Boa tarde meus amigos, tudo bem?
Um colega meu e eu estamos em um projeto para desenvolver um aplicativo comercial personalizado, ou seja, o cliente nos procurou para desenvolver para ele.
Até então tudo bem, levantamos requisitos, necessidades, montamos o projeto, escolhemos ferramentas e vamos iniciar.
Mas eu estava pensando aqui comigo, vamos utilizar o SGBD PostgreSQL, modelamos o DER e iniciamos o modelo físico, mas me surgiu uma dúvida que eu não sei como proceder que é a seguinte:
Depois de instalado no cliente, ele irá usar o sistema alimentando-o com seus dados, mas se surgir alguma necessidade de alteração onde tenhamos que modificar o banco, ou seja, acrescentar ou remover tabelas, como é que posso fazer isso sem comprometer a integridade dos dados existentes? Seria, uma nova modelagem, mas como será feita a atualização no banco físico? vai se dar pelo PGAdmin, onde irei criar cada tabela manualmente ou existe alguma forma de atualizar o banco sem perder os dados…
Desculpa minha ignorância, mas é uma dúvida que a principio não aconteceu mas quero estar previnido.
Abraço.