Inserção de Conteúdo dinâmico

:smiley: Olá.

Estou necessitando criar uma ferramenta que me possibilite digitar um texto dentro de um campo “text” de uma página html e em seguida salvar este conteúdo para ser recuperado mais tarde. Alguém teria uma dica de como posso fazer isso com servlets? Se tiver alguma sugestão de literatura, melhor ainda.

Roberto,

Você vai ter que enviar o campo via POST ou GET para o servlet. No servlet vc vai ter que implementar o método doPost ou doGet, dependendo da maneira que vc enviou o campo. Neste método vc pode fazer o que quizer com os dados recebidos da página HTML, inclusive gravar em disco ou por em um banco de dados.

Eu sei que a minha explicação está muito resumida. Eu aconselho vc a procura um tutorial na internet, em inglês existem vários. Basta vc procurar por “servlet tutorial” no http://www.google.com.br/.

:smiley: Ok lalgarve.

No entanto, me resta uma dúvida: vamos supor um jornal. Todo dia o jornalista acessa uma página onde ele digita sua matéria e a salva para que os usuários do jornal possam acessá-la depois. Quais a técnicas mais utilizadas para guardar grandes volumes de texto? Por exemplo, seria viável guardar uma notícia de 2 páginas em um campo do banco de dados? Haveria uma forma de fazer esse conteúdo ser gravado no formato html ou txt via código java para depois recuperá-lo?

Realmente nesse caso o mais normal seria você gerar o html dinâmicamente, através de Servlet ou JSP, a partir de um texto já gravado em banco de dados ou até mesmo um arquivo texto separado. Isso para evitar grandes quantidades de manipulação do arquivo “na mão” para inserir o texto e gravar o html pronto.
Claro que aí já começa a entrar a questão de fazer cache do arquivo gerado para não precisar ficar acessando o banco a cada request do usuário…
Mas é viável sim gravar grandes quantidades de texto dentro do banco de dados. Costuma-se usar o tipo CLOB para a coluna.

Um bom tutorial de Servlets.

http://java.sun.com/j2ee/tutorial/1_3-fcs/doc/Servlets.html

bom estudo.