Inserção de dados

Olá pessoal,
Sou completamente novo em programação.
Estou fazendo um trabalho para faculdade, mas estou completamente perdido.

Tenho 3 tabelas, Produto, Cliente e Venda.

A minha Venda precisa ter um cliente e vários produtos.

Mas não sei como inserir os vários produtos.

Pensei em criar um array com todos os produtos.

Mas como inserir esse array na tabela Venda?

Alguém me dê uma luz…

Se estiver usando Java pesquise por JDBC. :slight_smile:

Nesse link explica, é da apostila f21 da caelum, é pra iniciante mesmo.

http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/bancos-de-dados-e-jdbc/

nem sempre (quase nunca) suas classes vão ficar iguais as tabelas do banco, as classes são orientadas a objetos, o banco de dados segue o modelo relacional*, então você tem q fazer algo chamado mapeamento objeto-relacional (ORM). Neste caso, na sua classe você ja definiu, vai colocar o array. No banco a situação é a seguinte: uma venda pode ter muitos produtos e um produto pode estar em muitas vendas, é um relacionamento N pra N, pra resolver estasituação você vai ter que fazer algo chamado normalização:
destas tabelas onde existe o relacionamento N:N surge uma nova tabela, contendo a chave primaria de cada uma destas como chave estrangeira:

só exemplificando:vc tem os seguintes produto:

id | nome 1 | camisa azul 2 | sapato verde
tem o cliente:

id | nome 10 | john doe

aí o john doe quer comprar uma camisa azul e um sapato verde, na sua classe é simples: adiciona estes 2 produtos no arraylist. no banco é assim:
você ja tem o cadastro dos produtos e do cliente, o cliente quer fazer uma compra, vc tem q fazer uma inserção em venda então, a tabela de venda vai ficar assim:

id | cliente | dia 5 | 10 | 23/10/2013