Olá…
Estou começando no mundo da programação agora…
Preciso fazer um sistema de cadastro de alunos, notas, professores, turmas… tudo em java!
Pretendo fazer no net beans…
Como eu dou início no sistema?
O que eu devo fazer antes, o passo a passo…
Não quero o código, tenho dúvidas nas etapas! :?:
Início Java
25 Respostas
criar projeto, classes etc
voce ja sabe? quais suas duvidas especificamente?
procura a apostila da caelum sobre java
vai te ajuda muito 
Depende de qual é o seu nivel de conhecimento e de como vc quer fazer se quer utilizar algum Framework, banco de dados e etc…
Especifica um pouco mais para que possamos entender qual a melhor maneira de te auxiliar.
Vanessa, bom dia!
O melhor é você aprender a parte básica: Programação orientada a objetos, Sintaxe da linguagem, Collections, … antes de pensar em fazer algo mais complexo.
Não que esse projeto que você descreveu seja complexo (supondo que seja de pequeno parte ou single-user), mas para quem está começando é um pouco demais…
Você pode até se aventurar a fazer… mas terá problemas com manipulações mais complexas: JDBC (ou Hibernate), Swing (até mesmo usando Netbeans é preciso conhecer Swing!!), etc.
Adquirir um bom livro e estudar bem a linguagem é minha recomendação para quem está começando…
Ola VenessaC, antes de começar seu projeto seria bom você ter suas classes e métodos definidos e também seu banco de dados. Após isto poderá começar desenvolver a interface do aplicativo,
procure separar as classes de fronteira das classes que irão fazer conexão com o banco.
criar projeto, classes etc
voce ja sabe? quais suas duvidas especificamente?procura a apostila da caelum sobre java
vai te ajuda muito
Se não quiser gastar, têm as apostilas da CAELUM também
Eu esqueci muuuuita coisa de java, muito tempo sem praticar… mas, enfim…
Eu já tenho a ideia de como ficará o layout de cada tela, e essa parte comecei a fazer no Formulário JFrame.
E depois, vou começar a colocar o código e o banco de dados também.
Estou indo no caminho certo? Ou falta algo? Ou tá tudo errado?! rs
Bom, você pode basicamente:
-Fazer as classes de entidade (os objetos que você vai representar no banco - alunos, professores, etc);
-Criar o banco de dados e as tabelas;
-Utilizar o Hibernate para o mapeamento objeto-relacional, deixando ele encarregado de persistir esses dados no banco - ou usar JDBC mesmo (nesse caso utilize o design pattern DAO);
-Criar classes de serviços;
-E rodar métodos das classes de serviços quando disparados eventos no JFrame e seus controles.
Há outros aspectos também: controle de acesso, segurança, etc…
Você está indo no caminho, mas dependendo do seu nível de conhecimento, do nível de complexidade do projeto e do resultado final que você espera, você poderá alcançar seu objetivo facilmente ou terá muitas dificuldades… até mesmo usando o Netbeans…
Tô sentindo que terei muita dificuldade mesmo, já to achando bem complicado, mas to tentando…
Vlw pelas informações, qualquer coisa eu pergunto denovo com certeza! rs
vai fazendo aí, quando surgir uma duvida específica voce posta, do jeito que o diego comentou deu uma assustada hehe, inclusive ja partir pro hibernate de cara :shock:
mas o básico nao é tao complicado assim nao
vai fazendo aí, quando surgir uma duvida específica voce posta, do jeito que o diego comentou deu uma assustada hehe, inclusive ja partir pro hibernate de cara :shock:
mas o básico nao é tao complicado assim nao
Eheheh… foi mal! 
Você pode usar JDBC como eu falei… depois pode começar a usar DAO em cima, mas após pegar mais prática… e depois de muita prática Hibernate.
Se o seu escopo for um sistema simples, será mais fácil. Tudo depende do resultado que você quer…
Bom, você pode basicamente:-Fazer as classes de entidade (os objetos que você vai representar no banco - alunos, professores, etc); -Criar o banco de dados e as tabelas; -Utilizar o Hibernate para o mapeamento objeto-relacional, deixando ele encarregado de persistir esses dados no banco - ou usar JDBC mesmo (nesse caso utilize o design pattern DAO); -Criar classes de serviços; -E rodar métodos das classes de serviços quando disparados eventos no JFrame e seus controles.Há outros aspectos também: controle de acesso, segurança, etc…
Você está indo no caminho, mas dependendo do seu nível de conhecimento, do nível de complexidade do projeto e do resultado final que você espera, você poderá alcançar seu objetivo facilmente ou terá muitas dificuldades… até mesmo usando o Netbeans…
Até agora, foi a pessoa que chegou mais perto da pergunta do rapaz. Eu não me considero usuário básico, mas a pergunta é semelhante e básica como a do nosso amigo que iniciou o tópico.
