Insegurança dentro da equipe

14 respostas
CarlosEduardoDantas

Imaginem que vocês estão em uma equipe e algumas pessoas desta equipe prestam suporte para o usuário final mediante chamados. E o usuário final liga dizendo que não está aparecendo a informação no sistema xpto e ele jura de pés juntos que cadastrou essa informação (trata-se de um cadastro problemático, onde a falta de informações acarreta em muito $$$ indo pro espaço). Daí o seu colega que atendeu a ligação te chama pedindo para você inserir estas informações manualmente no sistema porque estas não existem (considerando que apenas você tem permissão para inserir manual). E você, alega que não fará esta inclusão se não for mediante chamado. Para a sua surpresa, seu colega alega que não pediu para abrir chamado porque pode ser que o usuário cadastrou e o sistema é quem não incluiu a informação (detalhe: estamos falando de um sistema que está em produção há 2 anos). E, obviamente você fica louco de raiva não por sempre ter 100% convicção de que o sistema está correto, mas por ter gente dentro da sua própria equipe que possuem a mentalidade do “o default é sempre erro de sistema”

Neste tipo de caso, quais medidas vocês tomam com a equipe?

14 Respostas

adriano_si

Cara, atualmente não… mas entendo bem a sua situação atual…

Minha dica é pra chutar o balde e não fazer… se o cara insistir e o cliente estiver perto, vai junto com ele lá e manda cadastrar na tua frente…

Quando funcionar vê a cara de taxo dos 2…

A probabilidade de acontecer de novo é pequena… Claro que tudo isso com bastante educação. Fiz isso 1 vez e funcionou, agora estávamos no mesmo prédio do usuário.

O lado ruim, foi que depois disso o usuário queria que eu passasse a dar o suporte… heueheuheuheu

CarlosEduardoDantas

Olá Adriano,

Uma coisa que me irrita em cima disso é a falta de confiança das pessoas naquilo que fazem. Digo assim, se alguém te liga falando que o sistema está errado, você já vai bater o olho e tentar pensar onde o sistema está errado? A falta de confiança no software produzido é tanta que nem existe possibilidade de um cadastro ter sido feito errado ?

Detalhe: não estou falando de usuário. É “normal” o usuário ter essa visão. Falo de gente dentro da sua própria equipe, que produz Software igual você

pinto

Um cadastro com tal criticidade deve ter um bom controle transacional e um log que permita ratrear qualquer manutenção.
Se não tem, o usuário tem razão na sua cobrança e o cara de TI tem razão em duvidar da qualidade da sua própria criação.

CarlosEduardoDantas

pinto:
Um cadastro com tal criticidade deve ter um bom controle transacional e um log que permita ratrear qualquer manutenção.
Se não tem, o usuário tem razão na sua cobrança e o cara de TI tem razão em duvidar da qualidade da sua própria criação.

Ambos possuem e não foi detectada nenhuma movimentação. Agora o usuário jura que cadastrou, você colocaria uma câmera na cara dele ou confiaria no que implementou?

adriano_si

pinto:

Perfeita colocação Pinto, porém pulei a crítica porque quando o Carlos falou o que aconteceu, já coloquei essas ações por Default.

Enfim, repito que já passei por isso Carlos e dentro da equipe… Resumindo, os 2 ficaram com cara de Taxo e o usuário quis que daí pra frente só eu desse o suporte.

Ou seja, meu colega estava mais afim de achar culpados e ser o salvador do que realmente ajudar…

Sem mais.

luiz_renato

Concordo com o CarlosEduardoDantas.
O log tem q registrar toda a manutenção importante e principalmente erros/exceções que podem atrapalhar essas operações.Ou vc tem o log da operação realizada ou o erro q impediu a mesma.Do contrário nao houve tentativa do usuário.

adriano_si

Um fatop que lembrei, é que fiquei sabendo que esse fulano estava fazendo umas coisas bem esquisitas na empresa depois que eu saí…

Ele estava abrindo Arquivos de Objetos dentro do Visual Fox Pro, que era a ferramenta usada na época, e no meio do emaranhado de código macarrônico, colocando um simples .

Isso mesmo um [.] - Ponto no meio daquele caminhão de código, só porque não era mais ele responsável pelo Sistema.

A solução foi deixarem o código preso a máquina do atual responsável e dar permissão de acesso a quem iria desenvolver nele…

Quem já trabalhou com VFP sabe do problema que estou falando com um simples [.]… heuheueehue

Cara, fiquei até triste, porque fora do emprego era uma pessoa bem legal de lhe dar… Mas depois dessa, fiquei sabendo que se transformou no excluído da galera. :roll:
Abs []

CarlosEduardoDantas

é aí que está o problema pinto… a equipe não confia no que ela mesmo cria. Erro de sistema é default

xandevieira

Para evitar esse tipo de coisa foi implementado auditoria no sistema, sempre que houver qq “insert, delete, update”, é gerada auditoria, ai é só consultar e ver o que ocorreu.

adriano_si

Cara, pelo jeito o deles também tem auditoria, porém o usuário insiste que inseriu o registro.

A reclamação do Carlos é que o fulano da equipe que deveria defender o Sistema, fez questão de ficar ao lado do usuário mesmo tendo sido comprovado por logs e auditoria que o mesmo não teve o registro inserido. O que ele está reclamando é justamente da falta de confiança da própria equipe na própria equipe…

Ou seja, não rola um “vamos apurar o ocorrido e lhe dar um retorno”, e sim um “é o sr tem razão, é o sistema que está errado mesmo”.

Pow isso é páia, só quem já viveu pra saber… Minha dica ainda é pegar io fulano e ir na frente do usuário e mandar fazer na frente, quando for feito, mostrar que o sistema funciona.

P

Eu ficaria do lado do usuário se o software já tivesse um histórico de bugs ou o desenvolver já fosse conhecido por não gostar de testar software.

M

off-topic

Infame, essa, hein?

douglaskd

hahaha, ja vi essa história, mais no caso era uma alteração que o cara tinha feito e deu pra comprovar

provavelmente ele deu alguma desculpa pro chefe dele por não ter inserido o registro, agora precisa inventar/comprovar/forçar que realmente não foi culpa dele =), mais foi…

“”“quer tirar o dele da reta”"", e o pior de tudo…ele vai conseguir…e ai sempre que ele fizer alguma cagada, vai saber que pode colocar a culpa no TI que ta resolvido…

douglaskd

marcosalex:
off-topic

Infame, essa, hein?

kkkkkkkkkkkkkkk, Pinto boa colocação referente o controle transacional …kkk

Criado 12 de agosto de 2011
Ultima resposta 15 de ago. de 2011
Respostas 14
Participantes 8