Inserindo Imagens

6 respostas
T

Pessoal,

Estou desenvolvendo um formulário em jsp, e uma das opções q necessito desenvolver está relacionada a possibilidade do usuário inserir imagens(jpg ou gif).
Na verdade, a imagem .jpg vai estar no computador do usuário que quiser inserir a imagem.

Primeira dúvida: Como q eu faço para caso o usuário clicar em “Inserir Imagem”, abrir uma janela(como aquelas do anexo do yahoo) para q se possa percorrer as pastas e encontrar a imagem a ser inserida?

Segunda dúvida: Como q vou organizar as fotos no servidor? Terei q colocar as imagens em uma mesma pasta? E no banco de dados, só armazenarei o nome do arquivo e a chave primaria do usuário?

Sera q o banco de dados ficaria mais ou menos assim?

codigoUsuario nomeArquivo
001 imagem555.jpg
002 imagem232.jpg
003 imagem966.jpg
001 imagem111.jpg

Obrigado!
Se alguem possuir material sobre isso, podem passar os links.
Tiago

6 Respostas

M

Opa,

você irá usar a tag: <input type=file name=arquivo>

quanto a organização fica como você quiser, você pode colocar elas em um banco de dados, ou criar uma pasta para cada usuário, aí é tua lógica de negócio é que vai ditar qual a melhor estratégia. Não vejo necessidade criar uma nova tabela como este exemplo teu só para pegar o nome do arquivo. Não justifica.

Quanto a material, neste forúm tem uma tonelada de tópico falando sobre upload de arquivos.

até,

:okok:

T

Acredito que, caso seja possível a inserção de imagens no banco de dados, a organização seria facilitada.

Desta forma, eu teria q criar uma tabela com as tuplas “idUsuario” e “imagem”?
Como q ficaria a inserção da imagem no banco de dados(my sql)?

Obrigado
Tiago

M

Opa,

Cara, não tem a mínima necessidade de criar 2 tabelas! A menos que você queria encher teu sistema de redundância. Crie uma tabela com os campos arquivo tipo blob(ser for mysql, image MSSQLServer…) e o campo nome do arquivo.
Para salvar o arquivo você pode usar o método setBlob da PreparedStatement.

T

Marcos,

Eu não falei disse q iria criar duas tabelas, mas sim uma tabela com o campo arquivo(tipo blob) e outro campo idUsuario para saber q a imagem x.jpg pertence ao usuario de id = y.
Vc acha q preciso ainda criar um outro campo contendo o nome do arquivo? Para que eu usaria este campo?

Obrigado Marcos
Tiago

M

Porque neste campo arquivo você não tem como armazenar também o nome do arquivo. Durante a restauração você também irá precisar do nome do arquivo.

T

Entendido!!!

Mto Ogrigado
Tiago

Criado 23 de abril de 2006
Ultima resposta 24 de abr. de 2006
Respostas 6
Participantes 2