Inserir Foto em Banco de dados

7 respostas
5

boas,

como faço pra inserir fotos atraves de um formulario, ou seja quero fazer um file upload com o netbeans e inseri-lo no banco de dados. Alguem me consegue arranjar um tuturial?

7 Respostas

A

Não precisará nem de tutorial ^^
É impossivel armazenar uma foto na base de dados, porém, é facil inserir uma referência entendeu?? =)

Quando você faz o upload, você envia a foto para alguma pasta, e essa foto terá um nome. Então, você irá armazenar a referência daquela imagem na base. Para invocá-la, basta simplesmente chamá-la pela referência.

vou procurar um tutorial de qualquer forma para te ajudar.

5

o meu objectivo é por exemplo inserir um produto, e a esse produto inserir uma imagem, ou seja, quando eu for inserir a foto, eu quero ir buscar essa imagem por exemplo as minhas imagens, como faço isso a quando de deu carregar no botao procurar foto?

claudiom

Na verdade não é impossível não. Geralmente não é recomendado, mas você pode inserir sim.

Os bancos de dados geralmente tem um tipo específico para armazenar aquivos. Normalmente o tipo BLOB
(Normalmente = no Oracle é BLOB)

Para inserir você geralmente obtém uma stream do campo no banco e manipula como uma stream normal.
Ou passar como mais um parâmetro em um PreparededStatement (tem um setBlob acho…)

De qualquer forma, em situações normais você armazenará a foto numa pasta, e colocará apenas o caminho da imagem num campo varchar.

5

eu queria fazer era algo como isto http://netbeans.org/kb/61/web/fileupload_pt_BR.html?print=yes
mas com este exemplo nao tou a conseguir.
voces nunca inseriram fotos do utilizador nas vossas aplicaçoes?
eu costumo usar mas é em asp, em java nunca utilizei…

M

claudiom:
Para inserir você geralmente obtém uma stream do campo no banco e manipula como uma stream normal.
Ou passar como mais um parâmetro em um PreparededStatement (tem um setBlob acho…)

De qualquer forma, em situações normais você armazenará a foto numa pasta, e colocará apenas o caminho da imagem num campo varchar.

É setBlob mesmo. O mais comum é armazenar as fotos em uma pasta no servidor e guardar somente o caminho delas mesmo. Mas em alguns casos em que você não tem acesso ao sistema de arquivos do servidor (ou por outro motivo qualquer, como o caso de um cluster SQL) você pode armazenar a imagem diretamente no banco como BLOB.

5

nao me conseguem arranjar um tutorial?

R

eu fiz isto em php, salvo o arquivo na pasta, e no banco vai o caminho para a pasta.

fiz um fotolog, está no meu site, no momento está com problema no cadastro novo, mas tenho feito upload normal

em www.raghyjose.net valeu.

Criado 24 de junho de 2010
Ultima resposta 25 de jun. de 2010
Respostas 7
Participantes 5