Início de estudos em Flex

Boa noite galera,

Estudo Java à algum tempo, comecei a trabalhar profissionalmente com ela recentemente. Estou iniciando meus estudos agora em Flex, no entanto a comunidade ainda está com pouco conteúdo dessa linguagem. Alguém pode citar algumas fontes de conhecimento, ou teriam alguma apostila?

Meu contato é prog.tiago@gmail.com

Um abraço a todos :slight_smile:

aqui tem um link legal

http://www.aprendofacil.com.br/frontpage/aprendo-facil-adobe-flex-4.html

Um bom livro é o Adobe Flex 4 - Trainning From the Source, o livro é em inglês, se procurar vc encontra o pdf na net.

Muito grato.

Ainda não se fala muito de Flex, será que vai virar febre assim como o Java?

Qual a opinião de vocês?

Tiago,
Espero q lhe seja útil: http://fabiophx.blogspot.com/2011/05/aprendendo-flex.html

[]s

[quote=prog.tiago]Muito grato.

Ainda não se fala muito de Flex, será que vai virar febre assim como o Java?

Qual a opinião de vocês?[/quote]

eu tmbm estou com essa duvida…
…com esse negocio de html5 + css3 parece que o mundo flex/flash tende a dar uma diminuida… será que vale a pena 'começar com flex agora?

A minha opinião é q Flex está crescendo bastante, depende muito de onde se olha.
A DataSul do grupo Totvs com ações em bolsa e uma das maiores empresas de ERP, no caso da DataSul migrou o sistema para Flex uns anos atrás, ela está em Joinville - SC.
O SAP tem uma parte q é em Flex. Entre outras empresas grandes.
O grupo de Flex do Brasil é um dos maiores do mundo, divulgando vários eventos anuais como o FlexMania http://www.flexmania.com.br/.
Agora com a nova versão do Flash Builder poderá fazer uma aplicação q rodará na maioria das plataformas mobile e iPad.

O Flex já é uma realidade.

[]s

Concordo com o Fabio, Flex não é grande , já é enorme! O HTML5 vai fazer agora o que o Flash fazia a 5 cinco anos atrás, ele está em constante evolução.

Flex/Flash eh uma alternativa aos problemas do HTML e acredito que assim vai continuar sendo.
Concordo que jah eh uma realidade e EH MUITO FALADO.

Procura a lista FlexDev no google, lah vc vai encontrar tudo o q precisa.

Att.

Bom dia,

De fato estou vendo que realmente vale a pena os estudos em flex.
Muitos me falavam que o desempenho de uma aplicação Flex + Java seria um fator negativo. Percebo que pouco ou quase nada se perde em desempenho.

Obrigado a todos pelos conselhos anteriores.

Bom, vamos lá. Tenho certificação ACE e trabalhei três anos intensamente com Flex / AS / Java em geral em um projeto de grande porte, então, acho que posso contribuir um pouco.

Não se faz aplicações grandes com Flex, apenas pequenas, os motivos disso são VÁRIOS:

  1. Sandboxes, quem mexer de verdade com Flex, vai ver a cacetada de regra de segurança chata que tem e vai esbarrar em muitas delas.
  2. Não é “multi-plataforma”, é uma VM que tem restrições em diferentes plataformas, poucas, mas tem, e que fim tem levado o Air mesmo, hein? :)… Aquela propaganda da Adobe de 99.5% dos computadores tem é antiga, e é furada. Hoje em dia tudo se limita a última versão.
  3. Não é multi-thread.
  4. Bugs na SDK, não dá pra falar que Flex é uma SDK isenta de bugs, ao contrário… Eu considero ela bem bugada pelo tamanho da coisa.
  5. IDE ruim. A IDE (Flash Builder) é bem bugada. Quem trabalha com projetos +1000 classes em Flex sabe o que tô falando.
  6. Compilação demorada, o nosso projeto hj em dia demora coisa de 1:20 pra compilar, isso é coisa pra cacilda.
  7. Lenta, o FP é realmente lento, inegávelmente lento.
  8. Retrocompatibilidade horrível. Esse não é um conceito bem abordado no Flex. Coisas que você fará no Flex 3, rodarão diferente no Flex 4 (principalmente a parte de layout). Manter uma aplicação mista entre Flex3/4 é osso também.

Essas são as únicas oito razões que encontro agora, pensando por alto, mas se fosse escrever, falaria mais, com certeza. Não tem nada que você não faça em Flex que você não faça em PrimeFaces, por exemplo. E é mais complicado mexer com styling em Flex do que com Prime, por ex.

Recomendo Flex? Só pra projeto de pequeno porte.

