Inserir dados em um array

Boa noite, eu preciso inserir um produto no meu array, respeitando algumas regras. O produto deve ser inserido na próxima posição livre do array. O método deve devolver um código indicando o resultado:
1 - Se há espaço.
2 - Se um produto já existe.
3 produto inserido com sucesso.

Ficaria como?
O meu método está assim…

[code]public int insereProduto(int novoProduto){
for(int i = 0; i<pro.length; i++)
if(pro[i] >= pro.length){
return 1;
}else if(estaNatabela(novoProduto)){
return 2;
}else{
return 3;
}

}[/code]

Boa noite.

Nesse caso melhor usar alguma das coleções java.

Com o java.util.ArrayList poderia fazer algo do tipo:

//instanciando a coleção
java.util.ArrayList produtos = new java.util.ArrayList();

//adcionar um novo produto
produtos.add(“laranja”);
produtos.add(“abacate”);

//retorna o tamanho do objeto
produtos.size();

//retorna o objeto em um indice
produtos.get(int i);

//retorna true se o objeto existir na coleção
produtos.contains(“laranja”);

//remove o item no indice i
produtos.remove(int i);

Você pode usar a coleção para qualquer objeto, mas para que ela funcione corretamente vai ter que implementar o método equals em sua classe.

Boa noite.

Se vc não for obrigado a utilizar um vetor, faça como disse o Paul Anderson e use uma lista, nesse caso a primeira pergunta já está resolvida. Se for obrigado a utlizar um vetor com tamanho fixo, faça o seguinte:

1 - Se há espaço - percorra o vetor com laço “for” verificando se está ou não preenchido.
2 - Se um produto já existe - novamente percorra o vetor verificando se o produto está em algum ponto do vetor, dependendo da forma como for implementado vc pode aproveitar um laço de cima e fazer apenas um.
3 - produto inserido com sucesso. - isso é uma pergunta? Se sim, crie uma variável boolean, sete como “true” e caso uma das duas situações acima ocorra, sete a variável como false, qdo finalizar a inserção do produto verifique o valor da variável.