InputMap e ActionMap funcionando em todas as telas do sistema

Olá pessoal,

Andei lendo o artigo do vinny sobre Input e ActionMap, porém pelo que entendi ele funciona apenas no Jpanel da tela aonde eu adiciono o action. Porém o artigo não mostrou como podemos fazer aquilo utilizando combinação de teclas (como o numeral 0 e o enter no numpad), outra coisa que não ficou clara é como eu poderia estender o comportamento para todas as telas do sistema, ou seja quero que todas as telas respondam ao mesmo comando não importando qual tela possui o foco.

Bom, era isso… Agradeço a atenção e aguardo alguma idéia :slight_smile:

Nesse caso, você deve definir uma superclasse para sua tela do sistema, e usa-la em todas as suas telas.
Ou definir um construtor para o painel principal da sua tela, que já faça esse mapeamento.

No meu sistema, usei a primeira opção.

Tipo é que esqueci de expor um detalhe…
As janelas são criadas no netbeans usando o matisse.
Nesse caso como eu poderia fazer isso?

Desde já agradeço a atenção.

[quote=laudenpower]Tipo é que esqueci de expor um detalhe…
As janelas são criadas no netbeans usando o matisse.
Nesse caso como eu poderia fazer isso?[/quote]

Eu não faço a menor idéia.

[quote=ViniGodoy][quote=laudenpower]Tipo é que esqueci de expor um detalhe…
As janelas são criadas no netbeans usando o matisse.
Nesse caso como eu poderia fazer isso?[/quote]

Eu não faço a menor idéia.[/quote]

UAHUAHUAHUHAUh
Boa!..

Tipo eu tava pensando em criar uma classe que implementa KeyListener e depois em cada tela eu adicionar essa classe, sendo que ao adicionar eu armazenaria a referencia da tela no listener.

Ai nesse caso eu teria o prejuizo de ter que verificar sempre se um formulario está criado ou não para poder interagir com ele.

Será que fica muito “tosco”?

Mesmo assim agradeço a tua atenção, valeu mesmo (sem brincadeira).

Você pode criar uma superclasse como o Vini falou, e quando criar as outras janelas trocar o “extends JFrame” por “extends SuaJanelaPai”.

Se tiver algum componente adicionado na janela pai, não vai aparecer no editor gráfico da janela filha, mas quando executar vai aparecer normalmente. Como a intenção é definir o InputMap, acho que não será problema.