Olá pessoal , estou retomando os estudos com java depois de 1 ano parado =/ , e estou criando aqui um gerenciador para oficina nada comercial ou acadêmico , to tentando relembrar regra de negócio, CRUD básico e tal para poder ir avançando…
minha dúvida chega a ser ridícula mais lá vai.
tenho as entidades Cliente e Veiculo onde um Veiculo tem um Cliente e um Cliente tem uma Lista de Veiculos , o pessoal aqui já me ajudou com a modelagem do banco , mas agora não estou conseguindo implementar o DAO -.-’ , como devo fazer pra inserir uma lista de Veiculo no Cliente.
ainda não fiz o mapeamento com anotação to relendo alguns matérias , pq estou muito perdido. esse método save ai eu posso colocar ele no DAO de Cliente, mais oque quero tb é que quando eu for cadastrar um cliente eu consiga inserir um ou mais veiculos.
Rafael_Guerreiro
Mas eu queria saber como estava mapeado, então me mostre o mapeamento… Ou então as tabelas.
A questão é: para salvar um veículo com um cliente, você precisa ter um cliente.
Para salvar um cliente com um ou mais veículos, você precisa ter os veículos.
No fim das contas, é isso que importa:
Para ambos os casos.
igor_ks
Há realmente necessidade de ter esse relacionamento bi-direcional? ou seja, Veiculo ter atributo de Cliente e vice-versa?
eliel.floyd
sim pq quero fazer uma busca no veiculo encontrar o cliente que é dono do veiculo e fazer uma busca no cliente e contrar os veiculos dele.
Rafael_Guerreiro
Mas, dependendo do caso, é muito mais prudente fazer isso via select.
eliel.floyd
vc pode explicar tipo como assim prudente?
e outra vc sabe algum github ai que tenha códigos desse tipo com CRUD + JSF + JPA + Hibernate com relacionamentos 1:1 , 1:n : n:m e tal
Mas acho que ele é em VRaptor 4. Mas o crud é o que importa.
Prudente no sentido de que pode ser melhor você fazer um select no banco de dados para pegar a lista de veículos, dado um cliente, por exemplo.
eliel.floyd
Rafael Guerreiro:
Mas eu queria saber como estava mapeado, então me mostre o mapeamento… Ou então as tabelas.
A questão é: para salvar um veículo com um cliente, você precisa ter um cliente.
Para salvar um cliente com um ou mais veículos, você precisa ter os veículos.