Insatisfações com JBoss

28 respostas
gcobr

Queria saber quem aqui compartilha da minha mais absoluta instatisfação com a documentação do JBoss.

Toda informação que eu encontro é quebrada e muita coisa é do tipo “faça assim q dá certo”.

Como pode um produto ser praticamente um padrão de mercado quando as pessoas mal sabem utilizá-lo?

Por exemplo, o JBoss tem um ACC (Application Client Container) para a execução de Client Applications que usam anotações para injeção de dependência, como no lado servidor, mas a documentação sequer menciona ele.

28 Respostas

albertongai

Olá Gabriel! Tudo beleza?

Então eu atualmente to apanhando feio do Jboss Application Server, e eu compartilho um pouco da sua dor, a documentação é realmente fraca e é penoso pra tudo. Fico pensando se isso é uma estratégia da red hat pra prover o serviço de consultoria da própria. Ou para forçar a adquirirmos produtos pagos Red Hat que complementam a suíte.

Vai saber se eu to falando besteira ou não…

LPJava

nada é de graça nesse mundo! Tudo existe algo por tras… algum tipo de interesse…

A

gcobr:
Queria saber quem aqui compartilha da minha mais absoluta instatisfação com a documentação do JBoss.

Toda informação que eu encontro é quebrada e muita coisa é do tipo "faça assim q dá certo".

Como pode um produto ser praticamente um padrão de mercado quando as pessoas mal sabem utilizá-lo?

Por exemplo, o JBoss tem um ACC (Application Client Container) para a execução de Client Applications que usam anotações para injeção de dependência, como no lado servidor, mas a documentação sequer menciona ele.

Vamos lá…

existem algumas soluções para seus problemas, mas vc tem que ser um cara persistente.

Alguns canais que podem te ajudar:

1. Livros -> os melhores em inglês obviamente. Para o seu caso, dê uma olhada no "JBoss In Action"

2. Fóruns JBoss/Hibernate/Seam -> acredite, já encontrei muita informação boa por lá. Tem que peneirar, mas vc encontra (lembre-se, seja persistente). A base de conhecimento formada nos fóruns JBoss é mais rica do que a de concorrentes como IBM/BEA, que preferem restringir os fóruns para pessoal interno.

3. Aproveite os exemplos/quickstarts que vêm com os downloads. Mais uma vez, os concorrentes não possuem essas facilidades. Os quickstarts complementam o conhecimento que vc obtém com os manuais.

4. Cursos e consultoria Red Hat.

Resumindo, se vc for atrás, vc acha. E se achar que os manuais estão incompletos, que tal uma mãozinha? :wink:

Bem vindo ao mundo Open Source.

L

Taz:
gcobr:

Toda informação que eu encontro é quebrada e muita coisa é do tipo "faça assim q dá certo".

Vamos lá…

existem algumas soluções para seus problemas, mas vc tem que ser um cara persistente.

Alguns canais que podem te ajudar:

1. Livros -> os melhores em inglês obviamente. Para o seu caso, dê uma olhada no "JBoss In Action"

2. Fóruns JBoss/Hibernate/Seam -> acredite, já encontrei muita informação boa por lá. Tem que peneirar, mas vc encontra (lembre-se, seja persistente). A base de conhecimento formada nos fóruns JBoss é mais rica do que a de concorrentes como IBM/BEA, que preferem restringir os fóruns para pessoal interno.

3. Aproveite os exemplos/quickstarts que vêm com os downloads. Mais uma vez, os concorrentes não possuem essas facilidades. Os quickstarts complementam o conhecimento que vc obtém com os manuais.

4. Cursos e consultoria Red Hat.

Resumindo, se vc for atrás, vc acha. E se achar que os manuais estão incompletos, que tal uma mãozinha? :wink:

Bem vindo ao mundo Open Source.

Isso é uma verdade!

A documentação da Jboss é realmente uma lástima, mas qlq dúvida você consegue encontrar a resposta nos foruns da JBoss. E se não achar, posta lá que em pouco tempo eles respondem.

Pra mexer com produtos da Jboss tem que gostar de garimpar pela net! :smiley:

E

Estou indignado com esse aplicativo ridículo. Já são quase 5 posts aqui no guj de dúvidas e nenhuma respondida, além das diversas buscas pelo google. Só não procurei em outro planeta ainda. Esse papo que é de graça no rola, nada nesse mundo é de graça, com certeza há muito ganho em cima disso. Para mim, Jboss é voltar ao passado, hoje a programação em sim é voltada para simplicidade, nós somos desenvolvedores, precisamos perder o nosso tempo melhorando o negócio da aplicação e não quebrando cabeça, perdento tempo com esses malditos erros desse aplicativo. Desculpem meus amigos a minha indignação, mas só que passou esta dificuldade pode entender…

Abraço.

