Inserir Foto em Banco de dados

boas,

como faço pra inserir fotos atraves de um formulario, ou seja quero fazer um file upload com o netbeans e inseri-lo no banco de dados. Alguem me consegue arranjar um tuturial?

Não precisará nem de tutorial ^^
É impossivel armazenar uma foto na base de dados, porém, é facil inserir uma referência entendeu?? =)

Quando você faz o upload, você envia a foto para alguma pasta, e essa foto terá um nome. Então, você irá armazenar a referência daquela imagem na base. Para invocá-la, basta simplesmente chamá-la pela referência.

vou procurar um tutorial de qualquer forma para te ajudar.

o meu objectivo é por exemplo inserir um produto, e a esse produto inserir uma imagem, ou seja, quando eu for inserir a foto, eu quero ir buscar essa imagem por exemplo as minhas imagens, como faço isso a quando de deu carregar no botao procurar foto?

Na verdade não é impossível não. Geralmente não é recomendado, mas você pode inserir sim.

Os bancos de dados geralmente tem um tipo específico para armazenar aquivos. Normalmente o tipo BLOB
(Normalmente = no Oracle é BLOB)

Para inserir você geralmente obtém uma stream do campo no banco e manipula como uma stream normal.
Ou passar como mais um parâmetro em um PreparededStatement (tem um setBlob acho…)

De qualquer forma, em situações normais você armazenará a foto numa pasta, e colocará apenas o caminho da imagem num campo varchar.

eu queria fazer era algo como isto http://netbeans.org/kb/61/web/fileupload_pt_BR.html?print=yes
mas com este exemplo nao tou a conseguir.
voces nunca inseriram fotos do utilizador nas vossas aplicaçoes?
eu costumo usar mas é em asp, em java nunca utilizei…

[quote=claudiom]Para inserir você geralmente obtém uma stream do campo no banco e manipula como uma stream normal.
Ou passar como mais um parâmetro em um PreparededStatement (tem um setBlob acho…)

De qualquer forma, em situações normais você armazenará a foto numa pasta, e colocará apenas o caminho da imagem num campo varchar.[/quote]
É setBlob mesmo. O mais comum é armazenar as fotos em uma pasta no servidor e guardar somente o caminho delas mesmo. Mas em alguns casos em que você não tem acesso ao sistema de arquivos do servidor (ou por outro motivo qualquer, como o caso de um cluster SQL) você pode armazenar a imagem diretamente no banco como BLOB.

nao me conseguem arranjar um tutorial?

eu fiz isto em php, salvo o arquivo na pasta, e no banco vai o caminho para a pasta.

fiz um fotolog, está no meu site, no momento está com problema no cadastro novo, mas tenho feito upload normal

em www.raghyjose.net valeu.