Inicio de Carreira

11 respostas
F

Prezados Desenvolvedores

Estou interessado em ingressar no curso de formação Java oferecido pela Caelum. Minha dúvida é a seguinte: Não tenho nem experiencia na área e nem um curso superior em andamento, contando apenas com um curso de lógica de prgramação realizado. Qual a minha chance de conseguir uma vaga no mercado de trabalho com essas condições? Quais o riscos envolvidos? pois o investimento é alto e talvez eu não consiga manter meu atual emprego até o final das prestações, ou seja, gostaria de no meio do curso ja conseguir um outro emprego na área.

Aguardo respostas

11 Respostas

Marcio_Duran

Olá,
Existe outras considerações que não são somente técnicas, e em relação ao mercado de TI não existe somente Java ou melhor dizendo, você deve direcionar o seu pensamento em tecnologia da informação.
Se esta começando com Java, eu lhe recomendo a ir atuando pelas pontas, analista de requisitos, analista de processos, analista de negócio, especificação e UML.
Uma coisa que esta sendo muito rigorosa e não concordo com esse pensamento, é um rigor extremo do profissional Java ou melhor OpenSourcer ter uma fluência em código a tal ponto de ser um idioma.

:idea: - Programador ? isso é pensamento dos Anos 70, pense diferente “você é um projetista de Aplicações”.

Maristn

Sinceramente… as chances são bem pequenas, mas não nulas…
Principalmente porque para vaga de “programador” geralmente é exigida experiência, se não exigem experiência é pra te contratar como estagiário, trainee e afins…
Apostar tudo em Java é realmente arriscado, faça como Marcio falou e comece pelas “pontas”.
Só pra te confirmar que não estou falando da boca pra fora, EU fiz isso, não tinha experiência nenhuma em programação e fiz um curso na Caelum pra tentar trabalhar com Java. Quando você procura um emprego, isso até chama a atenção dos recrutadores à primeira vista, mas eles não vão te contratar por isso. Você vai ter que comprovar que sabe, e se não estudar bastante depois de fazer o curso esquece tudo e… tchau tchau
Enfim, pense bem antes de fazer o curso, porque o investimento é alto, e talvez o retorno não seja tão imediato quanto você espera. :smiley:

20andre

fabiovivas:
Prezados Desenvolvedores

Estou interessado em ingressar no curso de formação Java oferecido pela Caelum. Minha dúvida é a seguinte: Não tenho nem experiencia na área e nem um curso superior em andamento, contando apenas com um curso de lógica de prgramação realizado. Qual a minha chance de conseguir uma vaga no mercado de trabalho com essas condições? Quais o riscos envolvidos? pois o investimento é alto e talvez eu não consiga manter meu atual emprego até o final das prestações, ou seja, gostaria de no meio do curso ja conseguir um outro emprego na área.

Aguardo respostas

Bom Kara, se vc fizer isto, será um investimento, como já foi dito aqui que talvez não trará retorno de imediato. Penso que um curso destes, é para nos trazer base sobre tal linguagem e além de ser um começo de longos investimentos em nossa carreira…Fiz dois cursos na Impacta, pensando se colocasse no curriculum, iria “chover” oportunidades, coisa que não aconteceu. Mas o curso em si, me deu um grande base do que viria pela frente…Resolvi que invés de ficar fazendo estes cursos na Caelum ou Impacta, pois os custo é alto, pelo meu patrão de vida, resolvi entrar numa Universidade, e ontem (08/04/08) recusei um vaga de suporte aqui em SP, e repassei para uns colegas…E comecei este ano - 1º Semestre.

Então não se engane, a mesma probabilidade que vc tem de conseguir um estágio através de curso da caelum é a mesma de NÃO conseguir…

Kara, então pense bem de fazer um curso lá, evite de entrar em dívida alta…Tente fazer no Senai- Informática…

F

Já estou convencido que o momento não é oportuno pra esse tipo de investimento. Então o que voces me aconselhariam? de que maneira posso ingressar nesse mercado? quais cursos são prioridade? outra coisa, aquilo que o Marcio Duran disse de começar pelas pontas, como fazer isso? gostaria de mais detalhes?

Desde já grato pela atenção daqueles que estão esclarecendo minhas dúvidas

20andre

fabiovivas:
Já estou convencido que o momento não é oportuno pra esse tipo de investimento. Então o que voces me aconselhariam? de que maneira posso ingressar nesse mercado? quais cursos são prioridade? outra coisa, aquilo que o Marcio Duran disse de começar pelas pontas, como fazer isso? gostaria de mais detalhes?

Como você mesmo disse, que só tem uma noção de lógica da programação, tente evitar por enquanto estes cursos de altos custos, pois seu aproveitamento poderá ser baixo. Tente ingressar no Senai-informática, pois lá tem curso de Java (Desenvolvedor) o custo não é tão alto, então não espere um ensinamento como o da caelum, mas o de lá não é descartável, é mais voltado creio eu, mas iniciantes…Depois de você tiver uma base legal de lógica ou de alguma linguagem, ingresse na Caelum…Teu aproveitamento será muito melhor.
Ou entre numa Universidade, pois tem muitas empresas recrutando estudante do 1º semestre…Fora os contatos que você faz lá dentro…

Ou resta ser auto-didata, baixe apostilas lá do site da Caelum, Apostilando, as deste fórum e pergunte muito, compre livros especializados. Bom existe uma série de coisas espalhadas na net sobre todas as linguagens ou o que você precisa saber sobre elas. Mas não são todos que tem este perfil de estudo.

Att.

André

Marcio_Duran

fabiovivas:

O que você procura esta dentro de uma Empresa, os processos e o cenário que ela usa, são requisitos de tecnologia que podem mudar a qualquer momento e na certa muda, por interesses estratégicos, ou por motivos de melhores investimentos.

Quando eu digo, começe pelas pontas você deve estudar a organização como um todo, entender os objetivos corporativo e nisso trilhar seu caminho.

O seu caminho é resolver problemas , e a sua visão tem que ser de projetista, tem que saber pensar.

Gosto de ler muitos livros a maioria não tem haver com tecnologia da informação em si, seja mais interpretativo sem sair do contexto.

G

amigo, um curso no senai como os amigos mencionaram acima seria uma boa, mais claro que isso eh soh o comeco, depois o ideia eh fazer faculdade, o mercado prioriza mto pessoas com graduação, e nao pense que depois de se formar vai parar por ai, pq eh exatamente ai que a brincadeira comeca, cursos e mais cursos, treimamentos, etc…

boa sorte

vlws

aleck

Guarde o dinheiro e se matricule em uma faculdade, depois arrume um estagio e siga o fluxo normal da carreira.

Claro que não preciso citar que a dedicação é fundamental para qualquer área.

M

Eu tbm acho que o melhor é procurar de alguma forma ingressar em uma Faculdade. Procure cursos como SI. O Marcio tem razão hj temos que ter uma visão de projetista.

Marcio_Nogueira

O mercado de TI é muito competitivo, não pense que um curso de java fará milagres, é necessário praticar (e muito). Após o curso, comece com projetos pequenos para pegar prática, não se sai de um curso fera no assunto, é necessário estudar a matéria dada também em casa para fixar bem o centeúdo.
Um abraço, boa sorte. :wink:

JMan

Faça uma faculdade, estude, leia, programe, estude, leia, pesquise, programe, estude… é um longo (e árduo) caminho se quiseres constituir uma carreira sólida.

Boa Sorte.

Criado 8 de abril de 2008
Ultima resposta 9 de abr. de 2008
Respostas 11
Participantes 9