ola pessoal
alguem poderia me mostrar um método para inserir elementos numa determinada posição em uma lista encadeada,
esse metodo receberia como parametro a posição e o elemento.
obrigado desde ja
abraço
ola pessoal
alguem poderia me mostrar um método para inserir elementos numa determinada posição em uma lista encadeada,
obrigado desde ja
abraço
[quote=viniciussrocha]ola pessoal
obrigado desde ja
abraço[/quote]
oi,
O java possui várias estruturas de dados já implementadas (collection API) basta você usar uma que sirva pra o seu propósito.
Sugiro você dar uma olhada neste diagrama e escolher qual seria melhor para a sua necessidade…
Um exemplo usando uma LinkedList
[code]public class Colecoes {
List<String> elementos = new LinkedList<String>();
public void adiciona(int posicao, String elemento) {
System.out.println("adicionando elemento ("+elemento+") na posicao "+posicao);
elementos.add(posicao, elemento);
}
public String recupera(int posicao) {
System.out.println("recuperando elemento da posicao "+posicao);
return elementos.get(posicao);
}
public static void main(String[] args) {
String e1 = "um";
String e2 = "dois";
Colecoes c = new Colecoes();
c.adiciona(0, e1);
c.adiciona(1, e2);
String elemento = c.recupera(1);
System.out.println("elemento = "+elemento);
}
}
[/code]
Abs
obrigado pela ajuda
o problema é o seguinte, é q como eu irei usar em aula na faculdade, o prfessor nos “limita” a isso…
dai eu preciso saber de um “jeito” pra inserir elementos em uma lista encadeada mesmo… onde estou tendo dificuldades
mas obrigado pela ajuda
fico no aguardo para mais respostas
abraço
isso quer dizer que o seu professor não quer que você faça uso da api? ou seja, você tem que implementar na mão um algoritmo para uma lista ligada certo??
sim exatamente isso :x
dai ja viu ne… rsrs
vc já procurou na wikipedia ??
mas não vai apenas copiar e colar heim? procura entender e fazer do seu jeito senão se o professor for um pouco esperto vai te dar um zero??
ja tentei sim
e nao encontro nada
so metodos pra inserir no inicio e no final
o q eu preciso é um metodo pra inserir numa determinada posição o elemento…
se alguem me ajudar pelo menos em como iterar por uma lista encadeada pra mim ja ta bom rsrsr
abraço
vou te dar umas dicas, ai voce tenta continuar dai…
para inserir um elemento em uma determinada posicao você tem que reordenar os ponteiros (java não tem ponteiros, pelo menos não aritimetica de ponteiros, mas isso não vem ao caso…rs)
considerando que um nó deve conter dois atributos, um que é o conteúdo e outro que é o ponteiro apontando para o próximo
basicamente você teria que fazer algo do tipo
[list]criar um elemento (nó) que irá ser inserido na lista [/list]
[list]fazer com que o ponteiro do anterior aponte para o elemento que você acabou de criar[/list]
[list]fazer com que o ponteiro do elemento que você acabou de criar aponte para o próximo da lista[/list]
a idéia é esta, tente pensar no algoritimo primeiro, depois você começa a implementação, tem muito código pronto na web, inclusive naquela pagina da wikipedia, mas nao adianta copiar e colar, tem que entender o que está fazendo