Inserir componentes num JFrame

1 resposta
S

Bom dia pessoal,

Estou com uma dúvida, bem simples, na verdade.

Deixei um pouco o Visual Editor de lado, e estou querendo praticar melhor a parte dos componentes gráficos via código mesmo.

Eu gostaria de saber como eu faço para colocar um componente numa janela, sem ter que declarar aquele BorderLayout. Ou seja, como eu posso colocar um JButton, por exemplo, e fazer ele ficar de acordo com o que eu declarei no setBounds(Sem esse negócio de Sul, Leste, Centro…).

Detalhe: Estou extendendo a classe JFrame.

Desde já agradeço

1 Resposta

Nicolas_Fernandes

Cara, use layouts. O setBounds só dá dor de cabeça.
Tive que usá-lo em um pequeno projeto e foi a pior coisa que fizemos. Depois, remodelei as interfaces gráficas todas com layouts e ficou ótimo.
Com o uso de layouts, você não fica preocupado com o grande problema do setBounds: REDIMENSIONAMENTO.

Vai lá, você definiu um componente na posição 100, 200 e com o tamanho tal. Daí, o usuário (sempre ele!) resolve redimensionar a tela. E aí, como fica?
Aquele botão parado no meio lá, ao invés de acompanhar o formulário. Estranho, né?

Com o uso de layouts, os componentes são automaticamente realinhados, reorganizados (ou como preferir) para o tamanho da formulário.
Além do mais, dá MUITO menos trabalho usar layouts ao se prender em X e Y.

Vai por mim, use layouts, vai ser a melhor coisa que você vai fazer!
Grande abraço!

Criado 30 de janeiro de 2012
Ultima resposta 30 de jan. de 2012
Respostas 1
Participantes 2