Olá…
Estou começando no mundo da programação agora…
Preciso fazer um sistema de cadastro de alunos, notas, professores, turmas… tudo em java!
Pretendo fazer no net beans…
Como eu dou início no sistema?
O que eu devo fazer antes, o passo a passo…
Não quero o código, tenho dúvidas nas etapas! :?:
Início Java
25 Respostas
criar projeto, classes etc
voce ja sabe? quais suas duvidas especificamente?
procura a apostila da caelum sobre java
vai te ajuda muito 
Depende de qual é o seu nivel de conhecimento e de como vc quer fazer se quer utilizar algum Framework, banco de dados e etc…
Especifica um pouco mais para que possamos entender qual a melhor maneira de te auxiliar.
Vanessa, bom dia!
O melhor é você aprender a parte básica: Programação orientada a objetos, Sintaxe da linguagem, Collections, … antes de pensar em fazer algo mais complexo.
Não que esse projeto que você descreveu seja complexo (supondo que seja de pequeno parte ou single-user), mas para quem está começando é um pouco demais…
Você pode até se aventurar a fazer… mas terá problemas com manipulações mais complexas: JDBC (ou Hibernate), Swing (até mesmo usando Netbeans é preciso conhecer Swing!!), etc.
Adquirir um bom livro e estudar bem a linguagem é minha recomendação para quem está começando…
Ola VenessaC, antes de começar seu projeto seria bom você ter suas classes e métodos definidos e também seu banco de dados. Após isto poderá começar desenvolver a interface do aplicativo,
procure separar as classes de fronteira das classes que irão fazer conexão com o banco.
criar projeto, classes etc
voce ja sabe? quais suas duvidas especificamente?procura a apostila da caelum sobre java
vai te ajuda muito
Se não quiser gastar, têm as apostilas da CAELUM também
Eu esqueci muuuuita coisa de java, muito tempo sem praticar… mas, enfim…
Eu já tenho a ideia de como ficará o layout de cada tela, e essa parte comecei a fazer no Formulário JFrame.
E depois, vou começar a colocar o código e o banco de dados também.