A

efcjunior:
Estou indignado com esse aplicativo ridículo. Já são quase 5 posts aqui no guj de dúvidas e nenhuma respondida, além das diversas buscas pelo google. Só não procurei em outro planeta ainda. Esse papo que é de graça no rola, nada nesse mundo é de graça, com certeza há muito ganho em cima disso. Para mim, Jboss é voltar ao passado, hoje a programação em sim é voltada para simplicidade, nós somos desenvolvedores, precisamos perder o nosso tempo melhorando o negócio da aplicação e não quebrando cabeça, perdento tempo com esses malditos erros desse aplicativo. Desculpem meus amigos a minha indignação, mas só que passou esta dificuldade pode entender…

Abraço.

A culpa por vc não saber JSF é do JBoss !?

danieldestro

Brinque de usar Oracle OC4J e passe mais raiva ainda.

agodinho

E olha que o quê não falta pro OC4j, com certeza, é documentação. Agora tempo pra deglutir e até ver se realmente serve pra algo …

Woody

E

Taz:
efcjunior:

Abraço.

A culpa por vc não saber JSF é do JBoss !?

Meu amigo você deve saber muito de JSF, tanto é que conseguiu responder as minhas dúvidas. Ou não respondeu porque não gosta de compartiilhar os seus conhecimentos ? Se for isso, parece está havendo uma contradição: “A ideia da tecnologia, é compartilhar a todos, desde que eu não precise ajudar a ninguém !” Ao invés de você perder o seu tempo julgando o conhecimento do seu colega, porque não procure o ajudar. Tenho certeza que não nasceu sabendo e muitas das suas dúvidas foram resolvidas com dicas de colegas aqui deste fórum.

Abraço

A

Suas dúvidas estão respondidas na documentação, nos quickstarts do produto e em uma penca de livros e sites que vc pode achar na Internet. Procure, fuce, descubra, evolua e não fique esperando que fóruns ou que a boa vontade de outras pessoas te ensinem o be-a-bá das coisas.

È mais fácil falar que a ferramenta é “ridícula” do que suar a camisa para construir o conhecimento para utilizá-la corretamente, não?

E

Taz:
efcjunior:

Meu amigo você deve saber muito de JSF, tanto é que conseguiu responder as minhas dúvidas. Ou não respondeu porque não gosta de compartiilhar os seus conhecimentos ?

Suas dúvidas estão respondidas na documentação, nos quickstarts do produto e em uma penca de livros e sites que vc pode achar na Internet. Procure, fuce, descubra, evolua e não fique esperando que fóruns ou que a boa vontade de outras pessoas te ensinem o be-a-bá das coisas.

È mais fácil falar que a ferramenta é “ridícula” do que suar a camisa para construir o conhecimento para utilizá-la corretamente, não?

Colega indique apenas um tutorial que me ajude a rodar jsf com jboss no eclipse…

A

efcjunior:

Colega indique apenas um tutorial que me ajude a rodar jsf com jboss no eclipse…

Baixe o JBoss Seam 2.0.3 CR1 que contém os quickstarts (eles vão muito além de um simples HelloWorld).

Os quickstarts já possuem scripts para montagem e deploy dos pacotes (leia os READMEs).

Baixe o JBoss AS 4.2.2 para deployar esses pacotes e execute os scripts.

albertongai

efcjunior:
Taz:
efcjunior:

Meu amigo você deve saber muito de JSF, tanto é que conseguiu responder as minhas dúvidas. Ou não respondeu porque não gosta de compartiilhar os seus conhecimentos ?

Eu estou nessa jornada a um tempo , o que você tá precisando necessariamente? Pelo o que eu percebi o Jboss 4.2.2 já vem com a implementação do JSF 1.2 por padrão. Se você precisar trocar esse implementação do RI pelo myfaces por exemplo você vai ter que configurar um arquivo xml, bom tem um mini-tutorial no wiki do jboss.org.

