Bom dia, estou com uma dúvida, estou desenvolvendo um projeto de escola em JSP, tomamos como exemplo que possuo 2 tabelas: Cliente e Endereço
Um cliente pode ter apenas um endereço e vice-versa, digamos que o Cliente tenha a chave estrangeira de Endereço, no meu formulário serão enviados tantos os dados de cliente, quanto os dados de endereço, então pela lógica devo salvar primeiro o endereço na base de dados dai preciso saber o número do registro para fazer o relacionamento ao salvar o cliente, gostaria de saber como posso fazer para obter este número, poderia usar “select last(*) from endereco” mas como é um acesso pela web não creio que isto seja correto, será que alguém pode me ajudar?
Bem, vlw pelas respostas, mas o relacionamento creio que não venha ao caso, talvez não tenha ficado muito claro minha dúvida, a questão é que preciso garantir que a fk que eu vou passar ao cliente seja a mesma do endereço salvo, porém como é um processo web creio que durante a obtenção da última id de endereço cadastrado possa haver um cliente cadastrando então os endereços estariam errados, deixe eu ilustrar de forma simplificada, usando um fluxograma:
1- RECEBER DADOS DO FORMULÁRIO HTML
2- GRAVAR DADOS NA TABELA ENDEREÇO
3- RECUPERAR O ID DO ENDEREÇO QUE ACABOU DE SER REGISTRADO
4- GRAVAR DADOS NA TABELA CLIENTE
Porém entre as etapas 2 e 3 pode ocorrer de um outro cliente que esteja se cadastrando em paralelo, e ao invés de recuperar o id relacionado ao cliente A, recupera o id do cliente B, espero solução. A propósito estou utilizando Access.