Inserir dados no banco de dados

Bom dia a todos, estou com a seguinte problema, tenho uma jtable de conta a receber, onde esta todas a conta a receber, ao efetuar o pagamento fosse efetuada a soma e fosse dando baixa das contas pagas, inserindo os pagamento em uma outra tabela duplicata.

exemplos:
conta receber
conta 1 = 100,00
conta 2 = 100,00
conta 3 = 100,00
conta 4 = 100,00

quando o usuário efetuar o pagamento de 350,00 o sistema da baixa automaticamente
tabela duplicata
conta 1 = 100,00 pg
conta 2 = 100,00 pg
conta 3 = 100,00 pg
conta 4 = 50,00 pg

Sim, mas qual o problema que vc ta enfrentando?

efetuada a soma e fosse dando baixa das contas pagas

Você já tentou algo? Vc ta usando JDBC? ou Hibernate?
Pq uma lógica seria, vc pega o valor do pagamento e subtrai com o valor de uma conta, se sobrar, vc faz isso com a conta seguinte, até que o valor do pagamento se torne 0,00$
Dica: é realmente necessário duas tabelas? Pois em uma Tabela só, vc poderia ter os atributos

ex:
Valor da Dívida - Valor Pago - Dívida Restante - Situação
100,00$ ------------- 100,00$ ------------ 0,00$ --------- Pago
100,00$ -------------- 50,00$ ------------ 50,00$ -------- Pendente

Seria tudo isso em uma Tabela, não seria melhor?

Cara, na minha tabela esta tudo ok, estou com problema é porque eu não sei o código que percorre toda a tabela, faça a soma da linha, e var salvando no banco.

ah agora entendi. der uma lida aqui:

Pois ai, é só criar da maneira q vc quer, assim como vc falou:

No caso vc usuario um for para pecorrer todos os dados da tabela, fazia a soma, e salvava no banco. Tenta fazer e publica o código aqui que ai sim a galera ajuda.

Bom dia a todos, depois de algum tempo dedicado a este problema não conseguir resolver, continuo pedindo a ajuda, peço que contribuam com o ensinamento de vocês, vou passa o que eu já tenho e o que pretendo fazer!

demostrando o que já tenho:

A 1º tabela lista todas as contas a receber de um determinado cliente
A 2º tabela lista os pagamentos que esta pagos em uma tabela chamada de duplicata, vinculada a tabela de contas a receber, obs: só é listado os que as contas ainda não foram pagas total
JFormattedTextField1 – Sub Total = é a soma do valor da venda quando a JCheckBox selecionada na coluna pagar
JFormattedTextField2 – Juros = é o juro aplicado ao pagamento
JFormattedTextField3 – Valor do Juros = é o valor do juro aplicado ao pagamento
JFormattedTextField4 – Valor do Descontos = é o valor do desconto aplicado ao pagamento
JFormattedTextField5 – Valor com Descontos = é o valor menos o desconto
JFormattedTextField6 – Valor Entrada = é o valor vai da de entrada
JFormattedTextField7 – Valor Parcial = é o valor parcial
JFormattedTextField8 – Total á Receber = é a soma do valor da venda de todas as contas a receber

Objetivos:
1: se o valor da entrada for menor que o valor da venda, ele salvar na tabela duplicata
2: tem que buscar na tabela duplicata se já tem algum pagamento para algumas das contas a receber, se tiver efetuar o pagamento apenas do restantes
3: se o valor da entrada for maior que o valor da venda, ele busca na tabela duplicata se já tem algum pagamento para algumas das contas a receber, se tiver efetuar o pagamento apenas do restantes e da baixa no próximo pagamento

Obj 1 - O que acha se o valor da entrada for menor que o valor da venda, ela recebe a entrada e salva o restante do valor más com o status de aguardando pagamento, sendo que só vai ser alterada a data de vencimento dessa nova conta e o número do documento será repetido sendo único apenas o id dessa conta?

Eu acredito que seja mais simples você fazer dessa forma @ismaelmartinsds

1 curtida

E se você ao invés de percorrer a tabela do java, percorrer a tabela do banco, e manipular do jeito que você quiser e depois atualizar.
Não está muito o claro o que você precisa.

Boa Noite Mestre, é o seguinte, eu tenho um formulário de conta a receber, em uma tabela tenho os valores da venda, que é o valor da linha 5! o totalEntrada vai ser recebida de um JTextField que é o valor que o cliente vai pagar da sua divida, o JOptionPane é para mostrar a mensagem de confirmação que a venda foi paga, e passa para a outra venda, ao mesmo tempo vou esta salvando cada venda na tabela duplicata e alterando o status da tabela venda para pago, o restante do totalEntrada eu quero salvar na tabela duplicata sem alterar o status na tabela venda! por isso eu coloquei o if else!

O else é para jogar o restante do valor da totalEntrada na tabela duplicata e não alterar o status na tabela venda!

// totalEntrada é 78

float valor = (float) tbContasReceberCliente.getValueAt(i, 5); // 23 e 54

totalEntrada -= valor;
if (valor<=totalEntrada){
JOptionPane.showMessageDialog(this, "Total entrada: " + totalEntrada); // 55
}else{
JOptionPane.showMessageDialog(this, "fora do if Total entrada: " + totalEntrada); // 1
}

com ajuda de todos estou aprendendo e tentando resolver esses probleminhas!kkk