Inserindo imagens no Banco de dados: uma outra dúvida

Alô pessoal! Eu estou querendo inserir umas imagens no banco de dados. Li alguns posts aqui e já sei o básico do que fazer… agora a minha dúvida é “como fazer?”

Pelo que entendi eu tenho que criar uma pasta para o meu programa, que é onde irão ficar minhas fotos.
Depois eu só faço guardar o “caminho da imagem” no meu banco de dados e “carregar” a imagem quando for necessário… essa parte é simples, eu só queria saber “Como eu faço pra criar a pasta onde ficarão as imagens?”

Eu preciso criar “na mão” essa pasta em todos os computadores em que irei instalar meu programa??
Não tem como eu criar através de “código java” essa pasta, automaticamente, na hora em que eu instalar o programa?

A minha idéia seria: 1º) criar essa 'pasta" através de “código java”; Essa é minha dúvida: como faço isso?

                          2º) o usuário seleciona a imagem que ele quer (em qualquer diretório do pc) e eu copio essa imagem para a "pasta" criada pelo programa;[b]E essa é a outra dúvida. Como faço isso?[/b]
                          
                          3º) eu salvo o "caminho da imagem" no meu banco de dados. [b]Isso eu sei ^^[/b]

Obrigado!! Eu espero que vocês me entendam ^^