Inserir fotos no Oracle 10g

Boa tarde caros amigos,

Gostaria de saber se vc´s podem me ajudar em um detalhe de gravar fotos no Oracle.

Estou montando uma classe de alunos e dessa forma desejo colocar uma foto do mesmo na parte superior do lado direito do vídeo. Gostaria de saber como faço para criar essa função dentro do oracle?

O meu Oracle é o 10g e o meu Netbeans é o 6.9.1.

Desde já agradeço a colaboração de todos,

Elcio

Basicamente vc precisa de um campo na sua tabela do tipo BLOB.
Mapeie no hibernate assim:

@Lob @Basic @Column(name = "SEU_CAMPO") private byte[] seuCampo;
Depois é só carregar a imagem como se fosse um arquivo e persistir o byte[] do mesmo e o hibernate faz o serviço para vc.

flws

Boa tarde pissurno,

O projeto no qual estou implementando não está em hibernate. Gostaria de saber se o exemplo que deu é feito no Oracle ou no Netbeans.

1. Devo criar uma pasta com todas as fotos?

2. Vc poderia exemplificar melhor?

3. Tem alguma outra forma de manipular essas fotos sem o hibernate?

Não tenho experiência com hibernate.

Desde já agradeço a atenção de todos,

Muito obrigado,

Elcio

Muito bem vamos por partes então.
Netbeans é sua IDE de desenvolvimento… eu particularmente prefiro Eclipse mas isso é uma questão de gosto mesmo… as duas chegam no mesmo resultado.
Oracle vai ser sua base de dados onde vc pode armazenar seu arquivo ou apenas o caminho dele apontado em um servidor.
Hibernate é um framework Java para persistência de objetos… ele faz o transposição do mundo Orientado a Objetos (OO) da sua aplicação para o mundo relacional do banco de dados.

Como vc não usa hibernate imagino que use então JDBC puro para se comunicar com o banco de dados… vc ja fez algum insert no banco de dados de algum registro?

Uma opção que vc pode adotar é salvar no banco de dados apenas o caminho da foto no seu registro de aluno… ex: c:/fotos/joao.png então na hora visualizar o registro vc carregar a imagem a partir do caminho salvo e não tem o peso da imagem salva no seu banco de dados.

É isso mesmo, eu uso o JDBC e também já fiz insert de algum banco de dados. Até aí entendi.

Pergunto:

1. Como faço para montar o meu banco de dados aluno com blob da foto sem o uso do hibernate?

Desde já agradeço,

Elcio

Blz não sabia a forma que vc estava trabalhando.

Respondendo exatamente oque vc perguntou… provavelmente vc tem uma tabela aluno… então crie mais um atributo do tipo blob e seu banco esta preparado para receber sua foto.
Agora a minha pergunta é: sua aplicação é web ou desktop? e vc sabe subir a foto para sua app tratar e persistir na base oracle?

att

A minha aplicação é desktop e eu não sei subir a foto para app tratar e persistir na base oracle?

Como faço isso?

Desculpe a minha ignorância, é que estou aprendendo a mexer com o Oracle

Muito obrigado,

Elcio