Página do wiki

E

albertongai:
efcjunior:
Taz:
efcjunior:

Eu estou nessa jornada a um tempo , o que você tá precisando necessariamente? Pelo o que eu percebi o Jboss 4.2.2 já vem com a implementação do JSF 1.2 por padrão. Se você precisar trocar esse implementação do RI pelo myfaces por exemplo você vai ter que configurar um arquivo xml, bom tem um mini-tutorial no wiki do jboss.org.

Página do wiki

Então Alberto, estou utilizando o Jboss 4.0.5…Tenho um projeto que contém somente um arquivo jsp com um hello world da seguinte forma:

<%@ page language="java" contentType="text/html; charset=ISO-8859-1"
    pageEncoding="ISO-8859-1"%>
<%@ taglib uri="http://java.sun.com/jsf/core" prefix="f" %>
<%@ taglib uri="http://java.sun.com/jsf/html" prefix="h" %>
<%@ taglib uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/core" prefix="c" %>
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">
<html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=ISO-8859-1">
<title>Bem ao modelo</title>
</head>
<body>
	<f:view>
		<c:out value="Hello world !!!!"/>
	</f:view>
</body>
</html>

Com o tomcat 6 é normal. Porém com o jboss está ocorrendo este erro:

Eu estou gerando o arquivo .war e colocando dentro da pasta deploy. Depois disto rodo Jboss pelo eclipse e ocorre este erro acima.

Eu queria entender a funcionamento grosso, depois eu quando for usar mesmo, utilizar plugins, frameworks como Jboss seam…

Obrigado.

albertongai

Hmm com esse stacktrace fica díficil de entender o que tá acontecendo. Qual versão do JSF você está tentando utilizar? JSF 1.1 RI? Tem o myfaces junto? E você pode usar o Jboss 4.2.2 GA? Pelo o que eu percebi a versão 4.2.2 tá “menos” pior que a versão 4.0.2 rss…

A partir da sua resposta vou ver se tiro um tempo aqui e tento simular o mesmo ambiente que você tem pra ver o que acontece aqui…

Abraços

E

A versão do jsf quando criei o projeto é 1.2…Eu até posso instalar o 4.2, porém no meu trabalho eu utilizo 4.0.5. Neste projeto que eu criei não usei Myfaces, mas dentro da pasta jsflibs contém dois jars do Myfaces. É bem simples mesmo este projeto.

Obrigado

albertongai

efcjunior:
A versão do jsf quando criei o projeto é 1.2…Eu até posso instalar o 4.2, porém no meu trabalho eu utilizo 4.0.5. Neste projeto que eu criei não usei Myfaces, mas dentro da pasta jsflibs contém dois jars do Myfaces. É bem simples mesmo este projeto.

Obrigado

Cara acho que não rola J2EE 1.5 no jboss ainda… e o JSF 1.2 faz parte do J2EE 1.5 senão me engano…vai ver eu to falando besteira…

E

cara fiz um novo projeto com jsf 1.1, rodei legal no tomcat no entando no jboss permaneceu o erro…O erro ocorre quando o jboss está sendo iniciado:

Hempx

Realmente o JBoss está pecando na documentação. Atualmente precisei fazer uma atualização do JBoss 4.0 para o 4.2 e percebi que ele não aceitava mais a integração do Hibernate através de .har. Foi simplesmente eliminado e não tinha nada explicando como fazer essa integração.

A

albertongai:

Cara acho que não rola J2EE 1.5 no jboss ainda… e o JSF 1.2 faz parte do J2EE 1.5 senão me engano…vai ver eu to falando besteira…

Sua última afirmação está correta.

A

Hempx:
Realmente o JBoss está pecando na documentação. Atualmente precisei fazer uma atualização do JBoss 4.0 para o 4.2 e percebi que ele não aceitava mais a integração do Hibernate através de .har. Foi simplesmente eliminado e não tinha nada explicando como fazer essa integração.

Que tal o Wiki? :wink:

http://wiki.jboss.org/wiki/JBossHibernate3

albertongai

efcjunior:
cara fiz um novo projeto com jsf 1.1, rodei legal no tomcat no entando no jboss permaneceu o erro…O erro ocorre quando o jboss está sendo iniciado:

Me parece que está faltando a lib que se refere ao EL o el-api.jar.

Taz:
albertongai:

Sua última afirmação está correta.

Acho que errei ao falar que o JSF 1.2 não rola no JBoss, deveria rodar pq o próprio Jboss 4.2.2 vem por padrão com as libs do JSF 1.2. Confundi o fato dele não ter J2EE 5 certified por não dar suporte ao J2EE5.

