"Inicio" de carreira

16 respostas
rafaJacomini

Saudações à todos,

Dúvidas :?: , Dúvidas :?: e mais dúvidas :?: :?: :?:

Sou programador PHP a 1 ano e meio.Tenho experiência com PHP 4, Python, VB6, HTML 5, CSS 3, JavaScript(JQuery). JAVA só na faculdade.
Conheço os design patterns Façade,factory e singleton. UML e MVC estou no caminho pra dizer que sei (ainda não apliquei).
Concluirei minha graduação ao final do ano e quero partir pro JAVA. Fui influenciado por amigos e pela minha noiva (que é JAVA pleno) mas queria mais opniões sobre algumas coisas.

1-) Posso me considerar um JR sem ter experiencia profissional com os frameworks JAVA ? (sempre fiz os trabalhos da faculdade em JAVA usando netbeans)
2-) Não quero abaixar muito o meu salário, mas quero ir pro JAVA , quanto será que pagam para um JR (PJ ou CLT) ? Será que consigo 3500 PJ ? 2500 CLT ?
3-) Pretendo fazer cursos da Caelum, a o FJ 21 e alguns específicos de framework, mas, como o mercado vê isso ?
4-) Ajudei minha noiva a estudar pra prova de certificação, acabei aprendendo algumas coisas também, como o mercado vê se eu tirar a certificação mas não tiver experiencia com JAVA ?
5-) Interessado no meu perfil e quer me contratar :smiley: ? Fique à vontade para contato 8)

Editado:
Cidade é São Paulo, divisa com São Caetano do Sul.

agradeço a atenção.

16 Respostas

drsmachado

Tendo conhecimento em lógica, metade do caminho está andado.
Como jr, sim, consegue, porém, dependendo da região e do mercado em tua cidade (ou arredores) fica mais difícil atingir estes valores.

rogelgarcia

1-) Posso me considerar um JR sem ter experiencia profissional com os frameworks JAVA ? (sempre fiz os trabalhos da faculdade em JAVA usando netbeans)

Imagino que todos começam como júnior… tem alguma etapa anterior?
A partir de agora passe a usar o eclipse.

2-) Não quero abaixar muito o meu salário, mas quero ir pro JAVA , quanto será que pagam para um JR (PJ ou CLT) ? Será que consigo 3500 PJ ? 2500 CLT ?
Dependendo de onde for, eu estou achando um pouco alto esse salário para o nível de conhecimento. Mas se você for bom dá pra crescer rápido.

3-) Pretendo fazer cursos da Caelum, a o FJ 21 e alguns específicos de framework, mas, como o mercado vê isso ?
O obrigação sua é saber, como você aprendeu não importa. Vale mais a experiencia do que o curso. (Mas faça o curso mesmo assim, vai ajudar a ganhar experiencia mais rápido)

4-) Ajudei minha noiva a estudar pra prova de certificação, acabei aprendendo algumas coisas também, como o mercado vê se eu tirar a certificação mas não tiver experiencia com JAVA ?
Pode valer um pouco mais… mas nem tanto.

drsmachado

[sarcastic mode:on]
Estagiário, conta?
[sarcastic mode:off]

FernandoFranzini

rafaJacomini:
Saudações à todos,

Dúvidas :?: , Dúvidas :?: e mais dúvidas :?: :?: :?:

Sou programador PHP a 1 ano e meio.Tenho experiência com PHP 4, Python, VB6, HTML 5, CSS 3, JavaScript(JQuery). JAVA só na faculdade.
Conheço os design patterns Façade,factory e singleton. UML e MVC estou no caminho pra dizer que sei (ainda não apliquei).
Concluirei minha graduação ao final do ano e quero partir pro JAVA. Fui influenciado por amigos e pela minha noiva (que é JAVA pleno) mas queria mais opniões sobre algumas coisas.

5-) Interessado no meu perfil e quer me contratar :smiley: ? Fique à vontade para contato 8)

Editado:

Cidade é São Paulo, divisa com São Caetano do Sul.

agradeço a atenção.

1. Sim.
  2. Mudar te tecnologia para uma que vc sabe menos tem reflexo no salario sim. O valor tem variações altas de cidade/estado para cidade/estado. Fale com alguem mais experiente aonde vc mora.
  3. Java tem varias opções de framework, componentes e arquiteturas. Vc poderia investir nos mais top do mercado como por exemplo… JSF, JPA, SPRING, EJB etc…
  4. Nunca vi um pessoa certificado Java sem emprego. Na verdade vemos o contrario…empresas tendo que esperar muito tempo para preencher vagas para SENIOR E PLENO. E ainda sim, não contratam com o perfil adequado.
rafaJacomini

Opa,

de antemão agradeço pelas respostas.

