Olá pessoal do guj, sou novo aqui no fórum.
Bem tenho 15 anos e consegui um trabalho na area de suporte técnico para sistemas, e estou aprendendo um pouco de java aqui.
Gostaria de saber quais são os passos para mim seguir depois de um HelloWord, Um Balanço de Trimestre, Nota Final de Aluno, entre outros exemplo basicos, estou usando o netbeans para aprender, gostaria de saber também se ele é um bom IDE pra quem está iniciando.
Obrigado
Lucas 
Inicio em Java, Passos a seguir
25 Respostas
tem umas apostilas aqui pra quem ta começando, e mais algumas pra quem já tem alguma noçao. vc pode ir seguindo elas, dão uma ótima base.
http://www.caelum.com.br/apostilas/
Eu particularmente usaria o eclipse, não gosto do netbeans, mas é uma questão de gosto.
abraços
hmm. eu trabalho com dois desenvolvedores java, eles indicaram o netbeans, pois o eclipse é mais profissional e talz…
Lucas, a sintaxe da linguagem Java é o de menos. Mais importante são os frameworks e API’s que facilitam sua vida no desenvolvimento de sistemas. Mas pra aprendê-los bem, primeiramente você precisa de uma boa base de Orientação à Objetos. Por isso eu recomendaria que nesse início, você focasse realmente em entender orientação à objetos, depois partisse para aplicações gráficas com Swing (Desktop) e JSP (Web).
Julio, no caso você fala pra mim entender primeiro a lógica? por exemplo ver algoritmos e talz?
Gostaria de saber também como funcionam classes, como um aplicativo pode ser executaod em janela mesmo no prompt não só ser executada naquela pagina de testes.
Lucas…
O importante é se dedicar, ainda mais vc que é jovem… deixe um pouco de lado o playstation e wii 
é mesmo wesley.
kkk
Recomendo fortemente seguir as apostilas da Caelum que são exelentes.
Pegue a apostila fj11 que tem para baixar no site que o amigo citou acima, nela vc vai encontrar os conceitos de programaçao orienta a objetos e um passo a passo de como montar seu primeiro projeto e etc.
Leia ela de cabo a rabo ate assimilar tudo q tem nela, aproveita q vc é novo e sua capacidade de aprendizagem está no topo ainda.
Se com 15 anos vc dominar essa apostila e seguir no ritmo com 20 anos vc vai tar ganhando mais q seus pais saIehSAIUehas
A nao ser q ele seja politico, dai já é outra historia.
rsrsrs
Abraços.
E uma dica. Mantenha a fé em vc e nao desanime.
Esse foi meu ultimo projeto rs bem basicão.
package balancotrimestral;
class Main {
public static void main(String[] args) {
int gastosJaneiro = 1500;
int gastosFevereiro = 2300;
int gastosMarco = 1700;
int totalBrutoJaneiro = 1200;
int totalBrutoFevereiro = 8900;
int totalBrutoMarco = 6500;
int lucroJaneiro = -400;
int lucroFevereiro = 6600;
int lucroMarco = 4800;
int lucroTrimestre = lucroJaneiro+lucroFevereiro+lucroMarco;
System.out.println ("Balanço Trimestral");
System.out.println("Gastos do mês de janeiro = " + (gastosJaneiro));
System.out.println("Gastos do mês de fevereiro = " + (gastosFevereiro));
System.out.println("Gastos do mês de março = " + (gastosMarco));
System.out.println("Total bruto do mês de janeiro = " + (totalBrutoJaneiro));
System.out.println("Total bruto do mês de fevereiro = " + (totalBrutoFevereiro));
System.out.println("Total bruto do mês de março = " + (totalBrutoMarco));
System.out.println("Lucro do mês de janeiro = " + (totalBrutoJaneiro - gastosJaneiro));
System.out.println("Lucro do mês de fevereiro = " + (totalBrutoFevereiro - gastosFevereiro));
System.out.println("Lucro do mês de março = " + (totalBrutoMarco - gastosMarco));
System.out.println("Resultado dos gastos trimestral = " + (gastosJaneiro + gastosFevereiro + gastosMarco));
System.out.println("Resultado dos totais brutos do trimestre = " + (totalBrutoJaneiro + totalBrutoFevereiro + totalBrutoMarco));
System.out.println("Resultado do lucro trimestral = " + (lucroJaneiro + lucroFevereiro + lucroMarco));
if (lucroTrimestre > 0) {
System.out.print("Lucro positivo");
} else {
System.out.print("Lucro negativo");
}
if (lucroTrimestre > 9150) {
System.out.println(" e acima do esperado.");
} else {
System.out.println (" pórem abaixo do esperado.");
}
}
}
Teria algum próximo passo pra mim seguir?
Segue a apostila que tem bastante exercicio pra ti
Sim eu vi, mais os exemplos ficam bem distantes depois, passam bastantes coisas antes, então queria por exemplo um exercicio um pouco mais avançado, mas antes de entrar na parte de um bloco avançado.
Tenho outra pergunta 
É vantagem fazer um curso de java agora, ou da pra apreender sozinho e pedindo ajuda pro pessoal da empresa?
Cara, depende do que você quer.
Quer levar pra uma carreira profissional focada em Java?
Faça um curso pra tirar dúvidas, mas não deixe de estudar.
Eu to comecando com Java agora também, estou fazendo curso e estudando pra burro.
Mas o meu ideal é profissional.
Se for só pra aprender Java, tem várias apostilas, como a galera disse, tem da Caelum que é muito boa.
Abraço ai e bons estudos.
Tudo depende da sua capacidade de aprendizado.