[]'s

Flex é muito bom, da de 100 a zero no swing do java, na empresa em que eu trabalho como desenvolvedor as aplicaçoes que sao feitas em java tem sua interface em flex,
na minha opiniao flex é o melhor pro desenvolvimento de interface, facil de entender,apreender e programar

Flex vai crescer muito

Viva o Flex :smiley:

[quote]
Post 22/10/2011 14:54:05 Assunto: Re:Início de estudos em Flex
Flex é muito bom, da de 100 a zero no swing do java, na empresa em que eu trabalho como desenvolvedor as aplicaçoes que sao feitas em java tem sua interface em flex,
na minha opiniao flex é o melhor pro desenvolvimento de interface, facil de entender,apreender e programar

Flex vai crescer muito

Viva o Flex [/quote]

++

Voces que acham Flex tao facil, ja trabalharam com outra coisa, como Primefaces? Aquilo ali sim que eh realmente facil.

Nunca estudei JSF com Primefaces. Quando estava pensando em qual tecnologia de front estudar, achei que Flex me seria mais interessante. No entanto confesso que muito em breve vou querer estudar PrimeFaces, vi seus componentes e também achei a implementação fácil.

Realmente Prime deve ser fácil e bonito também

Nunca estudei JSF com Primefaces. Quando estava pensando em qual tecnologia de front estudar, achei que Flex me seria mais interessante. No entanto confesso que muito em breve vou querer estudar PrimeFaces, vi seus componentes e também achei a implementação fácil.

Realmente Prime deve ser fácil e bonito também

[/quote]

Sim, e o que quero atentar (e olha que eu sou experiente em Flex) eh que Flex tem uma cacetada de problemas.

Nesse momento estou desenvolvendo um sistema de cotas de impressão para a empresa onde trabalho. Vou terminar em Flex. É um sistema não muito grande, e com ele certamente vou ter uma opinião melhor sobre Flex. Logo em seguida vou começar sim a estudar PrimeFaces.

[quote=AUser]Bom, vamos lá. Tenho certificação ACE e trabalhei três anos intensamente com Flex / AS / Java em geral em um projeto de grande porte, então, acho que posso contribuir um pouco.

Não se faz aplicações grandes com Flex, apenas pequenas, os motivos disso são VÁRIOS:

  1. Sandboxes, quem mexer de verdade com Flex, vai ver a cacetada de regra de segurança chata que tem e vai esbarrar em muitas delas.
  2. Não é “multi-plataforma”, é uma VM que tem restrições em diferentes plataformas, poucas, mas tem, e que fim tem levado o Air mesmo, hein? :)… Aquela propaganda da Adobe de 99.5% dos computadores tem é antiga, e é furada. Hoje em dia tudo se limita a última versão.
  3. Não é multi-thread.
  4. Bugs na SDK, não dá pra falar que Flex é uma SDK isenta de bugs, ao contrário… Eu considero ela bem bugada pelo tamanho da coisa.
  5. IDE ruim. A IDE (Flash Builder) é bem bugada. Quem trabalha com projetos +1000 classes em Flex sabe o que tô falando.
  6. Compilação demorada, o nosso projeto hj em dia demora coisa de 1:20 pra compilar, isso é coisa pra cacilda.
  7. Lenta, o FP é realmente lento, inegávelmente lento.
  8. Retrocompatibilidade horrível. Esse não é um conceito bem abordado no Flex. Coisas que você fará no Flex 3, rodarão diferente no Flex 4 (principalmente a parte de layout). Manter uma aplicação mista entre Flex3/4 é osso também.

Essas são as únicas oito razões que encontro agora, pensando por alto, mas se fosse escrever, falaria mais, com certeza. Não tem nada que você não faça em Flex que você não faça em PrimeFaces, por exemplo. E é mais complicado mexer com styling em Flex do que com Prime, por ex.

Recomendo Flex? Só pra projeto de pequeno porte.

[]'s[/quote]

Desculpe AUser, trabalhei com Flash/Flex a mais de 8 anos e não concordo em nada com que você escreveu.
Se realmente Flex fosse para projetos pequenos, a Datasul do grupo TOTVS (sitado pelo colega fabiophx) está no caminho errado, assim como a MV Sistemas,
que possue um dos maiores sistemas médicos do país feito em Flex.
O FlashBuilder é um Eclipse, se tem bugs (como todo sistema tem) é do conhecimento da comunidade Java.

[quote=Cabazzo][quote=AUser]Bom, vamos lá. Tenho certificação ACE e trabalhei três anos intensamente com Flex / AS / Java em geral em um projeto de grande porte, então, acho que posso contribuir um pouco.