Como eu organizo as classes em meu projeto ?
Por exemplo: Criei uma classe que cria um formulário swing usando gridlayout, como faço para os resultados de meus códigos ?
Esse formulário verifica algumas coisas e tenho que imprimir o retorno dessas tarefas neste formulário que eu criei, só que estes resultado estãos em outra classe, ainda não captei muito bem nem por onde começar(pelas telas, ou pela resolução dos problemas)?
Mais um detalhe que nunca fica claro nos tópicos: o processo de geração do sistema em si como funciona. Quando estou desenvolvendo eu clico em run no eclipse e ele executa. Quando meu programa estiver pronto, como devo entregá-lo ao clicente ? Quais arquivos ?
Agradeço pelo tempo de todos…
Bom, minhas telas já estão prontas, fiz cada uma num JFrame diferente, fiz certo?
Enfim, eu já começo o código em si? Tô enrolada, não sei como começar agora…
se voce nao definiu tuas classes de objetos ainda:
a grosso modo falando: por exemplo se voce tem um objeto aluno, entao nas tuas telas vai ter os atributos, voce define eles
na classe de objeto aluno, para professor voce pode herdar algumas caracteristicas semelhantes…enfim
é complicado ajudar meio no escuro hehe, seria interessante voce colocar aqui os codigos que ja conseguiu fazer e tal, pois no netbeans dá pra criar um Frame sem digitar codigo algum :?
Bom, você pode basicamente:-Fazer as classes de entidade (os objetos que você vai representar no banco - alunos, professores, etc); -Criar o banco de dados e as tabelas; -Utilizar o Hibernate para o mapeamento objeto-relacional, deixando ele encarregado de persistir esses dados no banco - ou usar JDBC mesmo (nesse caso utilize o design pattern DAO); -Criar classes de serviços; -E rodar métodos das classes de serviços quando disparados eventos no JFrame e seus controles.Há outros aspectos também: controle de acesso, segurança, etc…
Até agora, foi a pessoa que chegou mais perto da pergunta do rapaz. Eu não me considero usuário básico, mas a pergunta é semelhante e básica como a do nosso amigo que iniciou o tópico.
Como eu organizo as classes em meu projeto ?Por exemplo: Criei uma classe que cria um formulário swing usando gridlayout, como faço para os resultados de meus códigos ?
Esse formulário verifica algumas coisas e tenho que imprimir o retorno dessas tarefas neste formulário que eu criei, só que estes resultado estãos em outra classe, ainda não captei muito bem nem por onde começar(pelas telas, ou pela resolução dos problemas)?Mais um detalhe que nunca fica claro nos tópicos: o processo de geração do sistema em si como funciona. Quando estou desenvolvendo eu clico em run no eclipse e ele executa. Quando meu programa estiver pronto, como devo entregá-lo ao clicente ? Quais arquivos ?
Agradeço pelo tempo de todos…
Bom, olhando por como foi feita a pergunta e o que de fato tem que ser feito e como a MOÇA (não é rapaz como você disse) está progredindo com o Projeto, eu recomendo de verdade que ela aceite as 4 primeiras dicas do POST e estude um material mais básico e avance para os conceitos mais avançados aos poucos…
Quanto a você, recomendo também que estude o Básico antes de partir de cara para o Swing, se já estudou o básico e já sabe pelo menos a diferença entre entre um Set e um List e já sabe conectar ao Banco usando JDBC, parta pra estudar como o Swing funciona… Isso vai te ajudar pacas…
Quanto ao resto do seu tópico, você deve entender que o GUJ não é uma Mega Apostila de Programação nem um curso grátis sobre Java… Aqui responde-se dúvidas e pra ter dúvidas você tem que ter pelo menos 2 requisitos:
1 - Já sabe o que quer fazer;
2 - Já tentou fazer o que quer e empacou em alguma coisa;
Logo, essa de que os tópicos não deixam claro tá certo, porque não são pra deixar mesmo… Mas respondendo sua dúvida e te colocando mais um desafio, estude sobre arquivos .JAR.
Tem uma pancada de artigos e fóruns já explicando a forma de montar um .JAR para que ele possa ser distribuído para o seu Cliente…
Abs [] e bons estudos…
Ok…
Bom, agora tava arrumando o código, e nessa linha deu erro…
public class Tela_Inicial extends javax.swing.JFrame {
Alguém sabe?
