injeÇÃo de dependÊncia - "stateless"

Olá!

Estou com uma dúvida em relação à injeção de dependências. Eu tenho o seguinte código:

@Name("tbconcursoFinder")
@Stateful
@Scope(ScopeType.SESSION)
@Interceptors(SeamInterceptor.class)
public class TbconcursoFinderBean extends GenericoFinderBean implements TbconcursoFinder { 

@In(create = true)
   private ConcursoFinder concursoFinder;

Note que estou fazendo injeção de dependência na propriedade ‘private ConcursoFinder concursoFinder;’. Porém, analisando o código que implementa a classe ConcursoFinder:

@Name("concursoFinder")
@Stateless
@Interceptors(SeamInterceptor.class)
public class ConcursoFinderBean extends GenericoFinderBean implements ConcursoFinder {

Percebe-se que ela é Stateless, ou seja, por que fazer injeção de dependência de um objeto que não permanecerá na sessão ao invés de simplesmente criar uma nova instância desse objeto usando o operador new ??
Talvez eu não esteja entendendo bem pois estou estudando injeção de dependências, se alguém puder me ajudar, fico muito grato!

Vc está delegando a criação para o conteiner…

• Supondo que vc instancie essa classe, digo supondo, pq essa classe é um EJB então pode ser obtida através de um lookup:
  1. Se vc um dia precisar mudar a classe que implementa ConcursoFinder, basta trocar a anaotação @Name(“tbconcursoFinder”) de classe. Vc só vai precisar mecher em um lugar.

Se vc explicitamente chamar new, estará criando uma ligação forte classe ConcursoFinderBean com a classe TbconcursoFinderBean.

1. Utilizando a injeção vc não tem essa forte ligação já que a classe TbconcursoFinderBean nem sabe que a classe ConcursoFinderBean existe.

Para fazer isso em classes comuns sem injeção vc teria que perder tempo criando fabricas de objetos.

Mas como sua Classe é um EJB e vc pode obter através de um Lookup acredito que o maior beneficio é escrever menor quantidade de código.