pera ai vc quer escrever dentro do arquivo e escolher aonde escrever nele, ou seja, em que linha ? e como assim trocar a palavra “String”, por “frase”?
Dá uma olhada no POI, que é da apache, ele permite manipular arquivos do word, quanto a segunda questão você poderia ler todo o arquivo e depois procurar pela palavra que deseja substituir, isso pode ser feito utilizando o método replace da classe String
Dica: a melhor maneira de você fazer isso em um arquivo .doc é usar as funções de automação do Microsoft Word ou do OpenOffice.
Procure por “Microsoft Word VBA” ou coisa parecida.
Se você usar o POI ou outras rotinas em 100% Java, pode ser que o documento original fique corrompido.
Uma maneira alternativa de fazer isso é salvar o documento em formato RTF (se bem que isso pode corromper a sua formatação). É que o formato RTF é mais fácil de mexer porque é texto.
Pessoal, agora eu quero inserir uma sequencia de caracteres em um arquivo .txt, so que eu eu quero fazer o seguinte, queo contar a partir do inicio do arquivo e depois de uma certa quantidade de caracteres eu insiro. E também quero apagar do arquivo da mesma forma, conto uma quantidade de caracteres e depois deles apago outra quantidade.