Apenas alguns pontos:
Existe sim vaga “abaixo” do Junior, estagiário.
As empresas vão me aplicar um teste e averiguar meu conhecimento, concordo, MAS, se eu não tiver nada no CV, talvez nem chegue ao teste, minha dúvida é, o que pesa mais no CV.
Você acha mesmo que se eu me certificar SCJP (JAVA programmer) conseguiria arrumar uma vaga mais facilmente ?

luisrudge

E existe o Trainee, que é o cara que sai da faculdade mas nunca trabalhou na área de fato (lembrando que estagiar, TEORICAMENTE, não é trabalhar).

gomesrod

Olá,

Sobre a pergunta a respeito das oportunidades para Junior com um bom salário, é difícil mas é possível sim.
Quando comecei a trabalhar com Java o caso foi um pouco parecido: tinha bastante experiência em TI, entre suporte e desenvolvimento (HTML, ASP, VB, C, Shell script), mas não em Java. Consegui uma vaga de júnior, com salário de 4000 PJ.

Devo mencionar que tive uma certa “sorte”, pois fui indicado na empresa por alguém que conhecia meu trabalho e deu esse voto de confiança. Cheguei apenas com conhecimento de Java e JSP, nada de frameworks.

A

rafaJacomini:
Opa,

de antemão agradeço pelas respostas.

Apenas alguns pontos:
Existe sim vaga “abaixo” do Junior, estagiário.
As empresas vão me aplicar um teste e averiguar meu conhecimento, concordo, MAS, se eu não tiver nada no CV, talvez nem chegue ao teste, minha dúvida é, o que pesa mais no CV.
Você acha mesmo que se eu me certificar SCJP (JAVA programmer) conseguiria arrumar uma vaga mais facilmente ?

É amigo, estou com a mesma dúvida, pois não tenho experiênicia alguma como programador em java e até agora nem oportunidade eu tive rs…

FernandoFranzini

Bom, eu recebo uma media de 5 oportunidades de Java por dia no link in…

rafaJacomini

Mas você é uma “JavaNinja” k k
O importante é q estou me cadastrando na catho, tentando procurar pelo linked in, apinfo, info jobs.

Recebi 2 propostas mas ambas por 1500 clt estágio. vamos ver

FernandoFranzini

Mas você é uma “JavaNinja” k k
O importante é q estou me cadastrando na catho, tentando procurar pelo linked in, apinfo, info jobs.
Recebi 2 propostas mas ambas por 1500 clt estágio. vamos ver

kkkkkkkkkkk
Oportunidade sempre tem sim…a questão é o currículo esta preparado para elas…

E

Em SP para java JUNIOR pelo que eu pude perceber o salario de PJ varia de 3 .000 a 4.500
Certificação ajuda Sim,principalmente para conseguir o primeiro emprego em java, não é tudo , mais é melhor ter do que não ter , ao menos prova que vc conhece a linguagem a fundo (SCJP)

;D

maior_abandonado

experiência é o que ais conta… mas conheimento e certificações contam bastante também… experiência própria.

como junior até da para ganhar 3500 pj sim, a algum tempo atras vi vaga no uol pagando coisa disso, 2500 clt eu acredito que de, mas isso seriam valores de um junior ja com certa experiência… ou seja, na entrevista você vai ter que convencer…

pela sua experiência com outras linguagens acho que da para você conseguir isso sim… nas empresas certas e com a argumentação certa, é claro, tem que saber negociar.

FernandoFranzini

Eu publico a maior das oportunidades de recebo no meu blog…veja as dessa semana - http://fernandofranzini.wordpress.com/2011/07/05/oportunidades-java-3/

rafaJacomini

Saudações,

Com certeza, negociar é muito importante mas eu tenho que munir antes pra poder oferecer qualidade também, porque chegar lá na frente e falar “sou capaz” é , de certa forma, simples. Agora, conseguir chegar la na frente e depois conseguir provar que merece, é diferente.

Minha dúvida foi sanada e já me inscrevi no curso FJ-21 da Caelum. Até o fim do ano pretendo me certificar SCJP. feito isso vou me sentir mais preparado pro cargo que quero.

Obrigado à todos pelas dicas.

FernandoFranzini

Um profissional completo é composto de 3 coisas:
1 - Experiência - ele precisa ter registro em carteira ou PJ que trabalhou com a tecnologia.
2 - Certificação - ele precisa ser credenciado na tecnologia.
OBS:

• experiência prova que ele ja usou algo mas não garante que ele sabe usar corretamente.
  • certificação prova que ele conceitualmente sabe usar/fazer corretamente mas não garante que ele ja fez alguma vez com sucesso.
    3 - Projetos Entregues - ele precisa ter projetos/soluções entregues comprovados aonde o solução esta em produção.

Com estes 3 tópicos no seu currículo vc pode pedir qualquer salario que o entrevistador não tera argumentos contrários…a empresa interessada em contratar só precisar ter porte para pagar…

Criado 28 de junho de 2011
Ultima resposta 5 de jul. de 2011
Respostas 16
Participantes 9