xdraculax:
Com relação a projetos com grande quantidades de classes, você não poderia modularizar essas classes em bibliotecas diferentes? Provavelmente você tem um conjunto bem grande de classes que não são alteradas com frequência, essas classes poderiam ficar em um SWF já compilado, quando for compilar o restante da aplicação, parte dela já estaria compilada.
Com relação a multi-thread, posso estar falando besteira, mas pra que multi-thread na parte da aplicação que fica no cliente? Cada cliente pode ser considerado uma thread, pois ele usa o processador delete em um nó diferente da máquina servidora. Threads fazem sentido quando tudo é processado na mesma máquina; sinceramente não vejo vantagem em multi-thread na view.
Bug… bem realmente existem. Mas não dá pra dizer que é maduro como o Java por exemplo, mas isso é questão de tempo, e só.
Flex/Flash Builder é ruin? Concordo! é lento, e não só bugs, as vezes dá uns pau violento que pra voltar a funcionar é um verdadeiro parto.
Retrocompatibilidade foi um fracasso do 3 para o 4. Ridículo a mudança da arquitetura dos componentes e edição de skins que foi tirada do Flash Builder e jogada pro Photoshop.
A lentidão realmente existe, mas acho que pode ser melhorada separando a aplicação em módulos swf diferentes que sejam carregadas sob demanda; tudo em um único SWF é sem-futuro.
Sandboxes já tive alguns problemas bem chatos mesmo com isso.
Cross-browser não existem 100% em nenhuma tecnologia de view, alguém ai conhece alguma onde o mesmo código gere o mesmo comportamento em qualquer cliente? Desconheço, e dúvido que qualquer xxxFaces possua tal característica.
A arquitetura de Modules do Flex nao eh nem um pouco otimizada, se quiser fazer isso, vou ter que perder desempenho, e vai ser OSSO manter um codigo decente. Principalmente relacionar versoes, esse eh o maior gargalo.
Porque de Multi-threading:
- Multi-Threading
What: I?d like the ability to spawn a new process/thread that I can perform data operations on. This thread should not have the capability to lock up the Flash Player, nor interfere with animation.
Why: I had a project where I was visually showing lots of data using charts and images. I had to do a lot of pre-processing on the data first. Doing this via green threads was really hard to architect and test.
Sobre bugs, nao eh uma questao de tempo. A Adobe vem emendando uma gambiarra atras da outra pra poder cumprir o stack de funcionalidades, e mesmo assim nao consegue. Tenho um projeto aqui, por exemplo, que do nada lançava uma “VirtualMouseException”, era so minimizar e abrir novamente, tomava essa excecao. Fui ver, framework, e nao foi so dessa vez nao. Varias vezes foram a mesma coisa ou migracao de framework por um errozinho desses, e quando migrava o framework, la vinha outro pau…
A retrocompatibilidade entao, que lixo. Nao vou nem comentar.
Eu concordo que nenhuma tecnologia eh 100% crossbrowser, mas Flex encapsula todos os conceitos e ferra com muita coisa pra possuir essa feature. Se sacrifica demais. (PS: Nao mencionei o tamanho dos deploys SWF ainda, hein…).
Edit: esqueci de mencionar tambem a questao Linux. A Adobe vem descontinuando cada vez mais seu suporte a Linux… E podem me chamar de louco, mas ja peguei aplicacoes com desempenho / formas diferentes entre Linux e Windows, rodando em Flex.