Inicio de projeto

4 respostas
UpTheIrons

Olá pessoal,

Sou novin novin em Java… e, querendo iniciar um projeto que eu tinha em mente
em fazer em C# usando WCF (para expor minhas regras de negócio como serviços
tanto para rede local qto para Web), pense em Java, por ter noção da linguagem e tal…
A aplicação é do tipo desktop, e aguns clientes podem recisar conectar remotamente (ou n).

Blz… partindo deste princípio n queria uma aplicação simplesmte J2SE, aí comecei a
estudar um tikin a especificação J2EE, e vi q EJBs pode me trazer os benefícios q eu
teria com WCF (.Net), só q n vi nenhum projeto no modelo q pretendia, será q estou
querendo algo errado demais? *rrr

Seria o seguinte, regras de negocio/persistencia em um servidor e os clientes apenas
acessando os “serviços”.

Vi alguns exemplos de construção de projetos Corporativos mas o cliente era escrito
“junto” com os modulos EJBs, e n entendi como executar o cliente em outra máquina…
(perdido perdido)…

Acho q o q eu queria era só um modelo como por ex… um EJB rodando e um aplicativo
desktop consumindo.

Alguém tem algum bom exemplo de como fazer isso, caso n seja um modelo totalmente
mas só totalmente fora dos padrões de construção Java…?

Grato,

4 Respostas

Andre_Fonseca

oi

publique a sua aplicação J2EE com a camada de persistência e negócio em um servidor Glassfish, Jboss, etc

esta aplicação deve também ser responsável por gerar o WSDL que será publicado no mesmo contexto, mostrando como o seu webservice funciona

depois para criar um cliente para o webservice você precisa apenas conhecer onde está publicado a sua aplicação J2EE e acessar o WSDL

para fazer este cliente usando Apache Axis de uma olhada aqui

abs

UpTheIrons

Olá André,

Essa parte blz, até fiz testes com uma Aplicação Empresarial onde onde o projeto cliente é desenvolvido
“junto” com o projeto EJB e tal…

Mas eu fazendo assim, n consegui por ex… ao fazer o deploy do serviço no GlassFish, tentar executar o
appClient independente.

E o q eu queria fazer era desenvolver apenas o EJB em um projeto, publica-lo… e depois desenvolver
o cliente, totalmente independente e poder executa-lo, já q da outra forma ele ficou “preso” ao todo projeto “Empresarial”.

De qq forma, vou continuar testando aqui…

Falew!

Andre_Fonseca

oi

não entendi direito a sua dúvida, mas a aplicação cliente deve ser um módulo separado do EJB

o cliente do WS pode ser qualquer coisa, até mesmo uma simples classe java, dê uma olhada no tutorial que te passei…

abs

UpTheIrons

Olá André,

Consegui fazer “mais ou menos” o q quero.
N seria WebService, quero só deixar meu ejb num servidor e os clientes (locais)
terem acesso aos serviços “expostos” por ele.

Fiz meu cliente bUnitinho… e acessando o meu ejb, blz… ele acessa, mas só
qdo estou no netBeans, executando-o de fora, ou seja, de dentro da pasta
dist, ele dá erro, procurando pelo arquivo jndi.properties, blz pus o arquivo
lá, mas o erro continua…

Criado 8 de novembro de 2008
Ultima resposta 17 de nov. de 2008
Respostas 4
Participantes 2