Tem q ir com calma, porque Java nao eh so vc cata e aprender oq faz oq e usar da forma q vc achar melhor.
tem varios conceitos de programacao q vc deve aprender, pois programar nao 'e so ir la e fazer os codigos e boa. programar e estar apto a aprender novas tecnologias de forma rapida e produtiva, pois vc pode estar trabalhando em um ambiente hoje mais amanha a sua empresa precisa que vc domine outro ambiente, entao vc ter o conceito 'e mais importante pois na hora q cv precisar aprender algo vc vai ver q com o conceito fica bem mais facil.
Entao entenda primeiro que 'e OOP(programacao orientada a objetos) aprenda os conceitos (heranca, interface, encapsulamento etc. etc…) e dai quando vc for aprender seja java seja c#.net seja qql liguagem q seja orientada a objetos vc vai ver como fica mais facil
Agora peguei o livro: Java, Como Programar
Vou associar ele junto a apostila e ir “quebrando a cabeça”.
Dizem que é muito bom esse livro.
Não recomendo “Java, Como Programar” pra quem está começando.
Primeiramente parabéns! Legal ver uma rapazinho de 15 anos se interessando por Java… rs
Legal mesmo…
Cara… Tenta pegar a apostila FJ-11 da Caelum mais o livro da Kathy Sierra que embora seja pra preparar pra certificação mas
te dá muita experiência… Digite no Google “SCJP 5 da Kathy Sierra” e “apostila FJ-21 da Caelum”…
Veja como dei uma mudadinha no seu código:
package modificadores.acesso;
public class ModificadorAcessoStatic1 {
static double gastosJaneiro = 1.500;
static double gastosFevereiro = 2.300;
static double gastosMarco = 1.700;
static double totalBrutoJaneiro = 1.200;
static double totalBrutoFevereiro = 8.900;
static double totalBrutoMarco = 6.500;
static double lucroJaneiro = -400;
static double lucroFevereiro = 6.600;
static double lucroMarco = 4.800;
static double lucroTrimestre = lucroJaneiro + lucroFevereiro + lucroMarco;
System.out.println("Balanço Trimestral");
System.out.println("Gastos do mês de janeiro = " + gastosJaneiro);//Tanto faz dentro ou fora de parênteses o gastoJaneiro
System.out.println("Total bruto do mês de janeiro = "+ (totalBrutoJaneiro));
System.out.println("Total bruto do mês de fevereiro = " + (totalBrutoFevereiro));
System.out.println("Lucro do mês de janeiro = " + (totalBrutoJaneiro - gastosJaneiro));
System.out.println("Lucro do mês de fevereiro = "+ (totalBrutoFevereiro - gastosFevereiro));
System.out.println("Lucro do mês de março = " + (totalBrutoMarco - gastosMarco));
System.out.println("Resultado dos gastos trimestral = " + (gastosJaneiro + gastosFevereiro + gastosMarco));
System.out.println("Resultado dos totais brutos do trimestre = " + (totalBrutoJaneiro + totalBrutoFevereiro + totalBrutoMarco));
System.out.println("Resultado do lucro trimestral = " + (lucroJaneiro + lucroFevereiro + lucroMarco));
} else {
System.out.print("Lucro negativo");
}
} else {
System.out.println(" pórem abaixo do esperado.");
}
}
}
abs,
AS
Eu também não.
Sugiro que procure algum livro mais “leve”, como Big Java do Cay Horstmann ou mesmo o Use a Cabeça! Java da Kathy Sierra.
Depois, só dê uma lida rápida por esses capítulos iniciais no livro do Deitel e continue estudando os assuntos avançados por ele.
package balancotrimestral;
class Main {
int gastosJaneiro = 1500;
int gastosFevereiro = 2300;
int gastosMarco = 1700;
int totalBrutoJaneiro = 1200;
int totalBrutoFevereiro = 8900;
int totalBrutoMarco = 6500;
int lucroJaneiro = -400;
int lucroFevereiro = 6600;
int lucroMarco = 4800;
int lucroTrimestre = lucroJaneiro + lucroFevereiro + lucroMarco;
System.out.println("Balanço Trimestral");
System.out.println("Gastos do mês de janeiro = " + (gastosJaneiro));
System.out.println("Total bruto do mês de janeiro = " + (totalBrutoJaneiro));
System.out.println("Lucro do mês de fevereiro = " + (totalBrutoFevereiro - gastosFevereiro));
} else {
System.out.println(" pórem abaixo do esperado.");
}
} else {
System.out.println("Lucro negativo");
}
}
}
Ele estava imprimindo mesmo se fosse lucro negativo, ele imprimia "lucro negativo e abaixo do esperado", sendo que só seria necessario apresentar seo lucro foi acima ou abaixo de esperado no caso de lucro positivo.
E sobre o livro, ouvi falar bem do Use a Cabeça Java também.
Não se esqueça de estudar sistemas operacionais.
Eu trabalhava com Manutenção de Micro e Redes, a parte de sistemas operacionais eu sempre trabalhei então não há problemas quanto à isso, e também estou cursando WebDesigner.
Segue um link contendo duas vídeo aulas [uma teórica e uma prática] sobre POO básica: http://www.softblue.com.br/site/aulagratis/curso/1
Me ajudou muito!
Valeu Felipe, é um bom conteúdo mesmo para quem está iniciando, apesar de mostrar como funciona a programação, como é organizada e talz…
Se você procurar no site verá outra vídeo aula, também gratuita, tratando sobre a arquitetura de eventos do Swing.
Muito legal Lucas.
Depois dá uma conferida.
Felipe Gomes
Se você procurar no site verá outra vídeo aula, também gratuita, tratando sobre a arquitetura de eventos do Swing.
Não achei essa parte no site :? .