Olá pessoal do guj, sou novo aqui no fórum.
Bem tenho 15 anos e consegui um trabalho na area de suporte técnico para sistemas, e estou aprendendo um pouco de java aqui.
Gostaria de saber quais são os passos para mim seguir depois de um HelloWord, Um Balanço de Trimestre, Nota Final de Aluno, entre outros exemplo basicos, estou usando o netbeans para aprender, gostaria de saber também se ele é um bom IDE pra quem está iniciando.
Obrigado
Lucas 
Inicio em Java, Passos a seguir
25 Respostas
tem umas apostilas aqui pra quem ta começando, e mais algumas pra quem já tem alguma noçao. vc pode ir seguindo elas, dão uma ótima base.
http://www.caelum.com.br/apostilas/
Eu particularmente usaria o eclipse, não gosto do netbeans, mas é uma questão de gosto.
abraços
hmm. eu trabalho com dois desenvolvedores java, eles indicaram o netbeans, pois o eclipse é mais profissional e talz…
Lucas, a sintaxe da linguagem Java é o de menos. Mais importante são os frameworks e API’s que facilitam sua vida no desenvolvimento de sistemas. Mas pra aprendê-los bem, primeiramente você precisa de uma boa base de Orientação à Objetos. Por isso eu recomendaria que nesse início, você focasse realmente em entender orientação à objetos, depois partisse para aplicações gráficas com Swing (Desktop) e JSP (Web).
Julio, no caso você fala pra mim entender primeiro a lógica? por exemplo ver algoritmos e talz?
Gostaria de saber também como funcionam classes, como um aplicativo pode ser executaod em janela mesmo no prompt não só ser executada naquela pagina de testes.
Lucas…
O importante é se dedicar, ainda mais vc que é jovem… deixe um pouco de lado o playstation e wii 
é mesmo wesley.
kkk
Recomendo fortemente seguir as apostilas da Caelum que são exelentes.
Pegue a apostila fj11 que tem para baixar no site que o amigo citou acima, nela vc vai encontrar os conceitos de programaçao orienta a objetos e um passo a passo de como montar seu primeiro projeto e etc.