E ae galera do portal!! BLZ? Olha estou com a sindrome do primeiro emprego e gostaria que vcs me dessem um apoio. Estou no 7 periodo de Sistemas de Informação e fiz um curso de java e comecei a explorar essa area. No intanto, gostaria de pedir a ajuda de vcs, que ja estão na area ja faz um tempo. Estou estudando para tirar a certificaçao em java. Isto é importante pra quem esta no começo? Ou é melhor eu me preocupar com a experiencia e me aprofundar nas tecnologias primeiro. Ex: Saber como usar frameworks, J2EE e etc. E como ta o mercado de trabalho? Com a certificação na mão serve como prova, de que pelo menos eu ganhei um pouco de expericiência estudando para a certificação? Intaum galera, peço a compreençao de vcs e agradeço muito pela ajuda. Ate mais…
Ola,
Cara, acho que a certificacao e boa em qualquer momento… no inicio entao, melhor, acho muito valido estudar pra tirar a sua, e o mercado valoriza bastante ela.
Valeu BrunoCarlo… vo continuar ralando!!!
Também acho, a certificação é uma prova que vc conhece a linguagem, mesmo nao tendo experiencia com ela, claro ela so é vantagem se vc estiver competindo por uma vaga com um pessoal de mesmo nivel (finalizando facul, ± mesmo semestre e tal), o conhecimento que se adquire no estudo vale a pena !!
Eu já fiz diferente… primeiro fui atras de aprender as ferramentas pra poder entrar no mercado, a certificação é sim uma boa coisa, mas não garante que tu vai arrumar um emprego de cara, é sim um diferencial, mas não a garantia de um emprego. OK ?
OBS: Eu tb estou estudando pra SCJP, que preciso tirar no fim do ano, mas empresa + facul + patroa não e facil levar os estudos pra certificacao bem firmes, vamos ver nas férias de fim de ano.
E uma pessoa que tem o curso de comunicação social e aprende a programar Java, será que tem o mesmo espaço de uma pessoa que se formou em algum curso de ciencia da computação, ou rola alguma descriminação?
Obrigado.
Isso depende do perfiu da vaga na empresa, geralmente elas pedem gente formada na área, como disse, tudo depende!
Certo… E os cursos de ciencia da computação dão realmente uma boa contribuição a nivel de conhecimento para os programadores?
Abraço
Um curso como Sistema de Informação é mais voltado para o desenvolvimento mesmo, Ciência da Computação é estudado outras partes da informática, mas não TÃO focado no desenvolvimento, estudamos arquitetura de computadores, calculo, física, e por ai vai. OK ?
Obrigado irmão Ratinho…
Euto concluindo meu curso de comunicação e já pensando qual outro irei fazer para complementar meus estudos Java. Ja tomei nota do sistema de informação… vou fazer uma lista dos cursos mais indicados… Voce acha que outros cursos como alguma coisa de telecomunicação ou sei lá mais oque possa ter grande importancia tambem ou o ideal é a sistema de informação mesmo?
No Brasil, as empresas dao muito valor á certificação java e com certeza isso contará muitos pontos no seu curriculo, mas tenha em mente uam coisa: ela nao prova q vc sabe java; muitas pessoas estudam só pra passar na prova e nunca nem trabalharam com java.
Entendi… Mas eu gostaria de saber a respeito dos cursos superiores que hoje existem no mercado quais dão maior bagagem e maior enfase a programação?
Abraço
Sistema de Informação.
Eu faço eng da computação e te garanto que se vc quer programação esse nao eh o curso indicado. A enfase numa linguagem de programação especifica é quase zero.
Mas assim, uma faculdade, além de te ensinar a programar, ela tbm te ensina varias outras coisas como: logica de programação, algoritmos, diversas tecnicas, metodologias… um monte de coisas. Se vc quer só programação, eh melhor fazer um curso de java, por ex. Eh bem mais rapido e ensina o q vc quer.
Claro, depende do q vc quer. E se sua vontade eh aprender mais do q programar, uma faculdade de Ciencias da Computação ou Sistema de Informação é uma otima pedida.
Obrigado pela ajuda irmãos… Já começo a procurar uma faculdade por aqui que tenho o curso de sistema de informação… Espero que a Federal daqui tenha… E esse curso é bem valorizado pelo mercado de trabalho?Abraços
bom, eu não sou a pessoas mais apropriada para falar alguma coisa, pois como o nosso amigo, eu tambem estou iniciando a carreira com Java, mas vou tentar ajudar…
Eu estou fazendo Sistemas de Informação, e sobre cursos superiores vai depender do que você pretende seguir de carreira. Existe algumas faculdades que nem mostram o que é Java, mas existem outras que ficam somente em java (Como a minha faculdade).
O mais importante nem é tanto a parte tecnica, conhecimento da liguangem e tal…Hoje eu trabalho em uma grande empresa de Telecom e eles exigiram mais conhecimento de negocios, o que o curso de Sistemas de informação te mostra com muita clareza com disciplinas de humanas como Administração, Marketing e etc…
A melhor coisa é você tentar manter um equilibrio entre negocios e tecnologia…
Bom, acho que eu tentei ajudar…
Falow !
Negócios que voce diz ta relacionado com comércio, como assim…?
Abraço
Não…
Bom, vou tentar dar um exemplo bem simples…
Imagina que vocé é contratado por uma empresa para desenvolver um sistema de folha de pagamento de funcionarios , dai o seu chefe pede para você fazer uma rotina para calcular o inss.
Dai a pergunta vem a cabeça: como Calcular o inss? ou melhor, o que é inss?
Isso é misturar tecnologia com negocios…
Você até sabe fazer um If, while e etc…mas esse calculo? Como é feito?
Entender o que vai desenvolver, a necessidade do cliente…acredito que isso é mais importante que a parte tecnica da tecnologia…
Você pode conhece tudo da linguagem, mas não consegue entender a necessidade do negocio do cliente
Isso é um exemplo bem simples…Imagina isso para um banco que existe diversos rotinas, uma empresa de Telecom, entre outras…
Veja diversos exemplos que temos no mercado, pergunta para algum Coordenador, Gerente ou Diretor se ele conhece tudo de uma determinada linguagem? Ele até conhece, mas ele sabe mais a parte de negocios do que a tecnologia.
Bom, não sei se te ajudei…
valeu,
Fabiano Patricio
Ajudou muito irmão… entendi legal… Agora já sei o perfil do curso que devo procurar… Oque voce faz nessa empresa e quanto é a tabela salarial da nossa area, nela?
Obrigado