Inserção de Conteúdo dinâmico

4 respostas
R

:smiley: Olá.

Estou necessitando criar uma ferramenta que me possibilite digitar um texto dentro de um campo “text” de uma página html e em seguida salvar este conteúdo para ser recuperado mais tarde. Alguém teria uma dica de como posso fazer isso com servlets? Se tiver alguma sugestão de literatura, melhor ainda.

4 Respostas

lalgarve

Roberto,

Você vai ter que enviar o campo via POST ou GET para o servlet. No servlet vc vai ter que implementar o método doPost ou doGet, dependendo da maneira que vc enviou o campo. Neste método vc pode fazer o que quizer com os dados recebidos da página HTML, inclusive gravar em disco ou por em um banco de dados.

Eu sei que a minha explicação está muito resumida. Eu aconselho vc a procura um tutorial na internet, em inglês existem vários. Basta vc procurar por “servlet tutorial” no http://www.google.com.br/.

R

:smiley: Ok lalgarve.

No entanto, me resta uma dúvida: vamos supor um jornal. Todo dia o jornalista acessa uma página onde ele digita sua matéria e a salva para que os usuários do jornal possam acessá-la depois. Quais a técnicas mais utilizadas para guardar grandes volumes de texto? Por exemplo, seria viável guardar uma notícia de 2 páginas em um campo do banco de dados? Haveria uma forma de fazer esse conteúdo ser gravado no formato html ou txt via código java para depois recuperá-lo?

Bani

Realmente nesse caso o mais normal seria você gerar o html dinâmicamente, através de Servlet ou JSP, a partir de um texto já gravado em banco de dados ou até mesmo um arquivo texto separado. Isso para evitar grandes quantidades de manipulação do arquivo “na mão” para inserir o texto e gravar o html pronto.
Claro que aí já começa a entrar a questão de fazer cache do arquivo gerado para não precisar ficar acessando o banco a cada request do usuário…
Mas é viável sim gravar grandes quantidades de texto dentro do banco de dados. Costuma-se usar o tipo CLOB para a coluna.

ozielneto

Um bom tutorial de Servlets.

http://java.sun.com/j2ee/tutorial/1_3-fcs/doc/Servlets.html

bom estudo.

Criado 1 de abril de 2003
Ultima resposta 4 de abr. de 2003
Respostas 4
Participantes 4