Conforme parte do release notes da versão 4.2.2

Abraços

E

você deve estar colocando os bibliotecas do jsf no class path de sua aplicação…
isso e um problema de class loader…

o jboss possui a bibliotecas de jsf dele, apenas referencie as do jboss e tudo vai funcionar.

abraços.

efcjunior:
albertongai:
efcjunior:
Taz:
efcjunior:

Página do wiki

Então Alberto, estou utilizando o Jboss 4.0.5…Tenho um projeto que contém somente um arquivo jsp com um hello world da seguinte forma:

<%@ page language="java" contentType="text/html; charset=ISO-8859-1"
    pageEncoding="ISO-8859-1"%>
<%@ taglib uri="http://java.sun.com/jsf/core" prefix="f" %>
<%@ taglib uri="http://java.sun.com/jsf/html" prefix="h" %>
<%@ taglib uri="http://java.sun.com/jsp/jstl/core" prefix="c" %>
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">
<html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=ISO-8859-1">
<title>Bem ao modelo</title>
</head>
<body>
	<f:view>
		<c:out value="Hello world !!!!"/>
	</f:view>
</body>
</html>

Com o tomcat 6 é normal. Porém com o jboss está ocorrendo este erro:

Eu estou gerando o arquivo .war e colocando dentro da pasta deploy. Depois disto rodo Jboss pelo eclipse e ocorre este erro acima.

Eu queria entender a funcionamento grosso, depois eu quando for usar mesmo, utilizar plugins, frameworks como Jboss seam…

Obrigado.

E

Alberto, acredito que eu esteja fazendo alguma coisa em relação ao deploy…Estou apenas exportar o arquivo .war para a pasta deploy e subindo o jboss, está certo ?

albertongai

em qual pasta você está fazendo deploy? Geralmente se faz na pasta JBOSS_HOME/server/default/deploy , e as libs comuns ficam na pasta JBOSS_HOME/server/default/lib , se o jar do el, o el-api.jar não estiver lá… já achamos um problema. Porque vc não integra o seu deploy no eclipse que nem você provavelmente deve ter feito no tomcat?

Abraços… espero que te ajude…

E

em qual pasta você está fazendo deploy? Geralmente se faz na pasta JBOSS_HOME/server/default/deploy , e as libs comuns ficam na pasta JBOSS_HOME/server/default/lib , se o jar do el, o el-api.jar não estiver lá… já achamos um problema. Porque vc não integra o seu deploy no eclipse que nem você provavelmente deve ter feito no tomcat?

Abraços… espero que te ajude…

Bem o erro continua, a única coisa diferente no erro foi:

Vou fazer passo a passo da minha aplicação:

Eclipse: 3.3 - europa
Jbos: 4.0.5
jre:1.6.0-7

Criei um projeto com o nome Modelo: dynamic web project.

Coloquei dentro da minha pasta lib os jars : jsf-api.jar, jsf-impl.jar e jstl-1.2.jar.

Dentro do webcontent criei o arquivo index.jsp igual a este que postei acima.

o caminho do deploy: D:\Java-Estudo\apps\server\modelo\deploy

Dentro deste caminho está o arquivo : modelo.war

E

Coloquei dentro da minha pasta lib os jars : jsf-api.jar, jsf-impl.jar e jstl-1.2.jar.

velho já falei para você arranca isso da sua pasta lib que vai funcionar…
e problema de classloader simples assim…

o jboss já tem essas libs em:

C:\java\jboss-4.2.2.GA\server\all\deploy\jboss-web.deployer\jsf-libs

por isso esta dando erro as libs jsf estão repetidas.

simplesmente arranca do seu lib.

no tomcat funciona porque ele não tem isso no classpath.

um abraço.

albertongai

edpipole:

velho já falei para você arranca isso da sua pasta lib que vai funcionar…
e problema de classloader simples assim…

o jboss já tem essas libs em:

C:\java\jboss-4.2.2.GA\server\all\deploy\jboss-web.deployer\jsf-libs

por isso esta dando erro as libs jsf estão repetidas.

simplesmente arranca do seu lib.

no tomcat funciona porque ele não tem isso no classpath.

um abraço.

É vero , ou você faz isso ou arranca a referência do classpath do jboss, que é comentar tudo o que se refere ao JSF dentro daquele arquivo xml que eu apontei no wiki. Eu tive que fazer isso pra rodar o JSF 1.0 RI no Jboss 4.2.2

Criado 22 de julho de 2008
Ultima resposta 23 de jul. de 2008
Respostas 28
Participantes 10