que eu criar.

dxos

não…

não precisa alterar nada para se utilizar o HibernateFilter …

OBS. o post acima esta descrevendo exatamente o uso do mesmo.

Diego_Maia

Sem comentários Magno e Douglas.

Criado 16 de setembro de 2010
Ultima resposta 10 de mai. de 2011
Respostas 6
Participantes 4