Outra coisa, como faço pra atribuir por exemplo, na tela inicial tem o botão aluno, ao clicar ali quero que abra a tela de aluno, como faço?
axo que voce tava escrevendo o seu post enquanto o colega anterior escrevia e acabou nao vendo, mas enfim, voce ta beeem encrencada se quer começar ja no swing de cara, o negócio é ir por partes mesmo
leia bastante antes, no apostilando.com tem um material bacana tambem
e o primeiro passo é voce deixar a parte visual de lado e aprender somente no console mesmo
o que é mais importante voce ja tem, que é a vontade de aprender, agora o resto somente lendo mesmo 
essa linha que mandei já estava na hora que criei a tela, entrei no código pra fazer as modificações, e começou a dar erro nisso… agora travei de vez…
Vanessa… estude JAVA… Só…
Quando você souber JAVA aí sim começa a fazer telas e criar Sistemas, senão vamos ter que ficar explicando p você cada linha de código que você pegar pela frente… Logo, não aprenderás…
É isso que estamos tentando lhe dizer com educação porque você é mulher :twisted: (Espero que não seja Fake)
você nem ao menos sabe os padrões de Nomenclatura JAVA, logo, pare e comece do começo… Apostilas da Caelum são uma boa pedida… Java Como Programar ou Use a Cabeça também são ótimas literaturas…
Abs [] e bons estudos…
:D
É isso que estamos tentando lhe dizer com educação porque você é mulher :twisted: (Espero que não seja Fake)
exatamente kkkkkk
Vanessa… estude JAVA… Só…Quando você souber JAVA aí sim começa a fazer telas e criar Sistemas, senão vamos ter que ficar explicando p você cada linha de código que você pegar pela frente… Logo, não aprenderás…
você nem ao menos sabe os padrões de Nomenclatura JAVA, logo, pare e comece do começo… Apostilas da Caelum são uma boa pedida… Java Como Programar ou Use a Cabeça também são ótimas literaturas…
Abs [] e bons estudos…
Primeiro, estudar Java é o já tenho feito, eu usava java a muito tempo, mas esqueci muita coisa pois comecei a usar apenas cobol.
Outra coisa, não pedi pra explicar cada linha de código, e deixei bem claro no início que não precisava de código nenhum.
Mas, enfim… obrigada pela atenção!
Vanessa… estude JAVA… Só…Quando você souber JAVA aí sim começa a fazer telas e criar Sistemas, senão vamos ter que ficar explicando p você cada linha de código que você pegar pela frente… Logo, não aprenderás…
Abs [] e bons estudos…
Primeiro, estudar Java é o já tenho feito, eu usava java a muito tempo, mas esqueci muita coisa pois comecei a usar apenas cobol.
Outra coisa, não pedi pra explicar cada linha de código, e deixei bem claro no início que não precisava de código nenhum.
Mas, enfim… obrigada pela atenção!
Não disse que querias linha de código… disse que estás perdida, não estás sabendo tirar as dúvidas e estás atropelando assunto… Você está preocupada em construir telas, quando o básico (nomenclatura de classes e atributos) você ainda não está lembrando…
Enfim, se já sabia, parou e está voltando agora, estude de novo… É comum esquecermos alguma tecnologia depois de muito tempo sem estudar, farei isso com PHP, pois há quase 2 anos que não programo de verdade em PHP, ou seja, sei que to enferrujado e que a Linguagem já mudou… Mas não é por isso que eu vou voltar ao PHP querendo logo de cara desenvolver um E-Commerce… vou começar do básico pra depois evoluir…
Mas se não quer seguir as dicas fique a vontade… mas se prepare pra demorar mais pra aprender…
Abs [] e bons estudos…
Nossa, já me disseram tanta coisa diferente…
falaram pra eu fazer no dreamweaver e passar pro net beans que ia ser mais fácil… isso não entendi.
Mas, já tá quase tudo terminado…
a única coisa que tá pegando mesmo é a parte do banco de dados não tá funcionando, alguma dica?
a única coisa que tá pegando mesmo é a parte do banco de dados não tá funcionando, alguma dica?
cola tua classe Dao aí juntamente com os erros do console 
Fazer janela do SWING no Dreamweaver?? kkkk. Quem te falou isso??
Bom, você pode usar o Netbeans para fazer as telas. Assim você escapa (em uma boa parte) do SWING. Você não vai escapar completamente porquê algumas coisas você terá que programar na mão.
Uma abordagem que acho legal seria:
Você pode começar modelando suas entidades e criando classes que fazem serviços CRUD (criar, apagar, atualizar e deletar). Essas classes se comunicam com DAO’s que fazem a persistência banco-objetos.
Depois que os serviços básicos da aplicação estiverem rodando via console (isso…sem interface gráfica), daí você pode partir para a interface gráfica.
Pelo menos, você terá um núcleo funcionando e depois define a interface.
Em um primeiro momento, você pode não ter criado todos os serviços necessários no aplicativo. Você poderá ampliar eles com a montagem da interface gráfica e definição de todas as funções do aplicativo.
o pessoal na maldade
com a menina
kkkkkkkkkkkkk
dreamweaver e foda primeira vez
que escuto uma desta
so pesistir os dados que da certo