Não se faz aplicações grandes com Flex, apenas pequenas, os motivos disso são VÁRIOS:

  1. Sandboxes, quem mexer de verdade com Flex, vai ver a cacetada de regra de segurança chata que tem e vai esbarrar em muitas delas.
  2. Não é “multi-plataforma”, é uma VM que tem restrições em diferentes plataformas, poucas, mas tem, e que fim tem levado o Air mesmo, hein? :)… Aquela propaganda da Adobe de 99.5% dos computadores tem é antiga, e é furada. Hoje em dia tudo se limita a última versão.
  3. Não é multi-thread.
  4. Bugs na SDK, não dá pra falar que Flex é uma SDK isenta de bugs, ao contrário… Eu considero ela bem bugada pelo tamanho da coisa.
  5. IDE ruim. A IDE (Flash Builder) é bem bugada. Quem trabalha com projetos +1000 classes em Flex sabe o que tô falando.
  6. Compilação demorada, o nosso projeto hj em dia demora coisa de 1:20 pra compilar, isso é coisa pra cacilda.
  7. Lenta, o FP é realmente lento, inegávelmente lento.
  8. Retrocompatibilidade horrível. Esse não é um conceito bem abordado no Flex. Coisas que você fará no Flex 3, rodarão diferente no Flex 4 (principalmente a parte de layout). Manter uma aplicação mista entre Flex3/4 é osso também.

Essas são as únicas oito razões que encontro agora, pensando por alto, mas se fosse escrever, falaria mais, com certeza. Não tem nada que você não faça em Flex que você não faça em PrimeFaces, por exemplo. E é mais complicado mexer com styling em Flex do que com Prime, por ex.

Recomendo Flex? Só pra projeto de pequeno porte.

[]'s[/quote]

Desculpe AUser, trabalhei com Flash/Flex a mais de 8 anos e não concordo em nada com que você escreveu.
Se realmente Flex fosse para projetos pequenos, a Datasul do grupo TOTVS (sitado pelo colega fabiophx) está no caminho errado, assim como a MV Sistemas,
que possue um dos maiores sistemas médicos do país feito em Flex.
O FlashBuilder é um Eclipse, se tem bugs (como todo sistema tem) é do conhecimento da comunidade Java.
[/quote]

Claro que estao indo pra direcao errada, assim como o ECM By You, tambem da DataSul. Flash eh lento, e nao adianta, nao eh conversa pra boi dormir - eh lento e pronto.

O FlashBuilder nao eh um “Eclipse”, ele eh um plugin pro Eclipse, e sim, eh cheio de bugs. Vou te dar uma dica: Compila um projeto de 1.2k classes (contando As, MXML) e me diz como voce vai otimizar o tempo de compilacao. Nao existe como. Me diga tambem como eu faço um deploy de apenas uma classe dentro de um deploy gigantesco. E vai la, me diga tambem, como eu faço um bom uso de threads, ou melhor ainda: como negocio diretamente com um iframe?

E respondo tudo isso com outra pergunta: porque nao fazem o Alfresco em Flex? Porque nao fizeram o Mercado Livre Mobile em Flex? Me cite 10 projetos grandes que usam flex, e te cito mais uns 300 que nao usam e desaprovam. Ou entao, me diz como em uma rede de baixa velocidade e hardware horrivel (como eu ja peguei em orgaos federais por ai, em Brasilia mesmo), usarem projetos em Flex com aquela cacetada de sandbox. A Adobe cita estatisticas “99% dos computadores possuem Flash”, sim, mas versoes antigas, e nao versoes que suportam Flex.

Concordo com o AUser.

[quote]Desculpe AUser, trabalhei com Flash/Flex a mais de 8 anos e não concordo em nada com que você escreveu.
Se realmente Flex fosse para projetos pequenos, a Datasul do grupo TOTVS (sitado pelo colega fabiophx) está no caminho errado, assim como a MV Sistemas,
que possue um dos maiores sistemas médicos do país feito em Flex.
O FlashBuilder é um Eclipse, se tem bugs (como todo sistema tem) é do conhecimento da comunidade Java. [/quote]

Datasul do grupo TOTVS -> Se o sistema for grande, vão se f… no futuro.

O Flex é uma linguagem para fazer apenas “frilas” e encantar o João da Padaria.

Se trabalhou esse tempo todo com Flash/Flex tenho dó de você do stress que passou durante esse tempo.

Bom dia !

Já usei Flex em 3 projetos de pequeno/médio porte e até agora fui muito feliz com eles.
Existem alguns probleminhas sim no SDK, que são contornáveis. Mas antes disso trabalhei 2 anos com JSF + RichFaces e existiam problemas tmb.

A integração eu faço com java via blazeds, e fica rápido !